20/04/2012

Grupo de Metais do NEOJIBA se apresenta no terceiro concerto do Festival de Páscoa

No próximo dia 22 de abril(domingo), o Programa NEOJIBA promove o terceiro concerto do Festival de Páscoa, na Igreja de São Francisco, no Pelourinho, às 17h. A apresentação contará com o Grupo de Metais do NEOJIBA que dividirá o palco com trompetistas da Universidade Federal da Bahia.

O concerto terá ainda a participação do maestro Horst Schwebel, regente do Grupo de Metais durante a apresentação das obras de Händel, Byrd, Haufrecht e Verdi. Em “Feierlicher Einzug”, composição de Richard Strauss, o público poderá assistir aos solos dos trompetistas Joatan Nascimento, Heinz Schwebel, diretor da Escola de Música da UFBA, e Helder Passinho Jr., que também rege duas obras durante o concerto. “Este será particularmente um concerto muito especial,porque iremos contar com a participação do excelente maestro e ex-diretor da Escola de Música, Horst Schwebel, e do Grupo de Metais, uma formação tão incomum e ao mesmo tempo especial. Nesse sentido, o NEOJIBA é sem dúvida o quehá de mais importante no tocante à música erudita no Brasil, até mesmo pela proposta de integração social, que consegue atingir toda a população do nosso país”, afirma Helder Passinho Jr.

Desde a sua abertura,no dia 6 de maio, o Festival de Páscoa do NEOJIBA já atraiu mais de 650 pessoas em duas apresentações, nas Igrejas de São Francisco e do Carmo, ambas no Pelourinho. O Festival também contou com solistas convidados, como o americano Richard Young (violino e viola) e Alexandre Casado (violino), além dos músicos do NEOJIBA Paulo Victor Ferreira e Abner Silva (fagote), Ana Júlia Bittencourt e Mariane do Carmo (flauta), Adauri de Oliveira (clarineta), Sandra Romero(oboé) e Orlando Afanador (trompa), que apresentaram obras de Mozart, Weber,Vivaldi, entre outros compositores.

O último concerto do Festival de Páscoa do NEOJIBA acontece dia 28 de abril, n aCatedral Basílica, às 17h.

Sobreo NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 35 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia.

O NEOJIBA já beneficia diretamente mais de 600 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho e na Península Itapagipana, em Salvador. Além disso, o NEOJIBA apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos dos municípios de Conceição do Coité, Jacobina, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Angical. O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.

SERVIÇO

O quê: Festival de Páscoa do NEOJIBA.

Quando: 22 de abril, às 17h.

Entrada franca

Onde: Igreja de São Francisco, Pelourinho.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário