12/11/2012

CEDA faz homenagem ao Centenário de Jorge Amado

O jornalista Carlos Souza Yeshua participa nesta terça-feira (13) às 10h, das comemorações que o Centro Educacional Duas Amigas (CEDA) – em Pernambués, realiza em homenagem ao Centenário de Jorge Amado (1912-2001). Na ocasião, Yeshua fará palestra para os pais dos alunos, abordando curiosidades referentes à vida e obra de um dos escritores brasileiro mais famoso e traduzido de todos os tempos. Durante a programação, alunos farão dramatizações das obras de Jorge Amado e a instituição ainda expõe livros e painéis com a trajetória literária do autor de Gabriela, Cravo e Canela.

O objetivo do projeto desenvolvido pelo CEDA é envolver os alunos no processo de leitura com incentivo a uma boa escrita, redação e criatividade, com base na leitura das obras de Jorge Amado. Além de conhecer a origem das obras; estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas; desenvolver estratégias de leitura, produção de textos e dramatizar algumas das obras do escritor.

Carlos Souza Yeshua é um dos autores do livro “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus – Homenagem ao Centenário de Nascimento de Jorge Amado (1912-2012)”, com os artigos: Jorge Amado projetou o nome da Bahia para o mundo e Jorge Amado e a União Brasileira de Escritores. O livro foi publicado na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A obra patrocinada pelo jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus é resultado de um concurso internacional composto por artigos, crônicas, contos e poemas de 64 escritores de várias partes do mundo, que se debruçaram sobre a vida e obra do autor que tem o maior número de obras adaptadas para a televisão brasileira, a exemplo de Gabriela, Cravo e Canela, Tieta do Agreste, Dona Flor e Seus Dois Maridos, Tenda dos Milagres.

Informações: http://colegioceda.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário