09/08/2018

"UNICÓRNIO", DE EDUARDO NUNES, ESTREIA DIA 16 DE AGOSTO



Patrícia Pillar, Zécarlos Machado, Lee Taylor e a estreante Barbara Luz estão no elenco.

Foto: Divulgação.

"Unicórnio", de Eduardo Nunes (Sudoeste), estreia dia 16 de agosto nos cinemas. O filme teve sua première internacional no Festival de Berlim de 2018 na Mostra Generation, que é dedicada a títulos com temas ligados aos jovens, foi exibido na Première Brasil no Festival do Rio do ano passado e convidado para diversos festivais internacionais. "Unicórnio" é uma produção da 3 Tabela Filmes, em coprodução com Canal Brasil. O longa terá distribuição da Vitrine Filmes e integra o projeto Sessão Vitrine Petrobras.

A história é uma adaptação de dois contos de Hilda Hilst, "O Unicórnio" e "Matamoros"Na trama, Maria, vivida por Barbara Luz, aguarda com a mãe, interpretada por Patrícia Pillar, a volta de seu pai (Zécarlos Machado). A relação das duas muda com a chegada de um outro homem (Lee Taylor) à rústica casa de campo em que moram.
"Acredito que a literatura de Hilst, onde a poesia é uma presença forte mesmo em sua prosa, não permite uma adaptação convencional para o cinema", explica o diretor. "Para mim, a única forma de realizar este projeto era filmar a impressão que o livro criava em mim enquanto eu o lia, pois não há uma narrativa linear. Por isso, a experiência sensorial e o tempo narrativo de 'Unicórnio' são tão importantes; o entendimento deste filme passa pelas sensações que ele provoca, por uma experiência imersiva".

Sobre o trabalho com as duas protagonistas, o diretor comenta: "A Patricia é uma atriz maravilhosa, com quem eu sempre quis trabalhar. Ela tem muita técnica e estuda bastante o roteiro antes da filmagem. Já a Bárbara, fez neste filme seu primeiro trabalho como atriz, e - por isso mesmo - sua atuação era muito intuitiva; o que funcionou muito bem para a personagem. Foi muito bonito ver as duas juntas em cena; percebíamos uma verdade de sentimentos."

Rodado em dezembro de 2016 na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, "Unicórnio" contou com a mesma equipe técnica do filme anterior de Nunes, "Sudoeste", que recebeu 23 prêmios internacionais e foi exibido em mais de 30 países. A fotografia do filme é de Mauro Pinheiro Jr, ABC, direção de arte de André Weller, Zé Nogueira é responsável pela trilha sonora, Flávio Zettel na montagem, Luciana Buarque como figurinista e Izabella Faya e Fernanda Reznik como produtoras.

Os filmes que fazem parte do projeto "Sessão Vitrine Petrobras" têm pelo menos uma sessão diária com horário fixo, nos mesmos cinemas de mais de 20 cidades. Os filmes ficam em cartaz por no mínimo duas semanas em cada cidade e os ingressos tem valor reduzido, custando no máximo R$12.


Sinopse
Maria (Barbara Luz), uma menina, está sentada num banco ao lado de seu pai (Zécarlos Machado). A conversa que eles têm ali, conduz a narrativa do filme: acompanhamos a história na rústica casa de campo, onde ela mora com a mãe (Patrícia Pillar), e aguardam a volta deste mesmo pai. A relação entre Maria e a sua mãe muda com a chegada de um outro homem (Lee Taylor).

Elenco
Patrícia Pillar
Zécarlos Machado
Barbara Luz
Lee Taylor

Ficha Técnica
Direção e Roteiro: Eduardo Nunes
Produção Executiva: Fernanda Reznik & Izabella Faya
Diretor de Fotografia: Mauro Pinheiro Jr, ABC
Diretor de Arte: André Weller  
Figurino: Luciana Buarque
Montagem: Flávio Zettel, EDT     
Música: Zé Nogueira
Desenho de som: Bernardo Adeodato, Gabriel d’Angelo, Bruno Amelin, Cristiano de Abreu
Animação: Marão     
Empresa Produtora: 3 Tabela Filmes
Coprodução: Canal Brasil 
Produtora associada: Patrícia Pillar
Distribuição: Vitrine Filmes
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário