30/07/2020

Projeto Usina do Drama retoma suas atividades em agosto



Devido à pandemia do Coronavirus (Covid-19), os trabalhos da Usina do Drama 2020, que começariam em março, foram suspensos por quatro meses. Projeto de Extensão da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, a criação da iniciativa fica por conta do grupo A-Tevê, também vinculado à instituição. Procurando trazer o melhor ensino e tutoria para os alunos inscritos, o coletivo se reuniu para pesquisar sobre ensino na ambiência digital, suas ferramentas e plataformas. Além disso, foram promovidos diversos debates e reuniões entre eles, a fim de entregar um resultado positivo e eficaz. Com ações voltadas para o estudo de narrativas seriadas e roteiro, os processos de trabalho se iniciam em agosto de 2020 e vão até fevereiro de 2021. Cursos, Labséries Núcleos de Criação e Pitching Pedagógico formam a lista de produções da Usina 20.
A partir deste sábado, 01, se iniciam os Cursos, sendo o primeiro deles: “Narrativas, construção de personagens e gêneros dramáticos”. Para a professora Ludmila Carvalho, que ministra este módulo até o dia 22 de agosto, há um forte ânimo em voltar com a programação da Usina, ainda mais depois de toda a análise que envolveu a decisão de regressar de maneira remota. “Foi um processo longo e cuidadoso que envolveu reuniões periódicas de toda a equipe para estudar as melhores plataformas, acompanhando os debates emergentes sobre educação à distância e acesso às tecnologias e adaptando nossas metodologias pedagógicas para o novo contexto”, explica.
Integrante da coordenação pedagógica, Thaiane Machado acredita que a realização da Usina no formato on-line vai ser um grande desafio. Contudo, Machado elucida que os modelos teóricos e práticos foram precisamente repensados para que as aulas e consultorias pudessem seguir os seus rumos o mais próximo possível da realidade inicial que foi planejada. De acordo com a profissional, o objetivo principal dos envolvidos nesta realização é continuar fomentando o setor audiovisual, em especial o ofício do roteirista.
Todos estes esforços estão sendo sentidos pelos participantes do projeto que já estão inscritos e ansiavam pelo início dos trabalhos, desde o início do ano, quando tudo foi interrompido pela pandemia. A estudante Laize Ricarte revela que sempre desejou fazer parte do Usina 2020, mesmo diante de todas as modificações que a circunstância da aula via ambiência digital possa trazer. “Minha expectativa é conseguir amadurecer meu projeto, aprender com quem estuda e trabalha com TV e que isso me deixe mais segura e confiante”.
A Usina do Drama recebe o apoio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), por meio do edital Setorial do Audiovisual do Fundo de Cultura da Bahia. A meta principal é formar roteirista capazes de desenvolver projetos de séries para televisão. Para saber quais vagas ainda estão abertas, períodos de inscrição, cronogramas e possíveis novidades, acesse o  www.usina.estacaododrama.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário