A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
01/07/2012
Baianos e turistas lotam o Pelourinho na última noite do Ciclo de Festejos Juninos
Projeto foi encerrado com grandes apresentações nos largos do Pelô.
Fotos: André Frutuôso.
São Pedro deu uma trégua e baianos e turistas puderam curtir, ontem (30), a última noite de apresentações do Ciclo de Festejos Juninos, no Pelourinho, com o céu estrelado, sem o menor sinal de chuva. O projeto, que é uma iniciativa do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), contou com apresentações de forró durante todo o mês de junho.
Três shows marcaram o encerramento do projeto. No largo Tereza Batista, Bule Bule, que é músico, escritor, compositor, poeta, cordelista, repentista, ator e cantador, pôde mostrar, junto com a banda Cacimba Nova, o seu lado forrozeiro. Sempre irreverente, o artista fez o público dançar e sorrir com as suas tiradas cômicas.
“Para quem não sabia, Bule Bule também toca forró, minha gente!”, disse o músico, antes de iniciar o show, que teve o repertório baseado no DVD Cordelizando as canções, gravado em 2011, no Teatro Jorge Amado, e que contou com o apoio da SecultBA. “No DVD eu tive as participações de amigos como Gereba, Téo Guedes e Sodré. Alguns deles estão aqui hoje. Tocando para esse público, que gosto tanto”, contou o artista.
Para o químico Hamilton Ramos que assistia à apresentação de Bule Bule, shows como esses enaltecem a cultura popular do Nordeste. “Depois de uma maratona de shows pelo interior, onde a maioria das festas era paga, é muito bom curtir um show com essa qualidade, gratuitamente. São eventos como esse que fortalecem a nossa cultura nordestina”, disse Ramos, enquanto ensaiava alguns passos de forró.
Na mesma noite, o público que foi ao largo Quincas Berro D’Água transformou o local em um arraiá, inclusive, com a formação de uma grande quadrilha junina, enquanto curtiam o som do Saulo Sanfoneiro, que não deixou ninguém ficar parado. O marceneiro Adailton Oliveira e a funcionária pública Linda Souza estavam entre os mais animados. “Esse show é do autêntico forró pé de serra, ritmo que eu adoro. Não quero parar de dançar”, disse a funcionária pública.
No largo Pedro Archanjo, a festa ficou por conta da banda Jerimum Assado. No repertório, o autêntico forró pé de serra foi misturado ao ritmo que vem tomando conta do Brasil, o forró universitário, e essa mistura agradou o público em cheio. “A banda Jerimum vem crescendo no cenário musical da Bahia. É sempre uma honra mostrar aos nossos conterrâneos o trabalho que desenvolvemos, principalmente o quanto temos nos aprimorado para melhor agradá-los”, disse o cantor Teo Paz, durante o encerramento do show.
O projeto Ciclo de Festejos Juninos foi realizado durante todo o mês de junho, com eventos religiosos, como o tríduo ao Santo Antônio realizado de 11 a 13 de junho, e profanas, com shows que agitaram o público nos largos Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D´Água.
Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário