A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
11/01/2013
QUILOMBOLASOUL 2013: DÃO, DJ SANKOFA E COLETIVO DI TAMBOR TRAZEM A MODERNA MÚSICA NEGRA BAIANA PARA O VERÃO DE SALVADOR
Um dos destaques da música baiana que não se curva a estéticas estagnadas e imposições de mercado, o cantor e compositor Dão sua banda, A Caravanablack, estarão presentes no agitado verão soteropolitano com seu projeto Quilombolasoul.
Aliado ao badalado DJ Sankofa e ao promissor Coletivo Di Tambor, Dão está na programação do Carnaval Pipoca, iniciativa de diversidade cultural cujas atrações são selecionadas através de edital da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA.
Com isto, baianos e turistas poderão conferir, gratuitamente, todo o suingue e astral da moderna música negra baiana em duas ocasões: dia 17 no Largo Pedro Archanjo (Pelourinho), a partir das 21 horas.
A segunda apresentação será em pleno Carnaval, em cima do trio elétrico Quilombolasoul. Circuito, data e horário serão divulgados em breve pela Secult.
O conceito do Quilombolasoul de Dão, Sankofa e Coletivo Di Tambor é misturar a blackmusic do primeiro com as batidas africanas do segundo – e bater tudo no liquidificador de ritmos percussivos do terceiro, abraçando diversos gêneros e uso de novas tecnologias.
Dão é uma espécie de pesquisador do balanço, artista literalmente comprometido com ritmos pulsantes, fazendo da sua música sempre uma festa. Influenciado por artistas do nível de Tim Maia, Hildon, Cassiano, Jackson do Pandeiro, Jorge Ben, Carlos Dafé e outros guerreiros do balanço da música black brasileira, Dão traz para a nova geração um beat de reencontro que vem com teor de alegria e muito swing. O artista tem executado ações no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Angola (onde gravou seu novo videoclipe, Eu Vou Além-Mar), ligadas à educação e valorização da cultura como formação de cidadania e identidade.
DJ Sankofa mistura as batidas africanas com diversos ritmos latinos, com um destaque especial para a música baiana. O estilo de Sankofa traduz a crença de que é possível voltar às próprias raízes e construir sobre elas o progresso e a prosperidade. Seu próprio nome explica muita coisa sobre a sua música. Sankofa é um símbolo gráfico de origem Akan, uma tribo da África ocidental que está em sua maior parte, em Gana e na Costa do Marfim. Seu significado se aproxima de algo como: nunca é tarde para voltar e apanhar aquilo que ficou atrás.
O Coletivo di Tambor é um grupo idealizado pelo percussionista Mamá Soares com músicos do Nordeste de Amaralina e do Alto da Santa Cruz, que promove o intercâmbio musical com músicos de outros locais de Salvador e artistas convidados, visando sempre a troca de experiências e benefício mútuo. Tendo a percussão como base, o grupo mistura ritmos como o drum and bass, beat black, e world music em geral com música baiana, samba, o ijexá, além de carimbó, merengue e música africana.
O trio Quilombolasoul já esteve presente duas vezes no carnaval de Salvador levando os ritmos da blackmusic, soul, funk e reggae para os circuitos da folia.
Liderado pelo cantor Dão e sua banda, a Caravanablack, o trio sempre traz convidados especiais para desfilar na avenida. Em sua primeira edição (2010), o trio contou com as participações do Samba Chula de São Braz, DJ Bandido e de Gerson King Combo, uma das principais referências em blackmusic do Brasil.
Em 2012, desfilou no Circuito Osmar (Campo Grande) e os convidados de Dão para animar a mistura de ritmos no trio foram a cantora norte-americana Stacie Aamon e o DJ francês Rémi Kolpa Kolpou. O Quilombola Soul integra o programa Carnaval Pipoca, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia com o intuito de promover a diversidade de estilos musicais no carnaval de Salvador, oferecendo atrações musicais para todo o público, sem distinção
e sem cordas.
Serviço
Ensaio aberto do trio Quilombolasoul – Dão e a Caravanablack, DJ Sankofa e Coletivo di Tambor
Onde: Largo Pedro Archanjo
Quando: 17de janeiro (quinta-feira), às 21 horas
Quanto: Entrada franca
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário