14/02/2012

TAMBORES DO MUNDO faz último ensaio hoje(14)



FOTOS/ DIVULGAÇÃO.

União da percussão de vários países no carnaval de Salvador. É a proposta do Tambores do Mundo (TM) que faz seu último ensaio nesta terça-feira (14), das 14 às 18h, no Forte da Capoeira, no bairro Santo Antônio.

O TM desfila em seu 4º ano no circuito Batatinha (Pelourinho) e Mãe Hilda (Curuzu), com 80 músicos oriundos da Alemanha, França, Espanha e Estados Unidos.Neste ano, o grupo traz o tema "Ritmos Sagrados : tocando tambor para um mundo melhor".

"Pesquisamos como diversas religiões utilizam a percussão em seus ritos e abordamos esse uso no trabalho que já realizamos no projeto", disse o coordenador do TM, mestre Mario Pam.

O desfile está previsto para a próxima sexta-feira, às 19 horas, com concentração no Curuzu, próximo à sede do Ilê Aiyê. No domingo o bloco se reúne, às 15h, no restaurante Alaíde do Feijão, para seguir em cortejo pelo Pelourinho, para colocar em prática o principal objetivo do TM: intercâmbio musical-percussivo entre os variados grupos que executam a musica afro baiana pelo mundo.



Um dos coordenadores do Tambores do Mundo é o mestre do Ilê Aiyê, Mario Pam, que recebe todos os anos os percussionistas para oficinas de aperfeiçoamento duas semanas antes do carnaval, além de aulas de dança. Daí surgiu a ideia de montar um bloco e mostrar o que existe de percussão pelo mundo por meio de seus representantes.

"Resolvemos mostrar no carnaval esse público diferenciado que vem para Salvador com interesse em aprender o que a gente faz. É também mais uma opção de lazer para quem está na cidade e deixa um gostinho de quero mais que garante o retorno na próxima temporada", conta Pam.



Também fizeram parte desta edição do TM, os músicos Anderson do Samba, filho de Neguinho do Samba, Adriana Portela, da banda Didá, mestre Memeu, do Olodum. Todos os integrantes do projeto já atuam em seus países durante todo o ano realizando workshops de Percussão Afro-Baiana, destacando Patinho Axé, na França-Paris/Maseille; Alex Rosa e grupo Mulambo, na Espanha.

Estrutura- O bloco Tambores do Mundo é mantido para Associação de Fabricantes de Instrumentos Musicais Artesanais (Afima). Fundada em 2006, sem fins lucrativos, ela atua na elaboração de projetos culturais voltados para o universos percussivo afro-baiano e a fabricação de instrumentos específicos da arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário