01/08/2018

PREMIADO MUNDO AFORA, FILME BAIANO ‘JONAS E O CIRCO SEM LONA’ ESTREIA EM SALAS DE CINEMA NO URUGUAI



 
 
 
“JONAS E O CIRCO SEM LONA”, longa-metragem baiano da Plano 3 Filmes, estreou comercialmente em salas de cinemas de Montevidéu e permanecerá em cartaz por pelo menos mais duas semanas. O filme, que teve o apoio do Edital Arte em Toda Parte, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), está sendo exibido de quinta a domingo na Sala B – Auditório Nelly Goitiño, e, na última sexta-feira, teve sala cheia em sessão que contou com a presença da equipe.
 
Estrear comercialmente fora do país não tem sido, ao longo dos anos, um feito muito comum para filmes baianos. Segundo a diretora, Paula Gomes, “essa estreia representa uma grande conquista para o cinema local e aponta, não só, para o quanto viemos avançando nas últimas décadas, como também para o grande potencial que temos hoje de cruzar fronteiras e internacionalizar a nossa produção”.
 
O documentário conta a história real de Jonas, que aos 13 anos, tem uma difícil missão: administrar o circo que ele mesmo fundou no quintal de sua casa. Neto de artistas circenses, o garoto tenta manter a paixão da família através do seu circo improvisado, na periferia de Salvador. O dia a dia deste artista-mirim do circo é mostrado no documentário
 
O filme também discute a educação no Brasil através do dilema de Jonas. Sem incentivo da escola e dos professores, o garoto quer deixar os estudos de lado para se dedicar totalmente a sua paixão. Mas a mãe não abre mão do futuro do filho e vê nos estudos a grande oportunidade.
 
O longa estreou em salas de cinema do Brasil no ano passado, com ótima recepção pelo público e crítica, e já percorreu mais de 30 festivais pelo mundo, recebendo 13 prêmios em países como México, Estados Unidos, Espanha e França. Foi também o único representante latino-americano no IDFA – International Documentary Film Festival Amsterdam / First Appearance Competition. No Brasil, ganhou prêmios de Melhor Longa pelo Júri Especial no Festival Panorama de Cinema 2016, Prêmio Destaque do Cine Esquema Novo 2016 e Menção Especial do Júri do Cachoeira Doc 2016.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário