20/02/2020

Baiano apresenta exposição “Olhar Franco-Brasileiro”na França


Ed Ribeiro estreia campanha #NãoÀIntolerânciaReligiosa, aproximando público da cultura africana entre os dias 7 e 15 de março, na igreja La Chapelle.
O combate à intolerância religiosa pelas telas do artista plástico Ed Ribeiro ganha nova trama. Dessa vez, o pintor sai do território nacional e alça voo até a cidade de Mauves-Sur-Loire, noroeste da França, para a exposição “Olhar Franco-Brasileiro”Ed exibe toda magnificência da cultura africana em 4 obras autorais, disponíveis para visitação na igreja La Chapelle entre os dias 7 e 15 de março de 2020.
“Pintor dos Orixás” visa a aproximação e conhecimento da cultura africana através do regozijo das obras: Iansã, Liberdade, Ogum e Obaluaê. Apresentadas propositalmente em uma igreja católicaEd Ribeirojuntamente ao artista francês Christophe Durand propõe a criação de novos laços e a destruição de antigos muros, erguidos durante um período de desconhecimento e descrença de religiões outrora denominadas “pagãs”. 
Com a subjugação dos povos africanos no século 15, a escravidão e o repúdio às práticas religiosas deram margem histórica para um problema que se enraizou e ramificou no Brasil e no mundo há mais de 500 anos. 
A retirada forçada de aproximadamente 12 milhões de africanos de seu continente natal para trabalho forçado no outro lado do Oceano Atlântico levou, entre outros malefícios, à discriminação e demonização do culto aos deuses de religiões africanas
Partindo em defesa da sua matriz, Ed leva a campanha #NãoÀIntolerânciaReligiosaao mundo,somando suas telas às obras já conhecidas, aproximando o público da cultura afro, a exemplo do livro American Gods  - Neil Gaiman; as fotografias de Pierre Verger - Orixás e o documentário audiovisual Eu, Oxum - Héloa e Martha Sales.Ed Ribeiro, agora, leva o contato com os deuses africanos através da pintura, com a fluidez de sua técnica única no mundo: o Derramamento de Tinta. 
Dando forma e movimento aos Orixás, Ed usa o Derramamento de Tinta nas telas de “Iansã”, “Ogum” e “Obaluaê”, com cores que remetem ao poder e misticidade dos panteões, enquanto “Liberdade” entrega a sensação única de desprendimento das algemas do personagem rumo a sua emancipação.  
Sob a produção de JoaniceGuimbretiere, o evento cerca o público francês de conhecimento, saberes e descobertas dos orixás de Ed Ribeiro. A exposição “Olhar Franco-Brasileiro”, segundo o Pintor dos Orixás, é uma oportunidade de expor cada vez mais ao mundo a importância de conhecer e respeitar a religiosidade africana.
Fico extremamente feliz por conseguir cada vez mais expor a relevância da matriz africana dentro e fora do Brasil”, comenta Ed, que é levado pela indignação com o preconceito religioso, “É triste e revoltante pensar que muitas galerias na Bahia, centro da cultura afro-brasileira, não façam exposição de orixás, muitos deles rejeitados pela ignorância quanto a majestosidade e importância no território baiano”, complementa. 
Ed Ribeiro, artista consagrado no Brasil e mundo afora, é referenciado por personagens conhecidos, como Carlinhos Brown, Paulo Coelho, Jaques Wagner, Ivete Sangalo, Jorge Aragão, Joviano Netto, Jota Veloso, Jorge Vercillo, Pitomba da Silva e vários outros. O artista é dono de premiações pela Sociedade Brasileira de Belas Artes e Acadèmique Des ArtsSciences Et Lettres de Paris. 
Para conhecer mais obras do artista, acesse o site edribeiro.com.br ou entre em contato através do WhatsApp (71) 99957- 5439.

Nenhum comentário:

Postar um comentário