26/04/2018

ABIH participa de reunião sobre Lei dos Direitos Autorais de Música na rede hoteleira



A diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-Bahia), Soraya Torres, participou de uma reunião, na última segunda – feira (23), com o deputado Roberto Britto e senadora Lídice da Mata, a fim de pedir apoio no Projeto de Lei 206/2012. A PL tem a finalidade de isentar o setor hoteleiro de pagar ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) pelas músicas que os hóspedes escutam dentro dos quartos.

A proposta mais avançada com relação ao assunto é o Projeto de Lei do Senado (PLS) 206/2012, da senadora Ana Amélia (PP-RS), que deixa claro que o uso de música dentro destes empreendimentos não pode ser considerado como execução pública. 

O Ecad é um escritório privado brasileiro que entrou com ações  judiciais para cobrança de direitos autorais de execução pública musical inclusive nos apartamentos de hotéis, pousadas e motéis, no que se refere ao uso de aparelhos de rádio e televisão.

De acordo com o Soraya Torres, diretora da ABIH-Bahia, os estabelecimentos hoteleiros são assinantes de TV acabo, e a empresa fornecedora do serviço já paga essa taxa ao Ecad. “Pelo Código Civil de 2002, essa cobrança só é devida para quem comercializa as obras e hotéis não comercializam obras musicais ou literomusicais,  hotéis comercializam diárias”, afirma.

Ementa

Acrescenta o 3º-A ao art. 68 da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, para que não se considere como execução pública a utilização de composições musicais ou literomusicais nas unidades de frequência individual e de uso exclusivo do usuário, nos empreendimentos destinados à prestação de serviços de hospedagem.

Explicação da Ementa

Acrescenta § 3º-A ao art. 68 da Lei nº 9.610/98 (Lei dos Direitos Autorais), para não considerar como execução pública, para fins de cobrança de direitos autorais, a execução, pelos hóspedes, de obras musicais ou audiovisuais em âmbito privado nos quartos de hotéis, pousadas e motéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário