A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
30/01/2013
O MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS EMOCIONA SANTO AMARO
Fotos: Agência Kanal 00.
Uma noite de emoção em Santo Amaro. Silêncio na Praça da Purificação para ouvir o maestro João Carlos Martins no piano e na regência da Orquestra Sinfônica da Bahia. No seu quinto dia, a Festa de Nossa Senhora da Purificação começou com música clássica no Palco Gonzagão, em frente a Igreja da Matriz, e encerrou com funk e reggae da banda Negra Cor, com Adelmo Case recebendo Toni Garrido. Nesta quarta-feira, a festa prossegue com apresentação de Baby do Brasil e Margareth Menezes no Palco Gonzagão.
Antes da apresentação de João Carlos Martins, o público assistiu a um vídeo sobre o drama vivido pelo maestro, que ficou privado de tocar piano e de reger depois que um nervo rompeu em suas mãos. Um exemplo de superação e amor à música, ele mostrou no palco que seus movimentos foram totalmente recuperados depois da cirurgia com o neurocirurgião Paulo Niemeyer. No piano e no comando da Orquestra Sinfônica da Bahia, ele apresentou repertório, obras de Sebastian Bach, do qual é considerado um dos maiores intérpretes, Mozart e Ennio Morricone.
As dezenas de cadeiras postadas diante do palco foram poucas para receber o público. Uma plateia que não cansou de aplaudir, principalmente quando conheciam as músicas, entre elas, a popular Trem das Onze. Um dos momentos mais bonitas do concerto foi a participação do cantor lírico Jean William, que emocionou a todos com a Ave Maria, cantada em homenagem a Nossa Senhora da Purificação.
João Carlos também se emocionou. Disse que jamais iria esquecer esta apresentação em Santo Amaro, uma das mais importantes cidades do país. “Esta noite ficará para sempre em minha memória. Aqui é a terra de um dos importantes cantores da nossa música, Caetano Veloso, com que tive prazer de dividir o palco”. No encerramento do concerto, o maestro homenageou Dona Canô com a música Céu de Santo Amaro, uma versão de Flávio Venturini com letra para a música Arioso, de Sebastian Bach.
Com a retirada das cadeiras diante do Palco Gonzação, a praça foi liberada para o público dançar com banda Negra Cor. De início, Adelmo Casé não deixou ninguém parado com um repertório misturado de ritmos, como funk, frevo, reggae, axé e samba reggae. No meio do show, a Negra Cor ganhou a participação especial de Toni Garrido, que cantou alguns do principais sucessos da banda Cidade Negra, como Sombra da Maldade, Pensamento, A Estrada e Firmamento.
A Festa de Nossa Senhora da Purificação é realizada pela Prefeitura Municipal de Santo Amaro, patrocinada pela Oi e Skol, conta com o apoio do Governo da Bahia, Bahiatursa, Petrobrás e Projeto Dona Canô ano V, do FazCultura. A produção do evento é da Maurício Pessoa Produções e da Licia Fabio Produções.
Esse ano o encontro festivo vai prestar uma homenagem mais que especial ao centenário de duas personalidades brasileiras: Luiz Gonzaga, o rei do baião, e, Vinícius de Moraes, o poeta da paixão. “Essa é a festa que Dona Canô mais gostava. Ela tinha uma alegria e uma satisfação muito grande em ter a cidade movimentada e aquecida. É nossa responsabilidade fazer com que a festa esse ano seja a mais linda” diz Rodrigo Velloso, secretário de turismo e cultura do município e filho de Dona Canô.
Santo Amaro é uma das cidades mais famosas do Brasil, berço acolhedor de tantos baianos e turistas, mãe e pai de artistas que brilham sob todas as vertentes, e que se mantem firme no festejo em torno da sua padroeira, Nossa Senhora da Purificação. A tradição trilha por mais de 150 anos, levando às ruas diversas manifestações religiosas e exaltações culturais.
Um dos eventos que acontecem entre o período festivo é a famosa Novena para Nossa Senhora da Purificação, que reúne religiosos de todo o país, durante nove dias. Eles fazem uma sequência de orações na igreja, acompanhados por músicas cantadas em latim e executadas por músicos de orquestra. Acontece também, nesse período, a lavagem das escadarias da igreja, culto secular criado pelos escravos, e ainda a procissão onde desfilam cerca de 40 imagens católicas, carregadas por mãos humanas em andores, que seguem pela cidade.
“A cidade está totalmente preparada para receber essa festa. Nossas vias estão asfaltadas e sinalizadas, nossa segurança será reforçada com um número de equipes acrescida em 40% e a Secretaria de Saúde tem um trabalho árduo e permanente de fiscalização para com a alimentação”, diz o prefeito Ricardo Machado. “O plus que demos no turismo já é visível, uma vez que já há hotéis com estadias esgotadas para esse período. Esperamos um aumento de 60% nesse segmento, e os investidores já vêm a cidade com outros olhos e nos sinalizam interesses positivos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário