28/08/2012

Literatura de Cordel será tema de minicurso na 2ª Edição da Semana da Cultura Popular


Entre os dias 28 e 31 de agosto, manifestações culturais da Bahia serão celebradas no Largo pedro Archanjo, Pelourinho.

Promovida pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI, órgão da Secretaria Estadual de Cultura – SecultBA, começa hoje (28) a segunda edição da Semana da Cultura Popular. Durante os quatro dias de evento serão apresentadas manifestações populares de linguagens distintas, buscando sempre a valorização da pluralidade cultural da Bahia. A abertura oficial da Semana será feita às 14h40 pelo secretário estadual da Cultura , Albino Rubim, e peladiretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias, Arany Santana, no Largo Pedro Archanjo – Pelourinho.


Às 15h, uma aula explicativa sobre a literatura de cordel será ministrada por Antônio Barreto, criador do blog A voz do Cordel,onde podem ser encontrados os principais textos publicados pelo repentista. Durante a palestra musical Cordel de Antônio Barreto, os participantes aprenderão sobre os fundamentos da literatura de cordel, suas nuances e diferentes locuções abordadas. A aula será musicada com pandeiro e outros instrumentos. “Será muito bom apresentar a arte do cordel para as pessoas em um lugar como o Pelourinho. É gratificante saber que em Salvador, onde há toda essa pluralidade cultural, ainda se tem esse cuidado com as questões tradicionais”, destaca Antônio Barreto.

A literatura de cordel, também conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, emantém-se uma forma literária popular no Brasil. O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda em Portugal, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes.

Mais cultura

Ainda na terça-feira, às 14h, Estevan Dantas e Zé Gonzaga dá inicio às atividades artísticos-culturais. Por meio do projeto Ao som do Acordeon apresenta o melhor do mais famoso ritmo nordestino, o forró. No repertório, canções de Luiz Gonzaga, Adelmário Coelho e Trio Nordestino.

Será aberta também a exposição de grafite Luiz e Jorge Amados, que o grupo cultural Arte Urbana em Ação montará em homenagem a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e ao escritor baiano Jorge Amado. Ainda no Largo Pedro Archanjo, às 14h30, será exibido o documentário Celebrando: Luiz Gonzaga e Jorge Amado e às 15h50, a Orquestra Sinfônica da Bahia apresentará o Concerto Centenário e a Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) apresentará o espetáculo Cavalo Marinho.

Centro de Culturas Populares eIdentitárias (CCPI) -órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através doPrograma Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Serviço

O quê:Semana da Cultura Popular

Quando: 28 a 31 de agosto

Onde: Largo Pedro Archanjo e Terreiro de Jesus l 14h

Quanto: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário