07/10/2014

SALVADOR ABRE TOUR NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER DE PELE


Capital baiana será primeira a receber caminhão equipado que vai passar por seis cidades.

Os números chamam atenção. O câncer de pele não-melanoma é o tipo mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). De acordo com o órgão, 2014 deve terminar com mais de 180 mil novos casos. Se for diagnosticado precocemente, apresenta altos percentuais de cura.

De olho nessa realidade, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) começa em Salvador a 6ª edição do Tour Nacional de Combate ao Câncer de Pele. No próximo dia 11 (sábado), das 9h às 13h, um caminhão equipado com dois consultórios e sala de espera ficará estacionado na Praia do Jardim de Alah. Uma equipe médica especializada fará atendimento gratuito à população, orientando e esclarecendo dúvidas sobre a exposição ao sol e o uso adequado do protetor solar. Os pacientes atendidos no caminhão são encaminhados para tratamento, caso seja detectado câncer de pele.

A presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional – Bahia, Ariene Paixão, ressalta que a iniciativa tem um caráter educativo. “São inúmeros casos que podem ser evitados. Apesar de muita informação, grande parte das pessoas ainda não tem consciência sobre a exposição responsável aos raios ultravioletas. É uma oportunidade única”, revela. Da capital baiana, o Caminhão do Tour Nacional de Combate ao Câncer de Pele passará por mais cinco cidades em estados diferentes.

Roteiro do Caminhão do Tour Nacional de Combate ao Câncer de Pele:

11/10 – Salvador (BA)

18 e 19/10 – Penedo (AL)

25 /10 – Teresina (PI)

8 e 9/11 – Manaus (AM)

22 e 23/11 – Gurupi (TO)

29 e 30/11 – Campos dos Goytacazes (RJ)

Tipos de câncer de pele

Existem três tipos de câncer de pele: o Carcinoma basocelular (CBC), Carcinoma espinocelular (CEC) e o Melanoma. O CBC é o mais prevalente dentre todos os tipos de câncer. Surge nas células que se encontram na camada mais profunda da epiderme (a camada superior da pele), tem baixa letalidade e pode ser curado em caso de detecção precoce. Eles aparecem com mais frequência em regiões mais expostas ao sol, como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas.

Já o CEC é o segundo mais prevalente: manifesta-se nas células escamosas, que constituem a maior parte das camadas superiores da pele. Pode se desenvolver em todas as partes do corpo, embora seja mais comum nas áreas expostas ao sol, como orelhas, rosto, couro cabeludo, pescoço etc. É duas vezes mais frequente em homens do que em mulheres. Assim como outros tipos de câncer da pele, a exposição excessiva ao sol é a principal causa do CEC, mas não a única.

Finalmente o Melanoma. Trata-se do tipo menos frequente dentre todos os cânceres da pele. Tem o pior prognóstico e o mais alto índice de mortalidade. Embora o diagnóstico de melanoma normalmente traga medo e apreensão aos pacientes, as chances de cura são de mais de 90%, quando há detecção precoce da doença. O melanoma, em geral, tem a aparência de uma pinta ou de um sinal na pele, em tons acastanhados ou enegrecidos. Porém, quando se trata de melanoma, a “pinta” ou o “sinal” em geral mudam de cor, de formato ou de tamanho, e podem causar sangramento. Por isso, é importante observar a própria pele constantemente, e procurar imediatamente um dermatologista caso detecte qualquer lesão suspeita.

SERVIÇO:

O que: Tour Nacional de Combate ao Câncer de Pele

Quando: 11 de Outubro

Onde: Praia do Jardim de Alah

Horário de atendimento: 9h às 13h

Nenhum comentário:

Postar um comentário