26/04/2018

Pesquisa revela perfil do jovem soteropolitano e sua relação com o mercado de trabalho





Aproximadamente 90% dos jovens soteropolitanos sonham em chegar ao nível superior. O dado foi revelado pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social – IJCPM na pesquisa do “Perfil do Jovem do Instituto JCPM”, divulgada terça-feira, 24 de abril, Dia do Jovem Trabalhador. O anúncio foi feito durante uma programação especial de palestras, exposições e apresentações musicais, realizados nas unidades do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping. O estudo ainda traçou o perfil atendido em outras três capitais nordestinas onde o IJCPM está presente: Recife, Fortaleza e Aracaju.

Dentro do trabalho desenvolvido pelo Instituto, que atua desde 2011 na capital baiana, aproximadamente 4,6 mil jovens foram certificados nos cursos de qualificação profissional e elevação da escolaridade, e mais de 25% deles estão inseridos no mercado de trabalho, seja nos centros comerciais ou empresas externas. Os números confirmam o interesse nas oportunidades oferecidas pelo Instituto, tendência revelada pela pesquisa, que entrevistou 1,3 mil jovens atendidos, de 16 a 24 anos, cuja maioria está inserida em famílias de baixa renda.

Os jovens contemplados pelo IJCPM do Salvador Shopping são moradores de Pernambués, Boca do Rio e Saramandaia. Já a unidade do Salvador Norte Shopping atende o público de São Cristóvão, Jardim das Margaridas e Cassange. O estudo aponta também as principais dificuldades vividas nos bairros em que residem: falta de segurança (44%), problemas de saneamento (20%) e ausência de opções de lazer (12%).

As condições adversas, no entanto, não afastam o otimismo e a proatividade na busca por oportunidades, o que leva boa parte ao Instituto JCPM de Compromisso Social. O estudo constatou que 37% dos jovens que procuram o IJCPM visam adquirir mais conhecimento, enquanto 21% buscam apoio para a conquista de um emprego e 18% desejam melhorar a sua qualificação no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário