18/01/2013

MARGARETH MENEZES E ANGELA RO RO NA FESTA DE NOSSA SENHORA DA PURIFICAÇÃO EM SANTO AMARO


Fotos: Estúdio Gato Louco / Divulgação.

Evento vai homenagear o centenário de Luiz Gonzaga, o rei do baião, e Vinícius de Moraes, o poeta da paixão.


A cidade de Santo Amaro, no recôncavo baiano, realiza entre os dias 25 de janeiro e 02 de fevereiro, a Festa de Nossa Senhora da Purificação, que esse ano presta uma grande homenagem ao centenário de duas personalidades brasileiras: Luiz Gonzaga, o rei do baião, e, Vinícius de Moraes, o poeta da paixão. Na programação musical do evento, já estão confirmados os show das cantoras Margareth Menezes, no dia 30 de janeiro (quarta-feira), e Angela Ro Ro, dia 01 de fevereiro (sexta-feira).

Margareth Menezes

No seu atual repertório, Margareth Menezes inclui a nova música de trabalho, o repique romântico Amor Ainda, composição sua em parceria com Carlinhos Brown. Também não ficam de fora sucessos da carreira como Dandalunda, Saudação ao Caboclo (Selei), Faraó, Me Abraça e Me Beija e Toté de Maianga, além de releituras de sambas, samba-reggaes, lambadas e músicas pop, como Passe em Casa, parceria da cantora com Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes e Marisa Monte.

Angela Ro Ro

O show, no formato teclado e voz, tem repertório que abrange os últimos e atuais trabalhos da cantora e compositora Angela Ro Ro. Na apresentação ela descreve o caminho de uma artista completa, passeando pelo blues, samba, jazz, rock e baladas românticas, que fazem sucesso em sua bela voz desde o início da sua carreira como “Amor meu grande amor”, “Simples Carinho” e “Tola foi você”. Compositora da maior parte do seu repertório, a cantora também brilha sendo intérprete de autores como João Donato, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, Cole Porter, dentre outros.

Festa de Nossa Senhora da Purificação

“Essa é a festa que Dona Canô mais gostava. Ela tinha uma alegria e uma satisfação muito grande em ter a cidade movimentada e aquecida. E aproveitava esse acontecimento para fazer suas reivindicações a favor de Santo Amaro. Se arrumava toda, ia para a igreja todos os dias e depois ainda queria assistir aos shows, ano passado viu Moreno Veloso se apresentar e adorou. É nossa responsabilidade fazer com que a festa esse ano seja a mais linda” diz Rodrigo Velloso, secretário de cultura do município e filho de Dona Canô.

Santo Amaro é uma das cidades mais famosas do Brasil, berço acolhedor de tantos baianos e turistas, mãe e pai de artistas que brilham sob todas as vertentes, e que se mantem firme no festejo em torno da sua padroeira, Nossa Senhora da Purificação. A tradição trilha por mais de 150 anos, levando às ruas diversas manifestações religiosas e exaltações culturais.

Um dos eventos que acontecem entre o período festivo é a famosa Novena para Nossa Senhora da Purificação, que reúne religiosos de todo o país, durante nove dias. Eles fazem uma sequência de orações na igreja, acompanhados por músicas cantadas em latim e executadas por músicos de orquestra. Acontece também, nesse período, a lavagem das escadarias da igreja, culto secular criado pelos escravos, e ainda a procissão onde desfilam cerca de 40 imagens católicas, carregadas por mãos humanas em andores, que seguem pela cidade.

“Essa é uma das poucas festas de largo que trazem em sua programação a união da manifestação cultural, com a música popular brasileira e a música de sucesso atual. Essa diversidade cultural que existe em Santo Amaro é confirmada na grade de apresentações. Nossa ideia é deixar a festa sempre mais charmosa”, diz o cantor e compositor J. Velloso, que assina a curadoria musical do evento.

Buscando não trazer impactos aos antigos casarões instalados nas ruas da cidade, e reforçando a segurança necessária para um evento desse porte, a Prefeitura Municipal de Santo Amaro criou desde o ano passado um novo circuito para os desfiles dos blocos, que acontece na Rua Ferreira Bandeira. Nesse local o asfaltamento no chão é total, evitando assim o desnível que incomoda os foliões e os trios elétricos, a fiação é horizontal, o que elimina os perigos de acidentes, e a iluminação é de última geração, possibilitando uma grande economia de energia.

“A cidade está totalmente preparada para receber essa festa. Nossas vias estão asfaltadas e sinalizadas, nossa segurança será reforçada com um número de equipes acrescida em 40% e a Secretaria de Saúde tem um trabalho árduo e permanente de fiscalização para com a alimentação”, diz o prefeito Ricardo Machado. “O plus que demos no turismo já é visível, uma vez que já há hotéis com estadias esgotadas para esse período. Esperamos um aumento de 60% nesse segmento, e os investidores já vêm a cidade com outros olhos e nos sinalizam interesses positivos. A economia girando, esse é o nosso melhor retorno”, afirma Luisinho Pacheco, secretário de administração da cidade.

A herança cultural é a grande identidade da população santamarense, que, nesse período, celebra suas ricas tradições e transforma Santo Amaro em um dos destinos turísticos mais procurados da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário