08/07/2013

CASA DE TEREZA RECEBE EXPOSIÇÃO DE ESCULTURAS

Exposição “Faces Makonde”, da artista baiana Cida Lima, ocupam local até o dia 14 de julho.

Com a proposta de encerrar um ciclo na sua trajetória, a artista visual Cida Lima realiza a exposição “FACES MAKONDE”, que tem abertura na terça-feira, 09 de julho, a partir das 19h no espaço Casa de Tereza. A mostra trás o resultado da troca de experiências realizada pela artista com mestres-artesãos da etnia makonde, durante os quatro anos em que morou em Moçambique.

No período em que residiu em Maputo, a artista realizou diversas viagens de mapeamento pela região makonde, onde pesquisou os formatos e características dos rostos das mulheres. Em seguida trabalhou intensamente no Museu Nacional de Artes de Maputo, que sedia a Associação dos Escultores Makonde, dedicando-se integralmente a pesquisar e aprender a arte de esculpir com os mestres da etnia.

Cida Lima – A Artista teve larga experiência ministrando oficinas de técnicas artísticas na Bahia – intercambiou técnicas e conhecimentos com artesãos como Simão Malenga, Sigelo, Maskate e Matai Kunda. “Eles foram de fundamentais em todo o processo, desde a escolha do tronco para ser trabalhado e limpeza da madeira, às soluções escultóricas de precisão”, diz a artista. “São fascinantes as soluções dadas pelos makonde para o aproveitamento do tronco de ébano, produzindo esculturas de formas surpreendentes”, completa.

Serviço:

FACES MAKONDE - exposição de esculturas em madeira da artista baiana Cida Lima

Abertura na terça-feira, 09 de julho, a partir das 19h

Visitação de 09 a 14 de julho de 2013.

Casa de Tereza (R. Dr. Odilon Santos, 45 – Rio Vermelho)

+ INFO: 71 3329 3016


Nenhum comentário:

Postar um comentário