31/03/2015

MORDE PIMENTA EM “CLARA NUNES - 32 ANOS DE SAUDADES”


“...Foi que o menino Deus chamou
E ela se foi pra cantar
Para além do luar
Onde moram as estrelas
A gente fica a lembrar
Vendo o céu clarear
Na esperança de Vê-la, sabiá...”

O quarteto MORDE PIMENTA presta tributo à “Sabiá” em sua temporada de roda de choro na Varanda do SESI Rio Vermelho, que acontece até o final do mês de abril, sempre as segundas-feiras, a partir das 20h, em noites de homenagens e descontração com amigos chorões.

Na noite de 06/04, o grupo homenageará a grande cantora CLARA NUNES, que há exatos 32 anos, em 02 de abril de 1983, “foi cantar para além do luar” deixando muitas saudades. Nesse singelo tributo, o Morde Pimenta se une as cantoras Juliana Ribeiro e Ione Papas para interpretar canções como
“O canto das três raças”, “O mar serenou”, “Embala eu”, “Ê baiana”, entre outras, além de vários outros músicos que se juntam espontaneamente à roda de choro, em uma parceria com a Hessel Produções / Pólo de Música da Bahia – POMBA e o Teatro SESI Rio Vermelho /FIEB.

O couvert artístico custa R$ 15,00.

MORDE PIMENTA - O Quarteto, que nasceu de uma seleção de novos talentos do choro de Salvador, tem a proposta de trazer as novidades dos choros que circulam pelo Brasil, sem deixar de resgatar e revestir os clássicos do choro, gafieira, samba, maxixe, dentre outras variações que compõem o primeiro ritmo urbano genuinamente brasileiro. Tem como componentes os músicos Daniel Velloso (violão 7 cordas), Peu Souza (bandolim 10 cordas), Saulo Tácio (pandeiro e efeitos) e Elisa Goritzki (flauta) e/ou Lucas Andrade (clarineta).

JULIANA RIBEIRO – A intérprete é um grande expoente no cenário da música brasileira. Dona de uma aplaudida performance de palco e admirada pela bela voz, surpreende quando faz da música um veículo de divulgação da pesquisa como historiadora e mestre em Cultura e Sociedade, que desnuda as origens do samba.

A carreira solo, iniciada em 2007, é marcada por apresentações em grandes palcos de Salvador e do Brasil. Já dividiu palco com grandes nomes da MPB como Jair Rodrigues, Riachão, Rosa Passos, Nelson Rufino, Paula Lima, Sandra de Sá, Dudú Nobre, entre outros.

IONE PAPAS – A intérprete deu início à sua carreira cantando em bares e corais da capital baiana e estreou o seu primeiro show no ano de 1987, no Teatro Vila Velha, intitulado “Seu garçom, faça o favor”, com composições do grande artista da música brasileira, o imortal Noel Rosa. Assim Ione enveredou pelo samba e em 1989 foi descoberta pela gravadora Dabliú Discos através de um concurso de talentos. Mais tarde, em 2000, teve oportunidade de gravar o seu primeiro álbum “Noel por Ione” pela mesma gravadora. Mais recentemente gravou o CD, “Na Linha do Samba”.

Clara Nunes por Paulinho da Viola -

"Clara Nunes sempre foi uma pessoa muito generosa. Era muito simpática com todo mundo, tinha carisma e luz. Nunca a vi enfurecida, aborrecida ou cobrando algo de alguém. Ela sempre se preocupava com os colegas e fazia questão de falar sobre os compositores que ela gravava e gostava. Clara era uma cantora que a gente ouvia e sabia imediatamente quem era. Tinha uma voz muito bonita e foi muito importante para o samba e para a música brasileira.

Clara era uma cantora que a gente ouvia e sabia imediatamente quem era. Tinha uma voz muito bonita e foi muito importante para o samba e para a música brasileira. Como intérprete, fez parte de uma geração de cantoras que você ouvia e sabia imediatamente quem era, porque elas tinham sua forma de interpretar, deixavam sua identidade na voz. Quando “Coração Leviano” foi gravada por Clara, se tornou um sucesso e isso me ajudou muito. Aonde eu chegava e cantava essa música, todo mundo cantava junto. E isso ela fez com inúmeros compositores. Outra virtude é que era portelense. Na Portela, as pessoas tinham um carinho muito grande por ela e esse carinho era recíproco. Sua morte prematura, no auge da carreira, foi um baque muito grande para todos nós."

* Citação da canção "Um Ser de Luz", de João Nogueira.

* Texto de Paulinho da Viola retirado do site: Rolling Stone - "As 100 maiores vozes da música brasileira

Serviço:
O quê: Quarteto MORDE PIMENTA & CONVIDADOS
Quando: até o final do mês de abril de 2015, sempre as segundas-feiras
Convidados dia 06/04: TRIBUTO À CLARA NUNES COM JULIANA RIBEIRO E IONE PAPAS
Horário: às das 20H
Onde: Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho
Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 - Rio Vermelho.
Couvert Artístico: R$ 15,00
Realização: Hessel Produções / POMBA (Pólo de Música da Bahia) e o Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.
Maiores Informações: Tel.: (71) 3321-5814 / 9160-9140

Nenhum comentário:

Postar um comentário