07/08/2018

As Mulheres Abayomi na Flipelô


Livro que será lançado oficialmente em novembro será apresentado durante a programação da 2ª Festa Literária Internacional do Pelourinho

Reverenciando ancestralidades, a história do livro As Mulheres Abayomi, do escritor baiano Adilson Passos, será contada nesta quinta-feira, dia 9, no segundo dia da programação da Flipelô. O encontro com o escritor acontece às 10h na Casa das Editoras Baianas. No sábado, dia 11, Adilson volta a contar o que motivou a existência do livro, ainda na programação da festa literária, às 11h, no Terreiro de Jesus, com as bibliotecas públicas.
Símbolo de resistência, tradição e poder feminino‎, as bonecas Abayomi contribuem para o reconhecimento do valor da identidade negra do povo brasileiro, um referencial positivo para o imaginário do universo infantil. O livro As Mulheres de Abayomi, que será lançado em novembro pela Solisluna Editora, fala sobre igualdade de direitos e deveres, respeito e amor fraterno, pontuando a força guerreira criativa das mulheres como alquimia de transformação. As pequenas bonecas Abayomis, feitas de retalhos de pano e confeccionadas sem cola e sem costura, apenas com nós e amarrações, simbolizam amor, proteção e tudo de melhor que uma pessoa pode dar de si mesmo.
“É muito bom poder participar da Flipelô um evento de valorização da literatura e do conhecimento, com autores baianos e nacionais. Gosto de pensar que esse primeiro livro, feito com muito carinho, pode contribuir de forma lúdica para a valorização dos diferentes papeis da mulher na sociedade e para uma consciência de cooperação mutua e harmoniosa entre as pessoas, independente do gênero delas”, conta Adilson.
Sobre o Autor
Adilson Passos nasceu em Salvador, Bahia, é designer, formado pela Universidade Federal da Bahia e ilustrador. Desde a infância é apaixonado pelo desenho, pelo som das palavras cantadas e mais tarde veio o gosto pela leitura. Neste livro faz a união entre imagens e palavras, com o sonho de alcançar leitores de todas as idades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário