30/09/2014

NOB promove encontro para incentivar a autoestima de pacientes com câncer de mama e corrida para estimular hábitos saudáveis


Com o objetivo de levar informação e promover a autoestima em mulheres que enfrentam o câncer de mama, no dia 14 de outubro, das 14 às 17h, o NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) recebe a Campanha Encontro com a Autoestima, promovida pela AstraZeneca. A campanha é aberta a pacientes com câncer de mama e seus familiares ou cuidadores, porém as vagas são limitadas. No encontro, as convidadas assistem a palestra de quem já passou por um tratamento oncológico e têm a oportunidade de trocar experiências e tirar dúvidas. A programação conta ainda com um desfile, em que as mulheres são incentivadas a usar acessórios e posar para um fotógrafo profissional. Haverá também uma apresentação de dança com as integrantes do Grupo de Apoio e Ajuda Mutua Bem Viver . Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato através do telefone (71) 4009-7059 ou enviar nome completo, e-mail e telefone para comunicacao@nob-ba.com.br.

Durante o encontro, as participantes recebem informações em um material exclusivo, voltado para as próprias pacientes, com informações sobre a doença, tratamentos disponíveis, dicas para uma melhor qualidade de vida, autoestima e sexualidade, além de conselhos sobre como lidar com a doença.

Segundo a oncologista Gildete Lessa, diretora do NOB, “a Campanha Encontro com a Autoestima se alinha com a visão humanizada do Núcleo de Oncologia e com as ações desenvolvidas pelo Bem Viver, grupo de apoio e ajuda mútua formado por pacientes e seus acompanhantes e mantido pela clínica.” O grupo promove várias ações com o objetivo de incentivar a autoestima e garantir acolhimento, motivação e suporte psicológico para pacientes e familiares em tratamento de câncer, ajudando na superação da doença e mantendo a qualidade de vida dos pacientes”.

Corrida Outubro Rosa

Cerca de 30% dos casos de câncer podem ser prevenidos com alimentação adequada, atividade física e peso saudável. Apesar da obesidade sempre ter sido associada às doenças do coração, a gordura corporal também pode influenciar no desenvolvimento de diversos tipos de câncer.

Com a proposta de estimular hábitos de vida saudáveis e atividades físicas, o NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) promove, em parceria com o Núcleo da Mama, a 2ª Corrida Outubro Rosa no próximo dia 18 de outubro. A largada será às 7h30, do Kartódromo de Ipitanga em direção a Praia do Flamengo. Serão cinco quilômetros de corrida e três de caminhada. As inscrições podem ser feitas mediante a doação de duas latas de leite, que serão revertidos para as casas de apoio às crianças com câncer NACCI (Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil) e Casa da Criança Solange Fraga. Informações e inscrições através do telefone (71) 3443-0170 ou e-mail comunicacao@nob-ba.com.br.


Outubro Rosa

Movimento que começou nos Estados Unidos e ganhou o mundo, o Outubro Rosa é um mês de mobilização mundial para conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Ao longo do mês, instituições ligadas ao tratamento do câncer promovem várias ações educativas para chamar a atenção sobre a necessidade de prevenção. A cor rosa é associada à cor do laço que representa, mundialmente, a luta contra a doença. As primeiras ações do Outubro Rosa começaram em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi (EUA), onde foi criado o movimento voltado para a prevenção do câncer de mama. Iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, shoppings, empresas, pontes, teatros é uma das ações que marcam o mês.

Além dos fatores genéticos (mulheres cujas mães, irmãs ou tias tenham tido câncer de mama), vários fatores de risco podem favorecer o desenvolvimento da doença. A idade (mais de 40), a obesidade, o sedentarismo, dietas ricas em gordura de origem animal, tabagismo, menarca precoce (primeira menstruação) e menopausa tardia (última menstruação), a ingestão crônica de bebida alcoólica e o fato de nunca ter amamentado são alguns dos aspectos que podem contribuir para o surgimento da doença.

Sobre o NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia)



O NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) tem sua sede no bairro de Ondina, em Salvador, e conta também com unidades no Hospital da Bahia e no município de Lauro de Freitas, tendo como missão o acolhimento e a saúde integral do paciente oncológico. Para isso, conta com um corpo clínico formado por diversos especialistas, dentre oncologistas, hematologistas, reumatologistas, algologistas (tratamento da dor), nutricionistas e psicólogos que atuam juntos de forma transdisciplinar, com foco no atendimento humanizado e individualizado para garantir o melhor para o paciente. Sua equipe é altamente qualificada e comprometida com o aprimoramento contínuo. Informações: http://www.nucleodeoncologia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário