Artistas apresentam show e papo musicado nos dias 7 e 8 de novembro
A 5ª edição do Festival Radioca confirma a escala completa e o local de mais duas datas de sua programação: a Arena do Sesc-Senac Pelourinho vai receber o evento nos dias 7 e 8 de novembro. Na quinta-feira, as cantoras Luiza Lian (SP) e Livia Nery (BA) fazem shows de seus recentes discos, com ingressos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Já na sexta-feira, Livia se une a Tulipa Ruiz (SP) e Josyara (BA) para o “Processo criativo compartilhado: Papo Musicado”, em que vão tocar e falar de suas obras, sob mediação da radialista Daniela Souza, com ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Assim, o Radioca avança na formação de sua grade, que se estenderá por cinco dias, entre 6 e 10 de novembro: na quarta-feira, no Teatro Castro Alves (TCA), com Tim Bernardes (SP), Tiganá Santana (BA) e Amaro Freitas Trio (PE). No sábado e domingo, em local a ser divulgado, seis das 11 atrações já foram anunciadas – o encontro de João Donato (AC) e Tulipa Ruiz (SP), as bandas Tuyo (PR), Afrocidade (BA), Dônica (RJ) e Abayomy (RJ) e a cantora Illy (BA). Os ingressos estão disponíveis pela Sympla, plataforma oficial de vendas: www.sympla.com.br/radioca2019.
Shows de Luiza Lian e Livia Nery – Duas artistas bastante sensoriais e inventivas, tão analógicas quanto digitais, tão rebuscadas quanto modernas, tão brasileiras quanto universais. As cantoras e compositoras Luiza Lian e Livia Nery compartilham uma noite no Festival Radioca e exibem seus recentes e elogiados trabalhos: obras que lhes despontam como nomes fundamentais da atual cena musical brasileira.
Depois dos discos “Luiza Lian” (2015) e “Oyá Tempo” (2017), Luiza Lian, que também é artista visual, lançou, em 2018, “Azul Moderno”, que gera um espetáculo inspirado no cinema expandido, apresentado pela primeira vez em Salvador. O show, sensível, feminino e cheio de camadas visuais, resgata referências das tradições da música brasileira em um repertório extremamente contemporâneo, como um portal onde ancestralidade e tecnologia se fundem.
A baiana Livia Nery apresenta o seu primeiro disco solo, “Estranha Melodia”, lançado este ano. Produzido por ela em parceira com Curumin, o álbum segue o impulso da experimentação, entorta canções e dá verniz pop a complexos enredos, numa pluralidade que vai do eletrônico à melancolia. Trata-se da reunião de quase uma década de produção, enquanto Livia se encaminhava como instrumentista e produtora de diversos artistas parceiros.
Processo criativo compartilhado – Tulipa Ruiz, Livia Nery e Josyara dividem o palco para compartilhar os seus processos criativos. Enquanto conversam, tocam suas músicas, mostrando a prática da criação e respondendo a perguntas de quem se interessa por entender como nascem canções.
Vencedora do Grammy Latino na categoria Pop Brasileiro Contemporâneo e de prêmios como do Multishow e da APCA, Tulipa Ruiz se apresentou em todo o Brasil e em países das Américas, da Europa e da Ásia. Na qualidade de compositora, é inúmeras vezes parceira do irmão e produtor Gustavo Ruiz, entre outros. Tem quatro álbuns lançados: “Efêmera” (2010), “Tudo tanto” (2012), “Dancê” (2015) e “TU” (2017).
Instrumentista, cantora, compositora e produtora, Livia Nery chega ao seu primeiro álbum, “Estranha Melodia” (2018), depois de ter lançado o EP “Vulcanidades” (2017). No seu cruzamento de música urbana com o cancioneiro brasileiro, já mergulhou em laboratórios e investigações de variados projetos musicais. Como produtora, esteve à frente de faixas de Letrux e Luisão Pereira, além de coassinar as produções de seus próprios projetos.
Josyara lançou em 2018 seu segundo disco, “Mansa Fúria”, um retrato da cantora, compositora e violonista baiana em seu percurso entre sertão, litoral e metrópole. Nascida em Juazeiro, no interior da Bahia, ela traz em suas composições um olhar sensível, embalado por um violão percussivo e potente.
O Radioca
“Acreditamos que existe um fio condutor que rege as transformações que estamos vendo na música brasileira, e isso está ligado à criatividade transformadora do brasileiro, que nós enxergamos como nossa identidade tropical”, afirma Gabriel D’Angelo Braz, gerente de Marketing da marca Devassa, do Grupo HEINEKEN no Brasil. “Desenvolvemos uma rede de parceiros com os principais produtores culturais de todo o Brasil e juntos cocriamos uma plataforma que enaltece o movimento da nova música brasileira”, completa Gabriel.
Pelo quarto ano, Natura Musical aposta no Radioca. “O Natura Musical busca alavancar o desenvolvimento da cena independente da música brasileira. Por isso, entendemos que apoiar festivais regionais é decisivo para essa finalidade. Os festivais estimulam todo o ecossistema da música, graças ao seu potencial de formar público e criar novas pontes entre artistas e audiência”, afirma Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.
“O Radioca traça, anualmente, um panorama de tendências da música brasileira, com a participação de artistas consagrados e nomes em ascensão. É um evento que favorece o intercâmbio entre músicos baianos e de outros estados e, além disso, tem o compromisso com a reflexão sobre a cadeia produtiva da música”, avalia Alexandre Simões, superintendente de Promoção Cultural da SecultBA.
Sobre Devassa – Tropical Transforma
A marca lança uma plataforma musical com o objetivo de dar voz, e palco, ao que chama de nova música tropical brasileira, além de ser um canal aberto de conteúdo e reflexões sobre todas essas transformações culturais. Em fevereiro, Devassa apresentou seu novo posicionamento, “Tropical Transforma”, que enaltece a criatividade transformadora brasileira como representação do que quer dizer “tropical”, deixando para trás clichês que automaticamente remetem à palavra: praia, sol, coqueiros. Com isso, busca mostrar que a música é uma das principais manifestações por onde esses signos culturais brasileiros vêm se ressignificando. Devassa é hoje patrocinadora dos principais festivais de música brasileira do país, entre eles Radioca, Bananada, Sarará, Do Sol, Serasgum, GTR, Wehoo, entre outras iniciativas.
Sobre Natura Musical
Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu R$ 132 milhões no patrocínio de 418 projetos – entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais e filmes. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do país e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2018, o edital do programa selecionou 50 projetos em todo o Brasil, entre artistas, bandas e coletivos, e estabeleceu parcerias com 10 festivais independentes de Norte a Sul do país. A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com cerca de 100 shows para adultos e crianças ao longo de 2018.
Sobre Fazcultura
Parceria entre a Secretaria de Cultura (SecultBA) e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.
6, 7, 8, 9 e 10 de novembro de 2019
Salvador, Bahia, Brasil
Programação:
· 6/11 (qua), 19h30
Tim Bernardes (SP) + Tiganá Santana (BA) + Amaro Freitas Trio (PE)
No Teatro Castro Alves (TCA)
· 7/11 (qui), 19h30
Luiza Lian (SP) e Livia Nery (BA)
Na Arena do Sesc-Senac Pelourinho
· 8/11 (sex), 19h30
“Processo criativo compartilhado: Papo Musicado”, com Tulipa Ruiz (SP), Livia Nery (BA) e Josyara (BA)
Na Arena do Sesc-Senac Pelourinho
· 9/11 e 10/11 (sáb e dom), 16h
João Donato (AC) e Tulipa Ruiz (SP) + Tuyo (PR) + Afrocidade (BA) + Dônica (RJ) + Illy (BA) + Abayomy (RJ) com participação de Saulo Duarte (PA) + outras 5 atrações
Local a divulgar em breve
Preços do 1º lote:
· Ingressos para 6/11: R$ 30 e R$ 15
· Ingressos para 7/11: R$ 40 e R$ 20
· Ingressos para 8/11: R$ 20 e R$ 10
· Ingressos para 9/11: R$ 40 e R$ 20
· Ingressos para 10/11: R$ 40 e R$ 20
· Dobradinha Final de Semana: R$ 70 e R$ 35
Vendas:
· Excepcionalmente para o dia 6/11 no TCA: Bilheteria do TCA, SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista ou canais digitais da Ingresso Rápido (site e aplicativo)
Classificação indicativa: 18 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário