A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
09/02/2014
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA - “ITAPOÃ E SUA GENTE”
A localidade de Itapuã, originalmente uma aldeia de pescadores, foi projetada no cenário nacional e internacional pelas composições de Dorival Caymmi que, durante a década de 1930, convivia com o lugar como ‘veranista’.
A beleza de suas praias e de seu ecossistema de areia branca no qual estava inserida a Lagoa do Abaeté, passaram a atrair, assim, não só veranistas de Salvador – que construíam suas casas para temporadas de verão – como também turistas de várias procedências. A exposição tem como objetivo apresentar à comunidade local, aos soteropolitanos em geral, aos turistas, registros fotográficos de Itapuã feitos ao longo de mais de quatro décadas. São fotos que retratam a natureza, alguns traços culturais e pessoas que vivem/viveram na referida localidade.
A amostra reúne um conjunto de 60 fotografias de Fernando Barros que retratam a natureza de Itapuã, alguns de seus traços culturais e pessoas que vivem/viveram na referida localidade. Esses registros – alguns em preto e branco. Com texto de apresentação de Caetano Veloso, a exposição terá música ambiental será de canções que falam de Itapuã, sobretudo as de Dorival Caymmi numa justa homenagem ao centenário de seu nascimento que será celebrado em 2014. O evento contará também com um pocket show com o tradicional grupo do bairro, As Ganhadeiras de Itapuã. Produção de Luzia Moraes, na Casa da Música, a partir das 15h, aberto ao público.
Local : Casa da Música , Parque Metropolitano do Abaeté, Itapuã
Período: de 15 fevereiro a 15 de março de 2014
Produção: Luzia Moraes
Dados sobre o autor
O autor do evento, Fernando Barros, é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia e doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília com estágio na École de Hautes Études en Sciences Sociales na França. Publicou livros e artigos na área de sociologia da ciência e tecnologia. Atuou como analista de ciência e tecnologia do CNPq, entre outras atividades profissionais como sociólogo. Na área cultural, fez parte da equipe de organização de eventos como a ‘Festa de São João’ na cidade de Cachoeira no Recôncavo baiano, da Feira da Bahia em São Paulo e do ‘Balão de Ensaio’ em Brasília.
No campo das artes visuais, participou como assistente de direção e fotógrafo de cena de filmes experimentais dirigidos por Waly Salomão, Frederico Abreu e André Luís de Oliveira. Fez profissionalmente cobertura fotográfica de eventos promovidos pela Bahiatursa em São Paulo.
Mais recentemente, realizou exposições fotográficas apoiadas pela Fundação Cultural do Distrito Federal (2007) e pela Fundação Gregório de Mattos (2009).
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário