29/01/2013

MARIANA DE MORAES ABRE AS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DE VINÍCIUS DE MORAES EM SANTO AMARO


Fotos: Agência Kanal 00.

O show da cantora na Festa de Nossa Senhora da Purificação contou com a presença de Gessy Gesse, viúva de Vinícius de Moraes.

Em Santo Amaro, no recôncavo baiano, foram abertas as homenagens pelo centenário de Vinícius de Moraes, o poeta da paixão. Sua neta, a cantora Mariana de Moraes, realizou um show especial, nessa segunda-feira (28), no palco que levou o nome do seu avô, integrando a grade musical da Festa de Nossa Senhora da Purificação. A apresentação começou com a canção “Ave Maria”, que deu espaço para “Samba da Benção”, e ainda contou com a participação de J.Velloso, que dividiu com Mariana a canção “Eu Sei Que Vou Te Amar”, em homenagem aos seus avós.


No público uma presença ilustre, foi Gessy Gesse, a viúva de Vinícius de Moraes, que se deslocou até o município para assistir ao show. “Sabendo que Mariana vinha cantar, eu jamais poderia deixar de vim aqui, apreciar esse som, lembrar as melhores coisas da vida, e chorar de alegria, afinal, alegria é a melhor coisa que existe”, disse emocionada.

“Conheci Santo Amaro quando eu era menina, vim com Caetano Veloso. Voltei outras vezes, mas nada pode ser mais especial que cantar na terra de Dona Canô, com Rodrigo Velloso, seu filho, me assistindo, fazendo uma homenagem ao meu avô, tendo Gessy Gesse na minha frente, e cantando também para Luiz Gonzaga”, disse Mariana de Moraes.


A Festa de Nossa Senhora da Purificação acontece entre os dias 25 de janeiro e 02 de fevereiro, é realizada pela Prefeitura Municipal de Santo Amaro, patrocinada pela Oi e Skol, conta com o apoio do Governo da Bahia, Bahiatursa, Petrobrás e Projeto Dona Canô ano V, do FazCultura. A produção do evento é da Maurício Pessoa Produções e da Licia Fabio Produções.

Esse ano o encontro festivo vai prestar uma homenagem mais que especial ao centenário de duas personalidades brasileiras: Luiz Gonzaga, o rei do baião, e, Vinícius de Moraes, o poeta da paixão. “Essa é a festa que Dona Canô mais gostava. Ela tinha uma alegria e uma satisfação muito grande em ter a cidade movimentada e aquecida. E aproveitava esse acontecimento para fazer suas reivindicações a favor de Santo Amaro. Se arrumava toda, ia para a igreja todos os dias e depois ainda queria assistir aos shows, ano passado viu Moreno Veloso se apresentar e adorou. É nossa responsabilidade fazer com que a festa esse ano seja a mais linda” diz Rodrigo Velloso, secretário de turismo e cultura do município e filho de Dona Canô.

Santo Amaro é uma das cidades mais famosas do Brasil, berço acolhedor de tantos baianos e turistas, mãe e pai de artistas que brilham sob todas as vertentes, e que se mantem firme no festejo em torno da sua padroeira, Nossa Senhora da Purificação. A tradição trilha por mais de 150 anos, levando às ruas diversas manifestações religiosas e exaltações culturais.

Um dos eventos que acontecem entre o período festivo é a famosa Novena para Nossa Senhora da Purificação, que reúne religiosos de todo o país, durante nove dias. Eles fazem uma sequência de orações na igreja, acompanhados por músicas cantadas em latim e executadas por músicos de orquestra. Acontece também, nesse período, a lavagem das escadarias da igreja, culto secular criado pelos escravos, e ainda a procissão onde desfilam cerca de 40 imagens católicas, carregadas por mãos humanas em andores, que seguem pela cidade.

“Essa é uma das poucas festas de largo que trazem em sua programação a união da manifestação cultural, com a música popular brasileira e a música de sucesso atual. Essa diversidade cultural que existe em Santo Amaro é confirmada na grade de apresentações. Nossa ideia é deixar a festa sempre mais charmosa”, diz o cantor e compositor J. Velloso, que assina a curadoria musical do evento.

Buscando não trazer impactos aos antigos casarões instalados nas ruas da cidade, e reforçando a segurança necessária para um evento desse porte, a Prefeitura Municipal de Santo Amaro criou desde o ano passado um novo circuito para os desfiles dos blocos, que acontece na Rua Ferreira Bandeira. Nesse local o asfaltamento no chão é total, evitando assim o desnível que incomoda os foliões e os trios elétricos, a fiação é horizontal, o que elimina os perigos de acidentes, e a iluminação é de última geração, possibilitando uma grande economia de energia.

“A cidade está totalmente preparada para receber essa festa. Nossas vias estão asfaltadas e sinalizadas, nossa segurança será reforçada com um número de equipes acrescida em 40% e a Secretaria de Saúde tem um trabalho árduo e permanente de fiscalização para com a alimentação”, diz o prefeito Ricardo Machado. “O plus que demos no turismo já é visível, uma vez que já há hotéis com estadias esgotadas para esse período. Esperamos um aumento de 60% nesse segmento, e os investidores já vêm a cidade com outros olhos e nos sinalizam interesses positivos. A economia girando, esse é o nosso melhor retorno”, afirma Luisinho Pacheco, secretário de administração da cidade.

A herança cultural é a grande identidade da população santamarense, que, nesse período, celebra suas ricas tradições e transforma Santo Amaro em um dos destinos turísticos mais procurados da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário