20/09/2019

Projeto “Museu é a Rua” ocupa praça na Fazenda Grande do Retiro e conta a história do compositor de “luar do sertão”, Catulo da Paixão Cearense

Foto: Hércules Bressy.
Cerca de 30 artistas interagem com público nas ruas com música, teatro, exposições fotográficas e rodas de conversa
 
Acontece neste sábado (21/09) a última apresentação da temporada do Projeto Museu é a Rua, que transforma praças de Salvador em galerias a céu aberto, contando a história de monumentos públicos com música, teatro, exposições fotográficas e rodas de conversa sobre arte de rua, cultura popular e patrimônio. A ideia é incentivar os moradores locais a conhecerem e valorizarem os monumentos de seus bairros. Dessa vez o monumento visitado será o Busto de Catulo da Paixão ­­Cearense, localizado na Praça dos Trovadores, na Fazenda Grande do Retirodas 14h às 17h. A ideia é ressaltar a importância desse grande compositor popular que poucos conhecem, mas que entre tantas outras produções originou o clássico “Luar do Sertão”. O projeto foi contemplado pelo edital Arte todo Dia – Ano V, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador.
Museu é a Rua é uma proposta idealizada pelo coletivo Arte Marginal Salvador e pelo Grupo de Arte Popular A Pombagem e reúne cerca de 30 artistas que circulam pelas ruas de Salvador. A ação museal já passou por quatro bairros de Salvador com o objetivo de apresentar a memória e a história de cada monumento de maneira lúdica e artística e, assim, criar e/ou fortalecer o sentimento de pertencimento em relação ao nosso patrimônio cultural.
As apresentações são como visitas guiadas, uma vez que o cenário dá a ideia de uma exposição, onde o local da apresentação vira um museu a céu aberto, em que o monumento é a obra principal e o público são os visitantes. A exposição de fotografias transita sua estética entre o popular e o marginal. Como parte da pesquisa artístico-cultural dos referidos coletivos, o teatro-monumento é uma estratégia de educação patrimonial através de apresentações de teatro de rua em torno de monumentos.

SERVIÇO
O QUE: Museu é a Rua – Homenagem a Catulo da Paixão Cearense
QUANDO: 21/09 (Sábado)
HORÁRIO: 14h às 17h
ONDE: Praça dos Trovadores (Fazenda Grande do Retiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário