28/05/2011

Simulado leva conhecimento à comunidade de Bosque Real



“Sábado (28) as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de chuva forte, acumulados diários superiores aos 140 milímetros”. Esse foi o alerta simulado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) à Defesa Civil de Salvador (Codesal) na manhã deste sábado (28) quando foi iniciada a segunda etapa do primeiro Simulado de Evacuação de Áreas de Risco.

Já no inicio da manhã os moradores de Bosque Real, em Sete de Abril também receberem o alerta e foram orientados por engenheiros e técnicos da Codesal a deixarem as residências e seguirem para o ponto de encontro ou algum local seguro, por causa do risco de “alagamento” e “escorregamento de terra”.

As equipes dividiram a área em três setores e identificaram os melhores locais para o acesso da população.

Logo depois de ser retirada das residências a população seguiu de ônibus, para o abrigamento na escola Municipal Novo Marotinho. No local aconteceu ainda uma simulação de cadastramento, feita por colaboradores da Secretaria de Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad).

Em seguida a população “abrigada” participou de uma palestra sobre como conviver em abrigos, feita pelo representante da Defesa Civil de Santa Catarina, major Aldo Batista Neto.

No período em que permaneceram no local, as crianças tiveram pinturas de rosto e a equipe da Secretaria Municipal de saúde (SMS) vacinou crianças e adultos. A comunidade recebeu almoço ainda no abrigo municipal e retornou, também de ônibus para suas residências.

Boas impressões – “Foi ótimo e correu tudo bem”, diz a dona-de-casa e moradora de Bosque Real, Joilda Gonzaga Ramos. Segundo ela, a iniciativa proporciona um novo aprendizado aos cidadãos soteropolitanos e principalmente aqueles que moram em áreas de risco geológico.

“É um incentivo para nós. Dessa forma aprendemos a ajudar a comunidade e estamos sabemos a nos comportar numa situação parecida”, completa.

Com apenas sete dias de vida o pequeno Heitor foi o participante mais novo do simulado. “Vamos aprender a saber o que devemos fazer quando a chuva forte chegar”, disse a mãe do pequeno, Ariana Neri Monteiro. Ela, que tem outra filha de um ano e quatro meses, ressaltou a importância do evento para as crianças. “Vão crescer sabendo como agir em situações de desastres”.

Mesmo com uma larga experiência sobre o tema, o major Aldo Batista Neto se surpreendeu com a ação na capital baiana. “Já participei de vários outros simulados, mas nenhum com essa magnitude”, diz major Neto. Ele destaca ainda a importância da participação da comunidade. “Precisamos trazer os cidadãos para mais perto das ações de defesa civil. Eles devem estar inseridos no sistema”, acrescenta.

“Não podemos falar em proteção civil sem a participação dos cidadãos. Tivemos aqui uma experiência compartilhada, o que é um ganho muito importante para nós que atuamos com proteção civil e para toda a comunidade. Aqui eles aprenderam como agir em situações extremas como num alagamento, deslizamento ou desabamento. Esse é o primeiro de outros simulados que faremos em outras comunidades soteropolitanas”, diz o subsecretário da Codesal Osny Bomfim.

“Nosso trabalho principal é de chegar às comunidades, preparar e conscientizar os moradores sobre formas preventivas de se evitar acidentes geológicos”, explica o diretor do departamento de minimização de desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Rafael Schadeck. “Se não fizermos ações como essas não fazemos proteção civil no sentido de ajudar com a prevenção”, acrescenta.

“Com o simulado procuramos preparar e capacitar a comunidade para enfrentar situações que possam acontecer de fato”, ressalta o coordenador da Defesa Civil da Bahia, Salvador Brito. De acordo com ele, o objetivo é trabalhar cada vez mais em parceria com todas as esferas de governo. “É a forma mais eficaz e eficiente de atender o cidadão”.

Participaram do evento representantes das Defesas Civis de outras cidades baianas, como Nazaré e Camaçari, além de lideranças comunitárias.

Os órgãos integrantes do Sistema Municipal de Defesa Civil (SMDC), como Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), Guarda Municipal de Salvador (GMS), Empresa Baiana de Águas e Saneamento da Bahia (Embasa), Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também atuaram no evento. O evento tammbém aconteceu simultaneamente em Maceió e Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário