Otumfuo Nana Osei Tutu II, sua magestade Rei dos Ashanti(Gana) visitará a Escola do Olodum no próximo dia 16 de outubro
Mais uma autoridade mundial visitará o Olodum. Depois de recebido e participado das visitas de três Prêmios Nobel da Paz africanos, Desmond Tutu, Nelson Mandela da África do Sul e da ativista Leymah Gbowee da Libéria agora á a vez do monarca da nação Ashanti de Gana. No próximo dia 16 de outubro, às 15 horas ainstituição do Pelourinho receberá a comitiva do Rei de Gana.
O monarca será recebido por percussionistas, dançarinos, sombreiros e bandeiras. Na Casa do Olodum, o presidente João Jorge dará as boas vindas contando um pouco da historia e ouvirá as palavras da autoridade ganesa. Na sequencia haverá um coquetel e o encerramento com a banda e os cantores na sacada da Casa do Olodum.
“Os Ashanti vieram para a Bahia e o Maranhão, da costa do Ouro na África, e tem um poderoso simbolismo em todo o continente e na diáspora, por serem um dos pilares do Pan africanismo. A cidade do Rei Osei Tutu Kumasi e a base da Universidade NKrumah”, afirma João Jorge, presidente do Olodum.
Otumfuo Osei Tutu II é o 16º Rei dos Ashanti descendente direto do fundador do Império Asante, Osei Tutu I. Assumiu o trono em 26 de abril de 1999. Destaca-se como uma figura visionária, um grande líder dos Ashanti, compromissado com a preservação da herança cultural, ao mesmo tempo em que combina modernidade e tradição com vistas à promoção da paz e estabilidade, da educação, da saúde e do desenvolvimento econômico de seu povo.
Nascido com o nome de Barima Kwaku Dua, Otumfuo Osei Tutu II desde que assumiu o trono, foi hóspede oficial de inúmeros líderes mundiais, entre os quais a Rainha Elizabeth, do Reino Unido; a Rainha Beatrix, da Holanda, Sr. James D. Wolfensohn, ex-Presidente do Banco Mundial; Sr. Kofi Annan, no cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas; os Presidentes Nelson Mandela e Thabo Mbeki e da África do Sul. Ele também recebeu em seu Palácio vários Chefes de Estado e de Governo, além de Monarcas e membros de famílias reais da África, Europa e Ásia.
É Doutor Honoris Causa das seguintes universidades: Essex County College Newark, EUA (2001); University of Maryland, Eastern Shore, EUA (2001); Savannah State University, EUA (2001); University of Glasgow , Escócia (2001); Kwame Nkrumah University of Science/Technology, Gana (2001); University of Ghana, Legon, Gana (2004); Igbinedeon University, Okada, Nigeria (2007) e Metropolitan University, Londres, RU (2007). Ademais, foi convidado para ocupar o posto honorário de Reitor da Universidade de Ciências e Tecnologia, em Kumasi, Gana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário