A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
17/01/2013
OS INGÊNUOS EM HARMONIA FEMININA
Fotos: Augusto Hessel / Divulgação.
O regional do choro Os Ingênuos, agora capitaneado por Cacau do Pandeiro, realiza sua temporada 2013 de roda de choro, com apresentações durante todas as segundas-feiras do mês de janeiro, sempre às 19h30, na Varanda do SESI Rio Vermelho, tendo a cada noite convidados especiais.
No dia 21/01, dando um ar feminino a noite, os meninos do regional recebem as convidadas mais que especiais: Clécia Queiroz, Priscila Magalhães e Jana Vasconcellos, que juntos vão cantar e encantar a Varanda do SESI. A temporada é uma parceria Hessel Produções, Pólo de Música da Bahia – POMBA e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.
O couvert artístico custa R$ 15,00.
Os Ingênuos – Fundado por Edson Sete Cordas em Salvador no ano de 1973, tem como remanescente Mestre Cacau do Pandeiro, 83 anos, que dois anos mais tarde se junta ao regional do choro. A partir de então, o grupo tem participado de quase todos os eventos musicais da Bahia, de outros Estados do País e no exterior, sempre a divulgar a música popular brasileira - precisamente o "choro".
Foi o principal responsável pelo movimento do choro em Salvador, fundando o Clube do Choro, em 1977, ao lado de Paulinho da Viola, no Teatro Castro Alves. Em seguida, produziu inúmeros shows convidando artistas a se apresentarem na Bahia: Altamiro Carrilho (flauta), Abel Ferreira (clarinete), Ademildes Fonseca (cantora), Zé da Valha (trombone), Waldir Azevedo (cavaquinho), Avena de Castro (cítara), entre muitos outros.
Com 39 anos de carreira o conjunto já possui sete registros musicais entre vinis, CDs e DVD, tendo como participações especiais artistas de peso da música popular brasileira, como os Maestros Paulo Moura, Orlando Silveira, Rafael Rabello, Fred Dantas, Altamiro Carrilho, entre outros. Atualmente o regional do choro é composto pelos músicos Cacau do Pandeiro (pandeiro), Jailson Coelho (violão 6 cordas), Eduardo Santos (Flauta), Carlito Chenaud (Violão 7 cordas), Lucas Andrade (Clarineta) e Dudu Reis (cavaquinho).
O Regional do Choro Os Ingênuos integra o catálogo da Hessel Produções, um dos coletivos do Pólo de Música da Bahia (POMBA), rede de relacionamento voltada ao aquecimento dos negócios da música independente no Estado da Bahia.
Clécia Queiroz é uma pérola rara no cenário artístico: ela dança, interpreta, compõe e canta bem, o que é melhor. É graduada em dança pela UFBA e mestre em Performance pela Howard University (EUA). Desenvolve seu trabalho musical inspirado na variedade de ritmos afro-brasileiros, acrescentando a isto seu potencial de intérprete, dançarina e atriz. Detentora do Prêmio Copene de Música (atual Brasken) e o Troféu Bahia Aplaude (Atual Brasken) de Melhor Atriz, Clécia tem desenvolvido uma carreira também no exterior, participado de importantes mercados culturais na Alemanha, Espanha e EUA. Ali, foi apelidada de “Bilie Holiday Brasileira” por Mr. Grade Tate – legendário percussionista e vocalista que tocou para Ella Fitzgerald, Sarah Vaughn, Aretha Franklin. Clécia Queiroz acaba de lançar seu novo CD “Samba de Roque”, num espetáculo visual, poético, que navega entre charme, sensualidade, brejeirice e malandragem, onde o samba da Bahia se mistura elegantemente com ritmos da tradição africana do candomblé e a cantora estabelece um diálogo constante com a plateia, convidada a divertir-se e a dançar com ela.
Priscila Magalhães e Jana Vasconcellos - Força e leveza caminham lado a lado no trabalho dessas duas compositoras, que se preparam para gravar o álbum Sopro Forte, de estreia de ambas. A primeira parceria delas, canção-título do projeto é o resultado da execução intensa de Jana, uma das melhores violonistas e arranjadoras da nova geração na Bahia, e da voz sutil e plena de Priscila, um talento que encanta.
Jana Vasconcellos é autodidata em violão popular desde os doze anos. Completamente fascinada por esse universo, ingressou na Escola de Música da UFBA no curso de violão clássico, graduando-se em bacharel.
Dona de um olhar tímido, um sorriso largo e de uma voz que seduz. Muita afinação e um canto que transborda a alma. Com muita personalidade, Priscila Magalhães, interpreta os mais profundos cantos brasileiros. De forma natural, começou a desenvolver a poesia e a composição aos 15 anos. Intuitivas, as melodias nascem de sua voz, do canto carregado de sentimento, e normalmente já vêm adornadas por versos que lhes parecem intrínsecos, de tão perfeitos em sonoridade.
Serviço:
O que: Regional do Choro Os Ingênuos & convidados
Convidados da Noite: Clécia Queiroz, Priscila Magalhães e Jana Vasconcellos
Quando: Dia 21/01/2013, segunda-feira
Horário: a partir das 19h30
Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho
Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 - Rio Vermelho.
Couvert Artístico: R$ 15,00
Reserva de mesa: (71) 3321-5814 / 8725-4876
Realização: Hessel Produções * POMBA (Pólo de Música da Bahia) * Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário