29/06/2012

Projeto ‘Esperando o Caboclo’ agitará o Pelourinho neste 2 de julho


Fotos: Divulgação

O evento cívico-cultural contará com intervenções artísticas na passagem do Cortejo, além de Márcia Short, Didá, Gal do Beco e É o Tchan, que estarão entre as atrações.

Dois de julho, data em que se comemora a Independência da Bahia, é sempre marcada por grandes atos civis e festejos por todo o Estado. Para celebrar a data mais importante do calendário baiano, o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), em parceria com a Fundação Pedro Calmon (FPC), promoverá o evento “Esperando o Caboclo”, com uma série de apresentações nos largos do Pelourinho e durante o cortejo, a fim de reviver uma tradição antiga de “esperar o Caboclo” e saudar sua passagem.


Às 8h, no Largo do Pelô, música e poesia darão o tom das celebrações. Clarins entoados nas janelas do CCPI abrirão os trabalhos para que a banda Transcendental, seguida por Márcia Short e pelos Poetas da Independência, deem início à festa. Logo depois, a banda Didá destilará toda a sua musicalidade percussiva enquanto a banda Tambores e Cores sairá do Taboão em direção ao largo, encontrando com os Meninos da Rocinha em frente à Igreja do Rosário dos Pretos e com o Mestre Jackson com toda a sua regência, representando essa miscelânea musical tão emblemática do Pelourinho.

A intenção é que a programação desenvolvida no Centro Histórico não seja apenas folclórica, mas, sobretudo, cívico-cultural. Dessa forma, o CCPI pretende realizar uma verdadeira saudação ao 2 de Julho, uma vezque o Pelourinho constitui-se como um palco-chave para muitos baianos e turistas que desejam acompanhar parte das comemorações da festa, especialmenteo cortejo do Caboclo e da Cabocla. “Será um grande prazer cantar em comemoração à Independência da Bahia com a Transcendental, no Pelourinho, celeiro cultural da Bahia. A data por si só já é um grande marco, mas também representa um momento muito bom, onde temos a oportunidade do corpo-a-corpo com os nossos governantes”, disse Márci aShort.


À tarde, a festa ficará concentrada nos demais largos, onde os festejos serão esticados até a noite. O projeto ‘Seja você um sambista solidário’ terá mais uma edição e contará com as apresentações de Gal do Beco e Catadinho do Samba, a partir das 15h, no largo Pedro Archanjo. No mesmo horário, só que no largo Tereza Batista, a banda É o Tchan, liderada por Beto Jamaica e Compadre Washington realizará a festa do bloco Pagode Total, que terá como participações especiais, além de Magary Lord, artista revelação do carnaval 2012, a banda Katulé. No largo Quincas Berro D’Água, quem faz a festa é a banda Negros Fé, encerrando os festejos da independência da Bahia no Pelourinho.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria deCultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa PelourinhoCultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivartambém a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pelacomunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou apreços populares.

Serviço

O quê: Esperando o Caboclo l Festa da Independência da Bahia

Quando: 02/07 (SEGUNDA-FEIRA) l8h

Onde: Largo do Pelourinho

Atrações: Banda Transcendental, Márcia Short, Poetas da Independencia, Didá, Tambores e Cores, Meninos da Rocinha, Meninos do Pelô, Mestre Jackson, Pacote

Quanto: Gratuito

O quê: ‘Seja um Sambista Solidário’

Quando 02/07 (SEGUNDA-FEIRA) l15h

Onde: Largo Quincas Berro D’Água

Atrações: Gal do Beco e Catadinho do Samba

Quanto: 01 pacote de leite em pó

O quê: Pagode Total

Quando 02/07 (SEGUNDA-FEIRA) l15h

Onde: Largo Tereza Batista

Atrações: É o Tchan, Magary Lord,Banda Katulé

Quanto: R$15

O quê: Negros de Fé

Quando 02/07 (SEGUNDA-FEIRA) l15h

Onde: Largo Quincas Berro D’Água

Atrações: banda Negros de Fé

Quanto: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário