20/04/2012

O Som da Memória - palestra resgata cultura indígena no Pelourinho


Homenagem faz parte das comemorações da Semana do Índio e conta com o apoio do CCPI.

No próximo dia 26 de abril, o Largo Tereza Batista será palco de homenagens. No mês comemorativo ao Dia do Índio, o Museu Udo Knoff, com apoiodo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), que tem aintenção de estimular e apoiar as diversidades da cultura popular e deidentidade da Bahia, recebe a palestra “O Som da Memória – Os instrumentos musicais indígenas no contexto histórico esocial e sua importância na contemporaneidade”, que será proferida pela etnomusiológa Emília Biancardi.

Após a palestra, a tarde será encerrada com a exibição do vídeo que retrata as tradições de diversos povos indígenas do Xingu – seus costumes,danças, pintura corporal e rituais, e contará ainda com uma apresentação cênicada “Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi”.

“Acredito que os índios nos fizeram e fazem repensar a forma de ver e viver o mundo. A música que será um dos pontos altos do evento é mais uma forma de expressão envolvida de muita paz e respeito entre eles e o mundo que os rodeia”, explica Renilda do Vale, coordenadora do Udo Knoff. Para ela, levar esta iniciativa ao conhecimento popular, em evento aberto e gratuito, é de suma importância para avalorização da cultura. “Trazer isso ao Centro Histórico de Salvador é muito importante no sentido de conhecer melhor uma história que é nossa e provarde ritmos e melodias que sempre fizeram parte de nossa cidade e não sabemos ao certo de onde surgiram”, explica.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia(SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar asações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Serviço

O quê: Semana do Índio “O Som da Memória”

Quando: 26 de abril (quinta-feira)

Onde: Largo Tereza Batista(Pelourinho) l 16h

Quanto: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário