13/11/2013

Monumento histórico de Salvador recebe o espetáculo teatral Cartografia do Abismo


Foto: Filipe Cartaxo.

Em curta temporada no Forte do Barbalho, a montagem investiga os espaços de fronteira das relações de conflitos e comportamentos humanos.

Cartografia do Abismo, solo do ator baiano Caio Rodrigo, com direção do encenador cubano Luís Alberto Alonso, entra em cartaz no Forte do Barbalho (de 22/11 a 01/12), às sextas, sábados e domingos, 20h. A escolha da fortaleza, construída em 1638, tem a perspectiva de explorar a atmosfera e as possibilidades criativas de espaços cênicos desconstruídos, em construção ou abandonados, configurando assim lugares de confrontos e reflexão entre sujeira e assepsia, caos e organização social, oprimido e opressor, traçando um ritual de solidão e busca indefinida entre ator e personagem. Nesse contexto, chama à atenção para a preservação e valorização do patrimônio e se aproxima de públicos que nem sempre têm acesso ao circuito convencional.

Através da abordagem de textos do poeta e dramaturgo francês Antonin Artaud (1896 - 1948), do universo do pintor holandês Vincent van Gogh (1853 - 1890) e de referências e depoimentos pessoais do ator Caio Rodrigo, a ação cênica propõe a investigação dos espaços de fronteira entre os duplos Loucura/lucidez, ficção/realidade, linguagem/vida, provocando um constante questionamento sobre os nossos papéis sociais. Nesse contexto, Artaud, que também é autor de “Van Gogh, o suicidado pela sociedade”, hoje serve de referência para as mais avançadas correntes do pensamento crítico e da criação artística em suas diversas manifestações, tais como poesia, lingüística, psicanálise, filosofia, performance, intervenção, espetacularização e imobilidade.

Tido como louco pelas suas idéias e o conflito exposto entre seus delírios e a ordem social, entre seus pensamentos e a lógica normal do homem “saudável”, Artaud foi internado em vários manicômios franceses e submetido a tratamentos que na atualidade são duvidosos. Muitos dos seus escritos estavam relacionados conscientemente aos sistemas sociais imperantes, relacionado isto com o teatro como um espaço ético em diálogo com a sociedade e ao fenômeno da perda da lucidez, a perda da memória, consequências nefastas dos tratamentos daquela época.


CARTOGRAFIA DO ABISMO

De 22 de novembro a 1º de dezembro / Sexta a domingo, 20h.
Local: Barracão das Artes - Forte do Barbalho. Rua Aristides Ático, S/N, Barbalho. Próximo ao Colégio ICEIA.
Ingressos: R$10,00 (meia) / R$20,00 (inteira)
Classificação indicativa - 18 anos
Mais informações - www.teatroterceiramargem.com / Telefone: (71) 9134.3535

Nenhum comentário:

Postar um comentário