26/04/2018

PRÊMIO ADEMI-BA: 24 ANOS VALORIZANDO A CONSTRUÇÃO CIVIL BAIANA



Empenhada em sempre valorizar e promover o crescimento do segmento da construção civil baiana, a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI-BA), comemora os 24 anos do Prêmio ADEMI-BA no dia 10 de maio. Para este ano, o regulamento foi reformulado e as categorias foram aperfeiçoadas dando mais visibilidade e credibilidade à premiação, além de contar novamente com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Com o objetivo de gerar mais visibilidade a projetos que se destacaram no setor, incentivando as empresas associadas a seguirem investindo em empreendimentos, a fim de mudar o cenário local e reaquecer a economia, a premiação nomeia os destaques em seis categorias: Empresa do Ano, Lançamento Imobiliário, Empreendimento Residencial, Empreendimento Comercial, Loteamento / Urbanização e Habitação Econômica.

 “Sofremos muito nesses últimos anos e, com a retomada do crescimento e a melhoria nas condições de financiamentos, o mercado respira novos ares, as empresas se motivam e buscam no Prêmio Ademi o reconhecimento. A minha expectativa para o prêmio 2018 é a melhor possível ”, explica Antônio Medrado, vice-presidente da ADEMI e responsável pela realização do evento.

Desde 1994, quando foi criado, diversas empresas foram consagradas pela ousadia, originalidade e funcionalidade de seus projetos. Nomes como MVL Incorporadora, Graute Empreendimentos, CONIE Empreendimentos, além de outros exemplos de sucesso, como a Cyrela Andrade Mendonça e a OR.

 “Ao inaugurar um novo empreendimento, a construtora responsável também está entregando novos sonhos, empregos e facilidades para a cidade. Por isso, o Prêmio ADEMI nunca foi apenas um troféu, ele é a consagração de um trabalho diário feito em equipe para a valorização, crescimento do mercado imobiliário e desenvolvimento do nosso estado”, afirma o presidente da Associação na Bahia, Claudio Cunha.

HISTÓRIA – Ainda na década de 1990, o engenheiro civil e então presidente da ADEMI, Mário Gordilho, trouxe esta iniciativa para a Bahia com o intuito de abrir portas para os investimentos das grandes empresas do mercado. “A criação do prêmio foi uma ideia acertada, já que mantém sua força mesmo com o passar dos anos”, comemora.

Ser reconhecido por uma instituição de tanta força e representatividade como a ADEMI é uma grande motivação para os concorrentes ao troféu, defende Gordilho, já que vencer o Prêmio ADEMI-BA é possuir grandes referências associadas ao nome da construtora, além da exposição e visibilidade que naturalmente é dada nesta ocasião.

O ex-presidente também acredita que as premiações de grande porte estão cada vez mais importantes e valorizadas, já que o mercado está mais competitivo. “É uma oportunidade de se vender como uma empresa premiada, dando um upgrade em suas estratégias de marketing”, finaliza.

NOVIDADE – Já reconhecido por sua tradição e credibilidade, o Prêmio chega à edição 2018 com uma novidade: a categoria Inovação Acadêmica, que premiará projetos de estudantes universitários das áreas de Arquitetura, Engenharia e cursos técnicos de graduação e de pós-graduação. Os temas do desafio foram escolhidos através de uma pesquisa sobre inovação realizada entre os associados. A partir dela, questões importantes para o setor que precisam de mais pesquisa e desenvolvimento para aplicabilidade foram evidenciadas e colocadas em pauta.

São elas: Building Information Modeling (BIM), Kit elétrico industrializado, fachada ventilada, concreto auto adensável, controle de qualidade de projetos, contra piso auto adensável, matriz de risco de incorporação imobiliária conforme norma de desempenho, sistema de comissionamento e entrega de empreendimentos imobiliários, impermeabilização com poliureia, impressões 3D, projeto de esquadria, banheiro industrializado e sistemas construtivos e/ou produtos mais eficientes no uso da água potável.

“O prêmio é um resgate dessa parceria entre as universidades e a indústria. Ele serve como uma aproximação do meio acadêmico com as construtoras através da pesquisa, levando os temas estudados nas salas de aula para a realidade e bonificando os melhores trabalhos”, explica o diretor da ADEMI, Alexandre Landim, responsável pela nova categoria do prêmio.

No total, foram 38 inscritos de diversas universidades, de onde foram selecionados os dez melhores trabalhos através de um colegiado de professores. No dia 20 de abril, os associados escolheram os dois melhores trabalhos, um de graduação e outro de pós-graduação. Os vencedores, um de cada categoria, serão conhecidos no dia do evento e ganharão, além do prêmio, as inscrições, passagem, traslado, alimentação e hospedagem para participar do Encontro Nacional da Construção Civil (ENIC 2018), que acontece em Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário