23/07/2018

Espaços de cultura em Salvador e Vitória da Conquista comemoraram nova fase e convocam comunidade artística para ocupação



A comunidade artística baiana e o público comemoram no mês de julho dois importantes espaços para a dinamização cultural e a valorização das variadas linguagens e expressões. O Estado da Bahia entregou no dia 03, no município de Vitória da Conquista, o novo e revitalizado Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, principal equipamento cultural disponível na região. No dia 05, em Salvador, a entrega da nova Sala do Coro marcou a conclusão da segunda etapa do projeto do Novo TCA.

Em comemoração, foram lançadas convocatórias para a ocupação de ambos os espaços. O CCCJL já realizou seleção e está recebendo a programação do ReConquista, uma edição especial da convocatória Ocupe Seu Espaço, que garantiu a agenda de atividades no espaço dos meses de julho a setembro. Selecionado por meio da convocatória, no último dia 15, o cantor Edson Gomes, ao lado do filho, Jeremias Gomes, esteve à frente da reinauguração do anfiteatro do Centro. Entre os próximos destaques, entre os dias 26 e 29 de julho, a Cia Patifaria de Teatro chega a Vitória da Conquista com a peça A Bofetada, que neste ano completa 30 anos de encenação. Além de eventos e apresentações artísticas confirmados até setembro, o CCCJL também recebe atividades formativas de capoeira e de artes circenses.

Quem não se inscreveu no ReConquista não precisa ficar triste, pois já foi aberta uma nova oportunidade. A 4ª chamada do Ocupe Seu Espaço, aberta no último dia 13, segue até 27 de julho recebendo propostas de Ocupação de pautas artístico-culturais dos Espaços Culturais da SecultBA no período de 01 a setembro a 14 de dezembro de 2018. O Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima está entre os 14 espaços na Bahia que abrem suas portas para a convocatória que visa selecionar propostas artístico-culturais nas áreas de teatro, circo, música, dança, artes visuais, artesanato, literatura, audiovisual, videomapping, performances, discotecagem, culturas digitais, economia criativa, culturas populares, culturas identitárias, formação artística e/ou cultural. Mais informações no site www.cultura.ba.gov.br.

Para a ocupação da Sala do Coro do TCA, também foi lançada, no último dia 16, uma convocatória especial. As inscrições permanecem até 31 de julho nos sites www.tca.ba.gov.br ewww.fundacaocultural.ba.gov.br.  O chamamento sistematiza normas, critérios e prazos, para selecionar uma programação para realização entre 1º de setembro e 16 de dezembro de 2018. Os selecionados terão gratuidade de pauta. Podem participar propostas de teatro, dança, circo, música, artes visuais, audiovisual, literatura, performances, mostras e festivais, assinadas por pessoas jurídicas de natureza artístico-cultural sediadas na Bahia.

Sobre as obras - No Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, foram realizados tanto os serviços previstos no Projeto de Segurança e Combate a Incêndio, quanto melhorias na parte civil, como: reinstalação das portas de emergência em local visível com substituição das mesmas e instalação de barras anti-pânico, instalação de guarda-corpo na sala principal, instalação de piso tátil (com adequação às normas de acessibilidade), aquisição de extintores de incêndio, instalação de luminárias de emergência, sinalização retrorrefletiva de emergência, revisão da bomba de recalque, revisão de hidrante e mangueira de incêndio e revisão elétrica. A readequação também incluiu pintura, revisão das esquadrias de madeira e vidro, recuperação de piso, telhado e forro da sala de espetáculos, pavimentação da área externa, projeto de paisagismo, revisão do sistema de ar condicionado e substituição de luminárias. Além disso, houve requalificação técnica do espaço, com instalação de novas poltronas, vestimentas cênicas ignífugas e equipamentos de iluminação, como mesa de iluminação cênica, dimmer box e lâmpadas cênicas.

Espaço tradicional da difusão das artes da Bahia, a Sala do Coro do TCA, em Salvador, adquiriu uma nova configuração espacial para o palco e a plateia, tendo a flexibilidade de formatos como fundamento. Múltiplos arranjos são possíveis com a arquibancada retrátil, que oferece versatilidade cênica para criadores, adaptando ao tipo que se desejar – palco italiano, arena, semiarena, cena aberta etc. Intervenções técnicas e de estrutura também incluíram a reformulação do foyer, modernização dos equipamentos de sonorização, qualificação de acústica e cenotecnia, renovação do sistema de ar-condicionado, reforma dos sanitários e camarins

Nenhum comentário:

Postar um comentário