11/06/2012

São João já começou no Pelourinho



Desde o início deste mês de junho, o Pelourinho já tem atrações para quem curte um autêntico forró nordestino.

Quem foi ao Pelourinho já pôde perceber, para quem ainda não foi vale a pena conferir o clima de interior que tomou conta dos largos do Centro Histórico. Arrasta-pé, forró universitário e eletrônico, comidas típicas e muita animação são alguns dos ingredientes que o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), preparou para antes e depois do São João nos Largos Tereza Batista, Pedro Arcanjo e Quincas Berro D’Água.

O destaque é para o projeto Ciclo de Festejos Juninos no Pelô 2012, que começou na sexta-feira (08/06) com as bandas Rosa Baiana e Zéu Lobo e Alcatéia Banda. “Estamos fazendo parte deste projeto que começa hoje (dia 08/06) aqui no Pelourinho, neste mês de festividades juninas, e também lembrando da trezena do Santo Antônio. Trazemos no repertório canções do tradicional forró de Flávio José, Dominguinhos, e é claro que não pode faltar Luiz Gonzaga. Estamos realizando homenagens ao Rei do Baião desde o início do ano pela lembrança do seu centenário de nascimento”, explica a cantora da Rosa Baiana, Rosineide Rosa dos Santos.

HOJE(11/06), às 21h será a vez de Zé de Honório e banda Visgo de Jaca animarem oLargo Pedro Archanjo. No Largo Tereza Batista, Cicinho de Assis colocará o público para dançar o seu forró tradicional. Um pouco mais cedo, às 19h, começará areza ao Santo Antônio, o tradicional tríduo ao santo casamenteiro, realizada pelo Coral da Igreja do Rosário dos Pretos, no Largo Quincas Berro D’Água. Após a apresentação do coral, quem subirá ao palco do largo, às 21h, será o cantor Gabriel Rosário.

Na terça-feira (12/06), o forró será comandado pela dupla Juan e Ravena, no Largo Quincas Berro D’Água, às 21h. No Largo Pedro Archanjo, Jaqueline Damasceno apresentará um repertório do forró eletrônico. No Largo Tereza Batista, às 19h,a segunda noite de comemorações a Santo Antônio prossegue. Quem fará homenagens ao santo casamenteiro será Aloísio Menezes. Um pouco mais tarde, às 21h, o cantor Missinho subirá ao palco tocando grandes sucessos do autêntico forró tradicional.

Na quarta-feira (13/06), data dedicada ao santo católico, que no sincretismo religioso seria Ogum, orixá das demandas, a celebração se encerrará ao som do Maestro Keiler Rêgo, que apresentará releituras dos cânticos de Santo Antônio junto com coristas, solistas e instrumentistas, no Largo Pedro Archanjo, a partir das 19h. Às 21h será a vez do cantor Pedro Sampaio mostrar seu repertório do forró pé-de-serra. Sucesso em academias de ginásticas e com um público crescente, o forró universitário invadirá dois largos nesta noite, o Largo Tereza Batista receberá a banda Massapê e o Largo Quincas Berro D’Água terá a cantora Vanesca Pinheiro.

Quinta-feira(14/06), a partir das 21h será dia de curtir Wilson Aragão e a banda Capim Guiné com o forró pé-de-serra. Seus ritmos passeiam por baladas, xotes,martelos, galopes e canções. Para encerrar a primeira quinzena de atrações no Pelourinho, Dinho Oliveira se apresentará no sábado (16/06), no Lago Pedro Archanjo, às 21h. Seguindo o ritmo de Wilson Aragão, Dinho reunirá grandes sucessos do passado com o autêntico forró.

O projeto Ciclo de Festejos Juninos no Pelô 2012 habilitou artistas que poderão realizar apresentações musicais no Centro Histórico durante o mês de junho, incluindo os ensaios pré São João. No total, 55 artistas ou bandas foram selecionadas nas modalidades musicais que integram o projeto. Os credenciados contam com repertório junino em forró eletrônico, universitário, tradicional outrios de forró. A ideia é apresentar no Pelourinho uma programação junina paratodo o mês de comemorações, garantindo bastante forró nos largos do Pelô, além de fazer com que os espaços que já reúnem os amantes do tradicional ritmo nordestino, tornem-se ponto de encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário