07/08/2018

EXPOSIÇÃO DE CARROS ANTIGOS ACONTECE NO SHOPPING DA BAHIA


Modelos raros estão em exibição nas alamedas do shopping até o sábado, 11 de agosto, quando acontece também encontro de colecionadores  


A nostalgia e o encanto dos carros antigos chegam ao Shopping da Bahia. Até esse sábado, 11 de agosto, três modelos de automóveis estarão expostos nas praças Alameda das Grifes, Alameda Godofredo Filho e Alameda Luis Gama. A iniciativa é em parceria com o Clube de Carros Antigos da Bahia – Veteran Car Bahia. Os modelos são o Ford T, de 1919, o Aero Willys Itamaraty, de 1969, e o Karmann-Ghia, de 1968.

Para encerrar a exposição, no sábado, 11, acontece um encontro de colecionadores no Estacionamento I1. A expectativa é reunir mais de 50 carros antigos. Participam os clubes: Veteran Bahia, Clube do Opala, Clube do Fusca, Fuscaria e Clube do Chevette.

Segundo o presidente do Veteran, Eduardo Tannus, “a paixão por carros é comum à maioria dos brasileiros. Os carros antigos relembram a sofisticação e o requinte da era de ouro do automobilismo”.  Para a gerente de marketing do Shopping da Bahia, Mayara Diniz, “a curiosidade por modelos de carros emblemáticos estará agora ao alcance dos olhos do público em uma rara oportunidade”.

O clube Veteran existe há 12 anos e se reúne em feiras e exposições desde 2006, atraindo um grande público de adultos e crianças interessados no design de época e nas estruturas curiosas de chaparia. Com isso, é possível também acompanhar a evolução da indústria de carros ao longo dos anos.

O clube possui 65 associados na Bahia, sendo vinculados à Federação Brasileira de Carros Antigos. No primeiro sábado de cada mês, acontece encontro no Parque da Cidade e no primeiro final de semana de dezembro encontro baiano de carros antigos na Praça do Campo Grande, que costuma reunir até 200 veículos.

Modelos em exposição

Ford T - foi o modelo que se tornaria o primeiro carro popular da história. O Ford T conquistou o público americano e de outros países. Em 1914 foi iniciada sua fabricação na Argentina. Em 1917 é lançado o caminhão Modelo TT A diretoria da Ford motor Company em Highland Park, Michiglan, decidiu que era hora de o Brasil ter sua primeira linha de montagem de carros e Picapes. Assim em 1919 passaram a ser construídos por 12 operários em um Galpão no centro de São Paulo a partir de peças encontradas nos EUA. Era o tímido começo da indústria Automobilística nacional.
Aero Willys Itamaraty - foi um automóvel sedan fabricado pela Willys Overland do Brasil entre 1960 e 1971. Em 1961 a diretoria da Willys Overland do Brasil tomou a decisão de inovar completamente o Aero Willys e torná-lo um carro com estilo próprio e linha inédita no catálogo internacional. Assim, foi lançada uma versão mais luxuosa batizada de Itamaraty, em homenagem ao palácio do Itamaraty, também chamado de Palácio sobre Rodas. O Itamaraty vinha equipado com acessórios a época sofisticados como bancos de couro e ar condicionado. O veículo participou de alguns seriados como Quincas Berro D’àgua e Irmã Dulce, além da novela O Velho Chico.

Karmann-Ghia - Projetado pela empresa italiana Carrozzeria Ghia, e construído pela empresa alemã Karmann, foi o automóvel esportivo produzido pela Volkswagen, para atender as demandas de um novo modelo esportivo e de luxo. Produzido inicialmente na Alemanha e, mais tarde, também no Brasil. A Karmann abriu sua fábrica no Brasil em 1960 e, dois anos depois, começou a fabricar o Karmann-Ghia.

Serviço

O que: Exposição de Carros Antigos
Quando: 6 a 11 de Agosto de 2018
Onde: Shopping da Bahia
Horário: 9h às 22h
Valor: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário