26/04/2018

DIA MUNDIAL DA DANÇA: BALÉ MUDA A VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BAIRRO DA PAZ

Foto: BaPress.

Só o ser humano pode dançar. A capacidade de movimentar o corpo seguindo determinado ritmo ou como forma de expressão envolve a humanidade desde a antiguidade e não é à toa que o dia 29 de abril foi instituído como Dia Mundial da Dança. No Bairro da Paz, a dança age como elemento de transformação social. São mais de 100 crianças e adolescentes impactados pelas aulas de balé ministradas gratuitamente pela Santa Casa da Bahia no Programa Avançar.

A iniciativa foi implantada em 2017 e atende crianças e adolescentes de 7 a 13 anos. As aulas acontecem todos os dias (exceto as quintas-feiras), das 16h30 às 18h30. Para participar, é bem simples: basta se dirigir ao Avançar e se cadastrar. Assim que a vaga é aberta, o aluno é chamado. No momento, existem quatro turmas, com uma média de 15 alunos em cada.

Ananda Vitória Passos, de 7 anos, está entre as crianças que participam das aulas. Ela revela que adora dançar e já tem planos para o futuro. “Quero ser professora de balé”. A menina, que está no 2ª ano do Ensino Fundamental, frequenta o curso de balé duas vezes por semana e aproveita para destacar o que mais adora nas aulas: “Fazer o passo plié”.

“A implantação do curso de balé era um desejo antigo da comunidade. Percebíamos que muitas meninas tinham esse sonho”, declara a coordenadora de Projetos Comunitários da Santa Casa, Martha Verônica. Ela relata que normalmente o balé ainda é algo caro para a realidade da comunidade local, por isso a importância de iniciativas que promovam o acesso à atividade.

Os participantes do curso já fizeram duas apresentações para o público desde que as aulas iniciaram no ano passado – ambas no Avançar – e a transformação na vida dos alunos tem acontecido. Dentre as crianças que passaram por lá, duas ganharam bolsa integral na seleção da Ebateca Escola de Ballet, instituição considerada referência na área no estado. 

Programa Avançar
O Avançar - Centro de Referência em Promoção Social e Capacitação foi inaugurado em 2009 pela Santa Casa da Bahia com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social do Bairro da Paz. O espaço promove acesso a formação profissional, geração de emprego e renda, educação para cidadania, cultura e lazer, para crianças, jovens e adultos moradores da comunidade, totalizando cerca de 2.700 pessoas atendidas por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário