A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
07/10/2014
Estampas vencedoras “O Resto é mar”, “Juju”, “Geometria em movimento”, “Pitanga, a aquarela do Brasil”, “Coco verde” e “Quero-Quero”
De 14 a 22 de outubro, o Shopping Barra, referência na Bahia em moda e sofisticação, recebe a Exposição Alma Brasileira que exibe os 18 trabalhos vencedores do 2º Prêmio Estampa Brasil. Com o tema Verão, o concurso nacional oportunizou a estudantes, artistas, profissionais de design e outros interessados usarem a criatividade e talento na arte de produzir estampas.
A abertura da exposição no Barra, inédita no Norte e Nordeste, acontece durante coquetel para convidados na terça-feira (14), às 19h, na área da expansão, no 4º piso. Na ocasião também será lançado o livro Alma Brasileira 2014, que traz os 72 trabalhos finalistas, além de matérias, entrevistas e artigos sobre moda e estamparia. O projeto foi idealizado com apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e patrocínio da Lojas Renner.
O evento reserva mais um momento especial: um talk show com a participação da especialista em design de superfície Renata Rubim, que empresta seu talento e conhecimento na curadoria da segunda edição do concurso de estampas; de Mayume Hausen Mizoguchi, integrante e uma das pioneiras do núcleo de design de estamparia da Lojas Renner; de Juliana Frasca,gerente de estilo da Lojas Renner; e da jornalista Gabriela Cruz, editora do caderno Bazar, do jornal Correio. No bate-papo com o público, elas falarão sobre moda, design, estampa e o concurso, que teve seus vencedores revelados no dia 1º de outubro, em São Paulo.
“Estimular a criatividade e o talento sempre fez parte das ações de moda que o Shopping Barra promove ou apoia. Esse prêmio, em parceria com a Lojas Renner, que traz trabalhos tão bem elaborados e desenvolvidos pelos novos designers, vem para ratificar essa preocupação do shopping em inovar e impulsionar ainda mais a moda na Bahia”, destaca a gerente de Marketing do Shopping Barra, Karina Brito.
Julgado por uma comissão de peso, formada por profissionais consagrados nas áreas de design de estampas e moda, o 2º Prêmio Estampa Brasil destacou o primeiro, segundo e terceiro colocados, nas qualificações estudante e profissional em três categorias: natureza de verão, cardápio de verão, verão e movimento. Os autores das 18 estampas vencedoras receberam certificado e premiação em título de capitalização, e os primeiros colocados de cada categoria e qualificação também foram agraciados com troféu. As estampas poderão, ainda, estar na coleção de verão 2015 da Lojas Renner.
Na segunda edição, o concurso provocou os participantes a conceituarem a forma como construíram suas estampas, mostrando as referências que serviram como inspiração e base. A iniciativa pode ser conferida na qualidade dos mais de 1,6 mil trabalhos inscritos. “Percebemos o concurso numa crescente, tanto na qualidade técnica e defesa dos trabalhos recebidos como na qualificação dos participantes”, observa a curadora Renata Rubim. Cada participante pode inscrever até dois trabalhos por categoria. As inscrições, gratuitas, foram realizadas pelo site www.premioestampabrasil.com.br
Depois do Shopping Barra, a exposição Alma Brasileira, que já passou por São Paulo, seguirá para Porto Alegre (RS), de 28 de outubro a 2 de novembro.
PARTICIPANTES DO TALK SHOW
Renata Rubim
Especialista em design de superfície e curadora do 2º Prêmio Estampa Brasil, é autora do livro “Desenhando a Superfície”, primeiro no Brasil sobre o tema. Possui diversas premiações nacionais e internacionais.
Mayume Hausen Mizoguchi
Ex-diretora de criação e designer gráfica em grandes agências de propaganda, atendendo clientes de moda, é uma das pioneiras do núcleo de design de estamparia da Lojas Renner, onde atua desde 2013.
Juliana Frasca
Formada em Design de Moda pela Universidade Feevale e pós-graduada em Gestão Estratégica de Negócios pela ESPM, é gerente de estilo da Lojas Renner, atuando na concepção da coleção e no desenvolvimento de produtos do feminino adulto.
Gabriela Cruz
Jornalista, editora do caderno Bazar, suplemento dominical de variedades do jornal Correio. Cursou também Artes Plásticas e mantém relação próxima com a moda e estilistas da Bahia há pelo menos sete anos.
OS GANHADORES DO PRÊMIO ESTAMPA BRASIL 2014
Categoria NATUREZA DE VERÃO
PROFISSIONAL
1º lugar
Melissa Aguiar – Porto Alegre | RS
Estampa: Quero-Quero. Conceito: Sou de Santana do Livramento, na fronteira Oeste do Estado, e inspirada na fauna e flora dos pampas, redesenhei o quero-quero, uma ave muito encontrada nessa região, com formas geométricas que permitem criar diversas variações de forma e cor com o mesmo desenho. Um bichinho simpático e que tem a cara da região Sul.
2º lugar
Angelo Artimus – Cabo Frio | RJ
Estampa: Aqua Summer. Conceito: As cores do mar e dos rios se fundem nesta estampa, que foi criada em tons aquareláveis, misturando o charme das praias com riscos de flores tropicais. Araras sobrevoando as praias, dando um ar de tranquilidade e lazer. As cores remetem à alegria do Brasil, linhas livres e soltas dão o ar de liberdade.
3º lugar
Lúcia Bissoto Medeiros – São Paulo | SP
Estampa: Maracujá Doce. Conceito: A estampa é baseada na foto da flor do maracujá. Optei por essa flor porque, além de bonita e exótica, a meu ver representa o verão e o Brasil. O Maracujá é originário da América Tropical e pode ser cultivado o ano todo. O Brasil é o maior produtor, mas o maracujazeiro só floresce em condições de muita luminosidade, o que me remete mais ainda ao verão.
ESTUDANTE
1º lugar
Anna Carolina Caldas – Porto Alegre | RS
Estampa: O resto é mar. Conceito: Para esta estampa as cores do mar servem como plano de fundo. Os diferentes tons de azul misturam-se, criando uma estampa natural. As cores convidam para um mergulho na natureza e para relembrar memórias de um verão leve e inesquecível. É para se refrescar.
2º lugar
Isadora de O. Martinez Paulino – São Paulo | SP
Estampa: Trama natural. Conceito: Esta estampa foi inspirada nos “tapetes” que compõem as paisagens naturais. Um emaranhado de folhas, pétalas e penas que se mescla com as águas, flores e luzes, trazendo consigo a máxima expressão de paz e harmonia, transmitindo a espiritualidade do ambiente natural.
3º lugar
Maitê Cezar Rosa – Porto Alegre | RS
Estampa: Ararando. Conceito: Liberdade, beleza e cor são as essências desta estampa inspirada nos pássaros da fauna brasileira. Misturando a cor das araras com a modernidade do grafismo, a estampa é pura atitude e vibração. Pattern criado a partir de elementos desenhados manualmente com grafite 0.3 e coloridos digitalmente.
Categoria CARDÁPIO DE VERÃO
PROFISSIONAL
1º lugar
Jessica Schneider – Blumenau | SC
Estampa: Coco verde. Conceito: O coco é uma fruta que apresenta aroma característico, sabor delicioso e sutil e é extremamente nutritiva. Nos dias de verão na praia, o coco verde se faz presente, trazendo-nos sua água geladinha que refresca e hidrata. É essa fruta majestosa o principal elemento desta estampa, retratada com formas geométricas que simbolizam suas mil facetas, brindando-nos com os horizontes de coqueiros à beira-mar de verão.
2º lugar
Denise Kramer Wichmann – Novo Hamburgo | RS
Estampa: Taquareiras. Conceito: Os movimentos naturais das linhas do desenho buscam no olhar do espectador a forma escultural das taquareiras. A estabilidade das formas expressa a compatibilidade visual e desenvolve uma composição dominada por uma abordagem temática uniforme e coerente.
3º lugar
Andreia Faley – Porto Alegre | RS
Estampa: Listrado de verão. Conceito: Cortar e esticar as frutas de um cardápio de verão. A estratégia foi deixar somente sementes, polpa e casca com suas cores características de modo que, pese a modificação das suas formas, seja possível identificar os ingredientes dessa salada de frutas que poderia espalhar-se por quilômetros de praia.
ESTUDANTE
1º lugar
Marianne Alves Pimentel – Fortaleza | CE
Estampa: Pitanga, a aquarela do Brasil. Conceito: Com suas variações de cores, do vermelho intenso ao roxo, a pitanga me traz um sabor de quero mais. Sua frutescência é no verão, fruta odalisca solar, suas delicadas flores e sua textura me levaram para essa imagem que remete a uma aquarela tropical.
2º lugar
Isadora de O. Martinez Paulino – São Paulo | SP
Estampa: Kiwi Kiwi. Conceito: A estampa foi feita pensando-se em uma fruta refrescante no verão: o kiwi. A nuance de verdes que a compõe, junto ao brilho molhado que traz em sua polpa, foram traduzidos na harmonia de cores. Sua polpa estrelada com sementes contrastantes inspirou as formas do desenho.
3º lugar
Thaise Daria Rocha Farias – Belém | PA
Estampa: É de feira. Conceito: O conceito utilizado para a execução da estampa parte da realidade de que o meu cardápio de verão é feito na feira. As diversas cores, formas, texturas resultantes das frutas escolhidas para a confecção da estampa acabaram dando um ar divertido, multicolorido e que reflete o humor espontâneo e o lado bom do jeitinho e verão brasileiro.
Categoria VERÃO E MOVIMENTO
PROFISSIONAL
1º lugar
Chames Augusta Pianca – Porto Alegre | RS
Estampa: Juju. Conceito: A estampa originou-se de uma publicidade em que alguns guarda-sóis, entre outros objetos, estão dispostos. Na década de 20, uma tez bronzeada substituiu a pele clara e o guarda-sol foi relegado; porém, hoje, com maior conscientização ele se tornou um ótimo protetor. Nas areias, estão distribuídos t
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