22/12/2012

Enoturismo atrai turistas durante a Copa


Juazeiro está entre as 16 cidades baianas escolhidas para gerar oportunidades de desenvolvimento e negócios durante a Copa de 2014. Diante deste cenário promissor e potencial, o projeto Arena Mult Esportes, que segue até domingo (23), capacita a população periférica para empreender durante o megaevento. Além das palestras de empreendedorismo e inclusão digital, o evento também oferece atividades esportivas, de entretenimento e lazer para toda a família.

Segundo o representante da Secretaria Especial da Copa (Secopa), Marcos Andrade, o Arena Mult Esportes tem uma proposta ainda maior. “Existe o efeito imediato do lazer, mas o que nós queremos deixar é o legado social. A arena traz palestras de empreendedorismo, em breve ofereceremos um curso de sommelier e, no próximo ano, investiremos em mais eventos como este. Com isso, esperamos que Juazeiro fique pronta para aproveitar as oportunidades da Copa”, esclareceu Marcos durante a abertura oficial do evento na noite de ontem (20). Na oportunidade, o representante da Secretaria Extraordinária também explicou como os municípios poderão capitalizar em cima do evento mundial, que deve gerar no Brasil mais de 700 mil empregos e um aumento de 0,5% no PIB nacional.

“O turista que vier assistir aos jogos da copa em Salvador passará em torno de quatro dias no estado. É justamente durante esse período, que pretendemos levá-lo a conhecer o interior do Bahia, e, nesse caso, Juazeiro sai na frente com o roteiro do vinho e suas belezas naturais”, destacou.

A cerimônia contou ainda com as presenças do coordenador do evento Ivan Dória, representantes da Federação Baiana de Esportes Radicais e Aventura (Febera), do prefeito Isaac Carvalho e da equipe da secretaria municipal de Educação e Esportes, além da comunidade presente.

Para o prefeito Isaac Carvalho essa é uma grande oportunidade. “Estamos felizes de receber a Arena Mult Esportes, que é também um presente para a população nesse período de natal, e esperamos que os frutos desse evento sejam ainda melhores. Estamos articulados com a Secopa e, já pensando em 2014, montamos um projeto que irá permitir a transmissão ao vivo dos jogos da copa em espaços públicos”, garantiu.

O evento

Já no primeiro dia centenas de crianças, jovens e adultos aproveitaram os brinquedos interativos, oficinas e palestras. Muitas foram as atrações que chamaram a atenção dos visitantes da Lagoa de Calú, como o arvorismo, skate, boxe e giromaster, mas concentração mesmo pôde ser observada na conversa sobre empreendedorismo.

Maria Aparecida Ferreira fez questão de levar as filhas e sobrinhas. “Fiquei encantada com a estrutura e achei uma oportunidade excelente para oferecer um lazer para as crianças, que estão de férias, e para me informar. Moro aqui perto e pretendo trazê-las mais vezes, pois afinal não é todo dia que a gente tem uma chance como essa”. Pelo visto a pequena Iarídisa Ferreira aprovou. “Achei tudo muito bacana e pretendo aproveitar bastante”.

O objetivo maior do evento já começa a ser alcançado. O Arena Mult Esportes também proporciona uma renda extra para algumas pessoas. Railde Cordeiro, por exemplo, não pensou duas vezes e aceitou a proposta de fazer parte da equipe de apoio do evento. “Perdi o emprego recentemente e essa chance salvou o meu natal. Sem dúvida, esse evento está sendo de grande valor para mim, para o meu bairro e para Juazeiro”.

A Arena Mult Esportes prossegue até o dia 23. No sábado e domingo, as atividades acontecem gratuitamente das 16 às 20h para crianças e adultos de todas as idades. Às 19h são realizadas as palestras de empreendedorismo, e as atividades de palco começam às 17h, com atrações musicais a partir das 19h. “Trouxemos o projeto da Arena para Juazeiro com muito carinho e esperamos que a população possa abraçá-lo da melhor forma”, disse o coordenador Ivan Doria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário