A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
08/07/2013
NEOJIBA visita projetos orquestrais do interior do estado
Fotos: Tatiana Golsman.
Angical, Pilão Arcado, Miguel Calmon, Teixeira de Freitas e Porto Seguro receberão visitas de monitores do programa.
No mês de julho, jovens músicos e monitores do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) realizarão visitas pedagógicas a projetos orquestrais do interior do estado. Entre os dias 05 e 28, 11 monitores do programa visitarão as cidades Pilão Arcado (08 a 13), Miguel Calmon (13 e 14), Teixeira de Freitas (25 e 26) e Porto Seguro (27 e 28), para realização de oficinas musicais e apoio à formação de jovens multiplicadores de projetos locais. Os encontros tiveram início no último final de semana, de 05 a 07 de julho, com a presença de monitores na cidade Angical. Estas visitas fazem parte das atividades da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, iniciativa do NEOJIBA que reúne 22 projetos orquestrais para crianças e jovens de 20 municípios do interior do estado.
A ideia de criação da Rede surgiu em 2010 a partir de um mapeamento realizado pelo NEOJIBA em busca de projetos orquestrais no estado da Bahia. Desde 2011, projetos das cidades de Conceição do Coité, Jacobina e Santa Cruz Cabrália participam de ações em parceria com o NEOJIBA. A localização de mais projetos incentivou a formação de uma rede de cooperação mútua. Em abril de 2013, como passo inicial,o NEOJIBA reuniuem Salvador 40 representantes dos projetos do interior no 1° Encontro de Gestores de Projetos Orquestrais.
Alem das visitas pedagógicas a cada projeto participante, as ações da Rede incluem ainda capacitações nas áreas de gestão administrativa e pedagógica, participação de músicos do interior em atividades de formação em Salvador e incentivo às articulações entre os próprios projetos do interior do estado. “A existência de tantos projetos orquestrais para crianças e jovens comprova não apenas o potencial musical da juventude baiana, mas também a influência que o NEOJIBA já tem no interior do estado. A criação da Rede está em consonância com a política de territorialização da Secretaria de Cultura, permitindo que os resultados do NEOJIBA cheguem a mais municípios e beneficiem mais jovens baianos.” afirma Beth Ponte, Diretora Administrativa do NEOJIBA. Atualmente, o NEOJIBA conta com quatro Núcleos de Prática Orquestral e Coral, sendo dois em Salvador, um em Simões Filho e um em Trancoso.
Do extremo oeste ao extremo sul baiano
Entre os dias 05 e 07 de julho, cinco músicos realizarão oficinas em Angical, a 900km de Salvador, na Sociedade Filarmônica Filhos do Oeste. O grupo existe há oito anos, e é formado por cerca de 100 jovens e adultos. “É um momento muito esperado pelos alunos, principalmente por ser a primeira vez em que irão ver profissionais de cordas de alta performance, realizando os movimentos exatamente como devem ser feitos. Vamos aproveitar bastante esta troca de informações também para a estruturação e manutenção do coral”, afirma Natan Paes, maestro da Filarmônica.
O município de Pilão Arcado, a 805 km de Salvador, também receberá a visita de jovens integrantes do NEOJIBA. Entre os dias 08 a 13 de julho, jovens do grupo musical da Sociedade de Ações Educativas e Sociais e Tecnológicas participarão de oficinas de violoncelo, violino e clarineta. Os estudos de sopros serão conduzidos por três jovens monitores do NEOJIBA. “Esta é uma parceria nova que trará muitos benefícios para o grupo, que, apesar de tocar instrumentos de orquestra, ainda não têm prática com a música clássica”, declara Jailson Borges, coordenador do projeto, que conta com 30 músicos entre 10 a 30 anos de idade.
Ainda na agenda do mês de julho, nos dias 13 e 14, acontece a primeira visita ao município de Miguel Calmon, a 306 km de Salvador. A atividade faz parte do Projeto Música no Interior, desenvolvido pelo regente da Filarmônica 15 de Novembro, Marlus Muriel. Na ocasião, dois monitores do programa irão oferecer aulas de flauta e clarineta para turmas compostas por integrantes da Filarmônica 15 de Novembro, de Miguel Calmon, Filarmônica Juvenil Rio do Ouro e Filarmônica 2 de Janeiro, de Jacobina, e Orquestra Flor do Meu Sertão, de Capim Grosso.
No final do mês, as cidades de Teixeira de Freitas, com o projeto Dando Corda Paz e Bem, e Porto Seguro, com os projetos Musicart e Orquestra Sinfônica do Descobrimento, no extremo sul do estado, receberão as visitas do NEOJIBA. Em todas as cidades contempladas, os grupos musicais organizam apresentações públicas, ao final do trabalho, com a participação especial dos monitores presentes. “Estas iniciativas são essenciais na propagação do conhecimento do NEOJIBA para outros grupos musicais. Durante o período de trabalho, os participantes trocam contatos, trabalham em grupo e fortalecem a rede orquestral”, conclui Adriano Cenci, supervisor de núcleos do programa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário