30/06/2020

Lukas & Gustavo fazem balanço da quarentena



 
A dupla Lukas & Gustavo faz um balanço dos três meses de quarentena. Sabendo da importância de se proteger e pregar aos fãs a necessidade de se cuidarem, estarem em suas casas e praticarem o distanciamento social, os artistas seguem firmes no seu propósito de multiplicar o bem e levar alegria aos corações. Nesses três meses, um dos grandes marcos para a dupla foi o lançamento do DVD "Lukas & Gustavo – Ao Vivo no Caldas Country" (https://www.youtube.com/playlist?list=PLufKwMonQCShT09xqU5f1Z81VMDCGiMPY), que foi gravado numa das maiores festas sertanejas do país, em Goiás – antes da pandemia – e apresentado ao público em abril.
Mas mesmo distante dos palcos por determinação dos órgãos responsáveis, os cantores não deixaram os fãs desamparados nesse tempo. Além da presença constante nas redes sociais, a dupla comandou diversas Lives Solidárias, com muitas horas de "show" gratuito para o povo. De quebra, ainda conseguiu levantar mais de 20 toneladas de alimentos e bens de necessidade primária para instituições do interior da Bahia em situação de emergência. Fora tudo isso, a dupla conseguiu, nesse período, ajudar também artistas da cidade de Santo Antônio de Jesus e região, que estão com seus trabalhos completamente parados por conta da pandemia.
"Sabemos que o sentimento por não termos celebrado a maior festa popular do Nordeste aperta nossos corações. Mas entendemos que há um motivo maior por trás de tudo isso, que é a saúde e a segurança dos nossos fãs e de todo o povo. Vamos seguir fortes nessa trajetória, crendo que logo logo tudo isso vai passar", dizem Lukas e Gustavo.

Negócio local dribla pandemia para manter as portas abertas


Além do delivery e Take Away, o Atacadão das Polpas realiza atendimento personalizado através das redes sociais

Com o advento da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a economia global sofreu impactos severos em sua estrutura. Segundo dados da Boa Vista Serviços, no Brasil, os pedidos de falência subiram 30% em maio em comparação ao mês anterior. 

Em razão disso, muitos negócios tiveram que se adaptar para manter o funcionamento, e não foi diferente com o Atacadão das Polpas Sempre Viva, uma empresa familiar baiana que atua no segmento de congelados desde 2014.

Oferecendo uma gama de produtos que variam entre frutas, legumes, sobremesas, açaí, paletas mexicanas, e claro - o “carro-chefe” da casa - polpa de frutas, a loja, representante oficial da marca Sempre Viva, precisou adotar estratégias para manter o negócio vivo. 

Além de abranger o delivery para Salvador e região metropolitana, a empresa disponibilizou um canal de atendimento personalizado no Instagram (@atacadaodaspolpasoficial) e WhatsApp, tudo para facilitar a comunicação com o cliente e o escoamento de suas mercadorias, já que lida com produtos que precisam se manter refrigerados por serem perecíveis.

Outra medida foi a implantação de valores atrativos no cardápio, com itens partir de R$1 (um real). Para Alexandre Araújo, proprietário do Atacadão das Polpas, e sua sócia, Suziane Araújo, o cenário atual deve ser encarado como uma oportunidade de crescimento. "Fizemos comercial em Tv e rádio, apostamos em ações pontuais com digitais influencers, negociamos com fornecedores sobre produtos e prazos e aplicamos preços mais acessíveis. Assim ficamos mais perto de quem consome nossos congelados” , disseram.

Com fornecimento amplo para hotéis, restaurantes, hospitais, lanchonetes, cozinhas e pequeno empreendedor, o Atacadão das Polpas Sempre Viva tem loja física situada na Rua do Paraíso, bairro da Boca do Rio. A empresa atende no perfil do instagram @atacadaodaspolpasoficial ou através do WhatsApp 71 999770472.


Sobre a Sempre Viva

São mais de 25 anos de história respeitando e aproveitando o melhor que a natureza tem a nos oferecer.

Com muita responsabilidade e dedicação, produzimos polpas de frutas congeladas integrais e pasteurizados que conservam até 99% do valor nutricional das frutas.

Nosso propósito é fazer parte do seu dia a dia. É promover hábitos alimentares mais saudáveis com produtos que vem direto da natureza para a sua mesa.

Também levamos muito a sério a qualidade do nosso serviço. No cenário atual, atendemos todos os Estados brasileiros com frota própria equipada da tecnologia mais eficiente em conservação de congelados. Garantia de entrega rápida e pontual em todo o Brasil.

PERSONALIDADES LGBTIA+ OCUPAM REDES SOCIAIS DO AEROPORTO DE SALVADOR


Ação é parte das celebrações do Dia do Orgulho LGBTIA+  

Cinco personalidades LGBTQIA+ de Salvador irão ocupar as redes sociais do Salvador Bahia Airport entre os dias 26 e 30 de junho A cada dia, a imagem de uma delas substituirá o avatar da página do Aeroporto no Instagram e terão um vídeo nos stories em que revelam porque sentem orgulho de ser quem são.Intitulada Diversidade no perfil”, a ação faz parte das comemorações do 28 de junho, data em que é comemorado o Dia do Orgulho LGBTQIA+.  

Os convidados para participar da campanha são: Genilson Coutinho, fotógrafo e editor do site Dois Terços; Jorge Gauthier, chefe de reportagem do CORREIO e autor do canal Me Salte; a educadora social e ativista Paulett Furacão; a jornalista e digital influencer Naiana e Ribeiro; e João Hugo, fotógrafo, produtor audiovisual e coordenador da Casa Aurora - 1º centro de acolhimento LGBTQIA+ de Salvador.  

“Celebrar a diversidade e a equidade são valores muito fortes para a VINCI Airports. Acreditamos que faz parte da nossa missão social não só promovê-la dentro da comunidade interna, como também para o nosso público externo”, revela a Gerente de Comunicação do Salvador Bahia Airport, Daniela Franco. Ela ressalta que uma parte importante dessa jornada é dar voz a quem é, muitas vezes, invisibilizado 

Desde o ano de 2018, o Salvador Bahia Airport mantém um Comitê de Diversidade, em que um grupo diverso de funcionários se reúnem para pensar maneiras de tornar o Aeroporto um ambiente mais inclusivo. Alguns integrantes do Comitê estrelaram a Campanha do Orgulho LGBT no ano de 2019 e, em 2020, deram a vez para outros atores da sociedade. Atualmente, 6% dos funcionários da Concessionária se declaram LGBTI+.  

Sobre o Salvador Bahia Airport Localizado em Salvador, capital baiana e primeira capital brasileira, o Salvador Bahia Airport faz parte da rede VINCI Airports desde 2 de janeiro de 2018 através de um Contrato de Concessão com duração de 30 anos. Desde o início da Concessão, o aeroporto tem incorporado padrões globais de operação, buscando entregar mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para os seus passageiros. Grandes investimentos em um programa de modernização e ampliação levaram à extensão de 22.000 m² de área construída, ao acréscimo de seis novas pontes de embarque, à abertura de mais uma pista para aviação comercial e à instalação de um sistema de detecção e combate a incêndio. Além disso, o aeroporto se comprometeu a apoiar o desenvolvimento econômico do estado através do desenvolvimento de tráfego e iniciativas de estímulo ao turismo. 

Reconhecido como um aeroporto verde pelo Conselho Internacional de Aeroportos, o Salvador Bahia Airport se destaca por suas conquistas no campo da sustentabilidade entre as quais zero descarte de efluentes, adoção de medidas visando eficiência energética, e a implementação de um programa efetivo de reciclagem. As iniciativas estão alinhadas com o compromisso da VINCI Airports em reduzir sua pegada de carbono. O Aeroporto também procura valorizar e promover as especificidades culturais e sociais da Bahia, um de seus grandes ativos. 

Sobre a VINCI Airports 
A VINCI Airports, como a maior operadora privada de aeroportos no mundo, administra o desenvolvimento e operação de 45 aeroportos localizados no Brasil, Camboja, Chile, Costa Rica, República Dominicana, França, Japão, Portugal, Sérvia Suécia, Reino Unido e Estados Unidos. Atendida por mais de 250 linhas aéreas, a rede VINCI Airports transportou mais de 255 milhões de passageiros em 2019.  

Por meio de sua expertise como um integrador abrangente, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, aproveitando sua capacidade de investimento e know-how para otimizar a gestão e o desempenho dos aeroportos e fazer ampliações e outras melhorias. Em 2019, sua receita anual para atividades geridas foi de 4,9 bilhões de euros e de 2,6 bilhões de euros para receita consolidada.  Mais informações estão disponíveis em www.vinci-airports.com ou www.salvador-airport.com.br. 

Projeto "Danniel Vieira e Amigos Sertanejos" acontece em julho e promete reunir time de artistas



O cantor Danniel Vieira tem estado a mais de mil por hora desde o início da quarentena por causa do novo coronavírus. Mudou planos, produziu um EP que lançou no início do isolamento, entrou na onda das lives e trouxe ainda mais detalhes para as transmissões, com temas pra lá de especiais. Prova maior foi o "Arraiá do Gordinho", que obteve sucesso absoluto e excelente retorno do público. Agora, sem parar, o Gordinho já começa a divulgar seu novo projeto. Batizado de "Danniel Vieira e Amigos Sertanejos", a nova live acontecerá no dia 19 de julho, véspera do dia do amigo. E vai reunir um time incrível de amigos do artista. Estão confirmados nomes como Berguinho, do Seu Maxixe, Rode Torres, as duplas André e Mauro e Péricles e Leonardo; e completando o time, Guiga Reis, Paulo Raio e Luana Matos. "Vamos fazer um encontro com muito sertanejo, do jeito que o público gosta! Nada melhor para celebrar o dia do amigo", explica Danniel Vieira.

A atriz Isabel Fillardis é a convidada do Balé Folclórico para live, nesta terça-feira, 30 de junho


 

A atriz Isabel Fillardis é a convidada do projeto “BFB on Live”, nesta terça-feira, dia 30 de junho, às 20 horas, para um bate papo descontraído com Vavá Botelho, fundador e diretor geral do Balé Folclórico da Bahia. Na pauta: um pouco da sua trajetória artística, projetos e a cultura no momento atual.    

BFB on Live é um projeto do Balé Folclórico da Bahia, que realiza transmissões ao vivo com personalidades do mundo artístico, sempre às terças e quintas-feiras, no insta da companhia.

O premiado Balé, única companhia profissional de dança folclórica no país, completa 32 anos no dia 7 de agosto, e já se apresentou em mais de duzentas cidades e 24 países, incluindo Estados Unidos, Itália, Inglaterra, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Nova Zelândia, Austrália, Alemanha, França, Holanda, Suíça, México, Chile, Colômbia, Finlândia, Suécia e África do Sul, dentre outros.

O grupo, que já foi reconhecido  pela Associação Mundial de Críticos como a melhor companhia de dança folclórica do mundo, arrebatou a admiração da poderosa Anna Kisselgoff, crítica de dança do The New York Times. "O prazer dos dançarinos, músicos e cantoras em fazer o que eles fazem sobre o palco é tão obviamente parte da vida deles que contagia todo o teatro”, escreveu Kisselgoff. “Eu já assisti seus maravilhosos bailarinos em diferentes países, sempre se comunicando com o público. Crianças e adultos são tomados de imediato pelos ritmos e encantos de sua arte", declarou a jornalista numa das suas criticas para o jornal norte-americano.


Para ficar por dentro da programação, datas e horários das lives, siga a página do Balé Folclórico da Bahia no Instagram @bfdabahia 

Tuca Fernandes esclarece boatos sobre volta do Jammil



Em respeito aos fãs e contratantes, Tuca Fernandes e seus empresários, da 2GB Entretenimento, esclarecem os fatos em relação ao boato de possível retorno do artista à banda Jammil. Ao contrário do que se noticiou, Tuca e Mano não conversaram nada a respeito do projeto. Tuca Fernandes segue sua carreira com tranquilidade, ansioso para retornar aos palcos após a pandemia. Durante a quarentena, segue produzindo e acaba de lançar o single “A Mina é Na Dela” e o clipe da canção, todo realizado no período de isolamento, com participação dos fãs.

Leilão do Bem surge para beneficiar instituições filantrópicas da Bahia


A Qualité Eventos e Reserva da Baronesa se unem para realizar um leilão virtual com o objetivo de ajudar as Obras Sociais Irmã Dulce e o Centro Avançado Empreendedorismo Nordeste de Amaralina

Com as mãos unidas, a Qualité Eventos e a Reserva Baronesa decidiram realizar o Leilão do Bem, convidando grupos de empresários e empreendedores de diversos setores da cadeia produtiva e que tenham interesse na soma e multiplicação do progresso das instituições filantrópicas: OSID (Obras Sociais Irma Dulce), que abriga um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, com cerca de 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano, e o CAENA (Centro Avançado Empreendedorismo Nordeste de Amaralina), que consiste em uma iniciativa da Ordem Mercedária em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Luz e a sua Pastoral do Empreendedor. A entidade proporciona a jovens e adultos do Nordeste de Amaralina e bairros vizinhos, com enormes desafios socioeconômicos, formação na área do empreendedorismo.

O leilão será realizado em formato online e exclusivo com as peças ou serviços doados, com até 500 Lotes divididos em duas noites. O convite para o evento será enviado a mais de 130 mil cadastrados em todo o Brasil, além de divulgação do evento nas redes sociais das entidades envolvidas. O nome e a marca de cada doador serão divulgados nacionalmente no Bahia Leilões, site em que acontecerá o leilão, durante a apresentação das respectivas peças ou serviços.

Neste momento difícil que o mundo inteiro está passando, com a redução das atividades econômicas e dos desafios dessas instituições que se dedicam aos mais vulneráveis, as empresas idealizadoras pedem o apoio de quem puder e quiser. Para a realização dessa grandiosa ação solidária, é necessária a doação de um item do seu estoque ou serviço prestado pela sua empresa. O doador envia fotos dos itens ou serviços a serem leiloados (no mínimo seis fotos) e uma descrição com as seguintes informações: nome da peça ou serviço, tipo de material, tamanho, validade para utilização, fabricante e valor mínimo a ser apresentado como lance inicial. Mais informações: (71) 98794-0177/ 99613-8007/ 98851-3321/ @leilaodobembahia. Fazer o bem faz bem!

É NESTA SEXTA: MACACO AO VIVO APRESENTA LIVE SHOW DA BANDA PARANGOLÉ



Já está tudo pronto! A próxima edição do projeto ‘’Macaco Ao Vivo”, que acontece nesta sexta-feira (3), promete dar o que falar! 
A banda Parangolé, sob o comando de Tony Salles é atração da super Live que será transmitida através do canal oficial da Macaco Gordo, no YouTube.com/macacogordo), a partir das 20h. 
O grupo que surgiu no final dos anos 90, hoje é o atual detentor das músicas do carnaval, com ‘Abaixa Que é Tiro’ e ‘Ela Não Quer Guerra com Ninguém’, em 2019 e 2020, respectivamente. Mas o que não falta no seu repertório é sucesso! 
Para Tony, essa sexta vai ter um gostinho diferente: ”O Pai tá chegando!!! Tá todo mundo preparado pra Soltar o Parango junto comigo? Nossa sexta à noite vai ser muito especial e cheia de pipoco!”, disparou. 
Lembrando que a Live Macaco Ao Vivo com a banda Parangole será transmitida nesta sexta, dia 3 de julho, pela internet através do canal: YouTube.com/macacogordo, a partir das 20h. Vem com o Parango!

Filarmônicas da Bahia realizam encontro musical virtual para celebrar o Dois de Julho


Nove bandas de várias regiões da Bahia participam com seus maestros


Todos os anos o sol nasce diferente na Bahia no dia dois de julho. Nossa data magna nos lembra o quanto somos guerreiros. Em 2020 essa certeza de que, como nas batalhas pela independência do Brasil na Bahia, iremos vencer o inimigo – o novo coronavírus -, tem de ser ainda mais forte.
Todos os anos as filarmônicas da Bahia fazem um encontro em Salvador sob o céu do dois de julho. Este ano elas não deixarão de celebrar a grande vitória do povo da Bahia, do Brasil, mas farão cada uma sob o céu de sua cidade, no Primeiro Encontro Virtual de Filarmônicas da Bahia/29º Encontro de Filarmônicas, que marca o 29º ano consecutivo em que elas se encontram para tocar.
Tudo começa na live que acontece a partir das 18h no Facebook da FUB – Filarmônicas Unidas da Bahia e no Youtube da Fundação Gregório de Mattos, que está apoiando o evento. Com mediação de Felipe Dias, que contará com a parceria do maestro Fred Dantas na apresentação, uma extensa programação será realizada.
Na abertura, um vídeo com o Hino ao 2 de Julho, com novo arranjo feito pelo maestro Fred Dantas, dá início à celebração. Executado de forma isolada pela "Filarmônica Virtual Unida da Bahia", com partituras editadas por Ronald Magnavita Filho, vídeo editado por Gival Filho e tocado por músicos de filarmônicas das cidades de Cachoeira, Camaçari, Caravelas, Central, Irará, Itiúba, Jacobina, Maragogipe, Morro do Chapéu, Salvador, Senhor do Bonfim e Serrinha.
As nove filarmônicas que participarão farão então suas apresentações através de vídeos e para cada filarmônica que mostrar sua música na live haverá uma entrevista ao vivo com o seu maestro. A live também estará aberta para que o público se manifeste e faça perguntas e será encerrada com o Hino ao 2 de Julho.
Participarão do no Primeiro Encontro Virtual de Filarmônicas da Bahia/29º Encontro de Filarmônicas: Sociedade Lítero Musical 25 de Dezembro, de Irará, sob a regência do mestre Pedro Júnior; Lira Musical Deolindo Lima, de Barra, sob a regência do mestre Leonel Chagas Amaral; Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses, de Senhor do Bonfim, sob a regência do mestre Tenison Santana; Sociedade Filarmônica Minerva, de Morro do Chapéu, sob a regência do mestre Alberto Caetano; Filarmônica 15 de Setembro, de Belmonte, sob a regência do mestre Ari Oliveira; Filarmônica 2 de Janeiro, de Jacobina, sob a regência do mestre Celso Santos; Sociedade Filarmônica União Sanfelixta, de São Félix, sob a regência do mestre André Luis; Filarmônica Erato Nazarena, de Nazaré das Farinhas (filarmônica homenageada, sob a regência do maestro Lourival; e Oficina de Frevos e Dobrados, de Salvador (filarmônica anfitriã), sob a regência do mestre Fred Dantas.
Programação :

1 – Vídeo de abertura: Hino ao 2 de Julho (Santos Títara-Santos Barreto)

2. Vídeo com os alunos da Escola de Música Aniceto Azevedo da Cruz, da Sociedade Lítero Musical 25 de Dezembro (Irará). Mestre: Pedro Júnior.
Sobre a filarmônica - A Sociedade Lítero Musical 25 de Dezembro foi fundada em 28 de março de 1954 por Alberto de Campos Nogueira, com os músicos que fizeram parte da Filarmônica União Iraraense, que resultou da fusão da Sociedade Musical Filhos do Progresso com a Sociedade Filarmônica 19 de Junho, esta última fundada no século XIX. A princípio seus estatutos previam atividades literárias e cívicas, mas prevaleceu o ensino e difusão da música filarmônica. A Sociedade 25 de Dezembro, tendo o Dr. Deraldo Portela seu presidente histórico à frente, teve um papel fundamental na revitalização da imagem das filarmônicas da Bahia nos anos 1980. A sua escola de música convidada para o atual encontro é um exemplo de vitalidade, se dividindo em musicalização, iniciação com flauta doce, grupos de câmera, charanguinha e banda juvenil.

O que vai tocar - Os Bohêmios (Anacleto de Medeiros)

3 – Vídeo da Lira Musical Deolindo Lima (Barra). Mestre: Leonel Chagas Amaral.
A Lira Deolindo Lima foi criada no ano de  2001 pela Prefeitura Municipal de Barra com o objetivo de realizar inclusão sócio-educativa, integrando alunos de toda a rede escolar do município. Pparalelo a isso, estando em um município com fortes tradições culturais como os Fortes da Guerra do Paraguai, os Concumbis e a Marujada, por exemplo, a Lira procura dar continuidade ao patrimônio musical da cidade, em grande parte composto entre os séculos XIX e XX. Entre outros mestres do passado, o nome da entidade se refere a Deolindo Lima, homem público dedicado às artes, como pintor, construtor civil e mestre-compositor, inclusive do hino da cidade. O convite à Lira musical para o presente encontro tem como objetivo assinalar o centenário do Colégio Santa Eufrásia, uma importante instituição para a cultura e alfabetização de toda a região do São Francisco.

O que vai tocar - Dobrado Dois Corações (Pedro Salgado)

4 - Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses (Senhor do Bonfim). Mestre: Tenison Santana.
Desde o início do Século XX, com a expansão da rede ferroviária no Recôncavo e Nordeste da Bahia, alcançando o estado de Sergipe, observou-se um movimento significativo de criação de bandas filarmônicas por ferroviários, entre as quais a Filarmônica Recreio Operário de Aramari, a São Brás em Plataforma, Salvador e a Sociedade 5 Rios de Maracangalha. Nesse sentido, a 12 de junho de 1953 um grupo de ferroviários reuniu-se e anunciou a fundação da União dos Ferroviários Bonfinenses, que teve como primeiro presidente o Sr. João Edésio da Silva e primeiro regente o mestre José Ferreira da Silva, carinhosamente conhecido como José Mocó,  que nos deixou composições excelentes e educou toda uma geração de novos músicos. No ano 2000, tendo sido decidido em assembleia geral que a sociedade seria desativada, o atual presidente de honra Paulo Pereira de Alencar resolveu tomar a frente da sua revitalização,  resultando no trabalho que hoje se reflete em participação em encontros e festivais, no famoso São João de Bonfim, em campanhas educativas relacionadas a música e cidadania.

O que vai tocar -  Fantasia Ibotirama, o país das flores (Tertuliano Santos)

5 - Sociedade Filarmônica Minerva  (Morro do Chapéu). Mestre: Alberto Caetano.
O ciclo dos garimpo nas Lavras Diamantinas se refletiu, felizmente, na criação ou manutenção de diversas bandas filarmônicas sob patrocínio dos famosos coronéis que reinavam soberanos em suas cidades. Assim como em Lençóis a Lyra Popular estava ligada ao chefe regional Horácio de Mattos, em Morro do Chapéu foi fundada em 21 de outubro de 1906 a Filarmônica Minerva, pelo coronel Francisco Dias Coelho, um coronel diferente à sua época, por ser um homem negro e pelo grande amor à cultura de um modo geral.  Desde a sua fundação a Minerva tem interagido com a vida social da sua cidade, tendo educado várias gerações de músicos. Foi pioneira na organização de um encontro de filarmônicas que já chega a uma década de realizações. Atualmente seu corpo musical conta com 48 músicos, enquanto a sua escolinha de música - mantida através de convênio com a empresa Enel Green Power, possui 80 alunos.

O que vai tocar - Dobrado Magnata (Estevam Moura)

6 - Filarmônica 15 de Setembro (Belmonte). Mestre: Ari Oliveira.
A Associação Filarmônica 15 de Setembro foi fundada em 1895 pelo grupo de coronéis liderado por Pedro Ventura de Amorim e foi a primeira filarmônica da cidade de Belmonte. Esta histórica instituição tem se mostrado presente em todos momentos da vida social da sua cidade, preservando um importante arquivo musical, enquanto mantém viva sua escola de iniciação, formando novos quadros para seu corpo musical. Esta relação com a comunidade fica expressa em momentos como, no ano de 1910, em que sua sede foi utilizada como abrigo aos acometidos de uma grande epidemia de varíola que assolou a cidade. Em 1914 a Filarmônica sofreu uma grande perda quando uma grande enchente destruiu a sua sede,  que ficava situada ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Os 120 anos de sua resistência heróica foram devidamente comemorados no ano de 2015 com concertos e atos religiosos.

O que vai tocar - Tudo é do Pai (Padre Marcelo Rossi)


7 - Filarmônica 2 de Janeiro (Jacobina). Mestre: Celso Santos.
A Filarmônica 2 de Janeiro de Jacobina, fundada no ano de 1878, é uma das  mais antigas sociedades musicais da Bahia, em atividade ininterrupta. Atualmente atende centenas de pessoas, oferecendo oportunidades as crianças e jovens de terem acesso à linguagem musical e convivência social, trabalhando noções como raciocínio lógico, concentração, autoestima, sentido de pertencimento e trabalho em grupo com solidariedade e harmonia, além das aulas de música, recebendo para isso apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Jacobina, sendo coordenada pelo maestro Celso Santos e um quadro de cinco monitores. Jacobina está situada no extremo norte da Chapada Diamantina, a 330 quilômetros de Salvador e é também conhecida como Cidade do Ouro, uma herança das minas de ouro que atraíram os bandeirantes paulistas no início do século XVII. Rodeada por serras, morros, lagos, rios, fontes e cachoeiras, apresenta também um rico patrimônio histórico, artístico e cultural.

O que vai tocar - Espinha de Bacalhau (Severino Araújo)

8 - Sociedade Filarmônica União Sanfelixta (São Félix). Mestre: Adenilson Bispo
Em 7 de setembro de 1916 um grupo de músicos e outros cidadãos da cidade de São Félix se reuniu para, utilizando-se da tradição musical de uma corporação anterior, a Harpa Sanfelixta, criar uma nova entidade filantrópica dedicada à literatura e principalmente à arte musical. Na atualidade a União Sanfelixta atua na cultura, cidadania e da educação gratuita, assim como na promoção, difusão, defesa e produção de música de partitura em eventos culturais, religiosos, cívicos, festivais e encontros musicais. A forte tradição musical do Recôncavo imprimiu em São Félix um gosto musical que norteia as atividades da União, que mantém uma escola de iniciação musical com 85 alunos entre crianças e adolescentes e um corpo musical com 55 músicos educados musicalmente na própria filarmônica. Em seu precioso arquivo de partituras manuscritas ocupa um lugar de destaque o seu maestro histórico, Amando Nobre, um dos mais notáveis compositores de filarmônica do Brasil. A União sagrou-se campeã do VIII FESTFIR (Festival de Filarmônicas do Recôncavo) em 1999 e do I Encontro de Filarmônica do Sul na cidade de Wenceslau Guimarães em 2013.
O que vai tocar - Suite Santa Esmeralda (arranjo de Antônio Menezes)

9 - Filarmônica Erato Nazarena (Nazaré das Farinhas) - Filarmônica homenageada

A Filarmônica Erato Nazarena foi fundada em 29 de agosto de 1863, a mais antiga da Bahia em data de fundação, tendo como seu primeiro presidente o tenente Francisco Florindo de Souza Noia. Formada pelos voluntários do Batalhão 42, a sociedade recebeu o nome de uma das nove musas da cultura grega, a  Erato, musa da poesia lírica e do amor.  Um fato de destaque,  além de tantos outros em sua história, foi a participação da Erato em 1963, ano de seu centenário, no programa Lira de Xopotó, coordenado pelo flautista Altamiro Carrilho, na Rádio Nacional. A banda seguida por uma pequena comitiva dirigiu-se ao Rio de Janeiro. O programa da rádio nacional obteve seu esperado êxito, onde a Erato brilhou triunfante, emocionando a população nazarena, sob o comando do maestro Pedro Rodrigues de Santana. Sob a batuta do lendário maestro Lourival dos Santos a Erato viveu momentos de destaque participando dos festivais de filarmônica que ocorriam anualmente sob patrocínio do Governo do Estado e da companhia paulista Argos. A participação no 29º Encontro de Filarmônicas, ainda que de forma virtual, marca o retorno das atividades da centenária Erato Nazarena. Em 2020 os sons musicais voltaram a ser ouvidos no belo casarão verde na histórica Nazaré das Farinhas.

O que vai tocar - New York (John Kander-Fred Eber), regência maestro Lourival

10 - Oficina de Frevos e Dobrados (Salvador) - Filarmônica anfitriã. Mestre: Fred Dantas.
No ano de 1991 a Oficina de Frevos e Dobrados, já com nove anos de atividades, se uniu ao compositor Moraes Moreira para uma campanha nacional de valorização das bandas de música, que resultou em programas de TV, viagens e a gravação de uma linda música, Bandas de lá e de cá. Em uma dessas reuniões, com o mestre Manoel Zinho, da cidade de Aramari, surgiu a ideia de se criar um Encontro de Filarmônicas no 2 de Julho. Moraes participou por dois anos da ação, que teve continuidade com a Oficina de Frevos e Dobrados, em parceria com a Fundação Gregório de Mattos. O Encontro é uma das melhores ações da Oficina quer também inclui aulas de música, participação em eventos significativos como o Carnaval e a Lavagem do Bonfim, pesquisa e recuperação de antigas partituras e a criação de um novo repertório que projeta a filarmônica na contemporaneidade.

O que vai tocar - Estás entre nós, (Eliana Lima) arranjo Fred Dantas.

Serviço:
Live Primeiro Encontro Virtual de Filarmônicas da Bahia/29º Encontro de Filarmônicas
Dias 2 de julho, às 18h
No Facebook da FUB – Filarmônicas Unidas da Bahia
No canal do Youtube da Fundação Gregório de Mattos
Apoio Fundação Gregório de Mattos
Organização Oficina de Frevos e Dobrados e às 18h