29/06/2011

Sessão exalta o papel histórico da mulher na Independência da Bahia



Olívia Santana destaca imagem de mulheres fortes da história.

A vereadora Olívia Santana realiza na próxima sexta-feira (01/07), 9h, a sessão especial “O Papel Histórico da mulher na Independência da Bahia”.

A sessão, que terá importantes representações na mesa, como a ministra Luiza Bairros, Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), a Prof.ª Consuelo Pondé de Sena, Presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), e a Deputada Federal Alice Portugal (PCdoB), acontece no Plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal de Salvador, localizada na Praça da Sé, s/n, Centro.

A ideia da vereadora Olívia é de que todo ano seja feita uma sessão especial como essa, para destacar a imagem de mulheres fortes da história da Bahia e contribuir para tirar outras mulheres do anonimato.

Na oportunidade será feito um resgate da presença da mulher na independência da Bahia, para além da figura de Maria Quitéria, destacando personalidades lendárias como a heroína negra, Maria Felipa.

A Deputada comunista, Alice Portugal tem um projeto Nº 61 de 2008, que Institui o dia 2 de julho como data histórica no calendário das efemérides nacionais, que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e atualmente encontra-se pronto para votação em plenário, no Senado Federal.

A sessão especial marca ainda o acúmulo de lutas que une Salvador ao Recôncavo; a importância do movimento - que teve seu desfecho em 02 de julho de 1823 – sempre exaltando o papel das mulheres no processo, motivadas pelo sentimento federalista emancipador, e não apenas destacando os ícones masculinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário