08/08/2018

Vem aí a segunda edição do Festival Gastronômico do Caranguejo


FOTOS: DIVULGAÇÃO
Depois de receber mais de 20 mil pessoas em 2017 para o evento, Canavieiras se prepara para 2018



A vontade de comer um bom prato conhecer umas das cidades praieiras mais bonitas da Bahia levou mais de 20 mil pessoas no primeiro ano do Festival Gastronômico do Caranguejo. Em 2018, o evento já tem data para acontecer. Entre os dias 6 e 9 de setembroCanavieiras recebe a segunda edição do evento, com atrações musicais culturais, cozinha show (Casa do Chef), pratos típicos e gastronomia com o crustáceo mais amado do Brasil.


primeiro dia (06 de setembro) começa com a abertura oficial, seguido por desfile temático e a abertura da Casa do Chef com o curador do evento Junior França. Durante os quatro dias o espaço receberá diversos profissionais, sendo locais e convidados, que apresentarão e ensinarão pratos onde a iguaria é a estrela. Entre os principais nomes estão o Chef Charles Silva do Rio de Janeiro, Henrique Cruz de Salvador, Clécio Campos, Dani Façanha e Marli Catarina. Haverá também a escolha da Musa do Caranguejo com 15 candidatas da cidade representando toda a beleza local e shows.
             
grande atração do dia 07 (sexta-feira) é o Caranguejodromo, um espaço onde acontecerão concursos temáticos como quem come mais caranguejo ou quem cata a sua carne mais rápido. Esse também será o local onde os turistas poderão degustar o tão amado “caranguejo toc toc”, que é o ato de comer o crustáceo com o martelinho. Ainda na sexta-feira terá a Feira da Agricultura Familiar, Cerimonial 7 de setembro, Desfile Temático/CívicoApresentações Culturais Aula Casa do Chef.

O evento ainda conta com feira de artesanato, apresentações culturais locais, palestras temáticas sobre a preservação dos mangues e do caranguejo, stand de exposições voltados para a história do crustáceo,palco de shows alternativo e palco principal que receberá nomes de peso nacional.

parte gastronômica foi amplamente trabalhada com os restaurantes cadastrados que elaboraram pratos especiais sob a supervisão do chef Junior França. Durante todo o mês de agosto os donos dos estabelecimentos e o curador estiveram em workshops e reuniões para montar um cardápio onde. se pode apreciar bolinho de poã, poã a milanesa, poã recheada, casquinha de caranguejo, moqueca e caranguejo ao molho.

A história do evento é muito antiga em Canavieiras, em 1994 aconteceu o primeiro Festival do Caranguejo com shows musicais, nos anos seguintes uma feira de negócios passou a integrar a festa. Apenas em 2017, onze edições depois, o foco passou a ser gastronômico estimulando os restaurantes locais a criar pratos especiais para a data. 
   
Junior França - Natural de Jequié, deu seus primeiros passos na culinária em um restaurante Italiano de massas caseiras em Itacaré. Após passear por vários estilos nos estabelecimentos locais alçou vôos mais alto e foi trabalhar na Espanha, em Valência, tornando-se Chef de brigada do Restaurante Burdeos In Love, um dos mais visitados. No retorno ao Brasil especializou-se em comida baiana e abriu seu próprio restaurante em Itacaré, o que o levou a participar de diversos festivais gastronômicos tornando-se em 2016 curador do Festival Sabores de Itacaré 2016. Já em 2017 assumiu a curadoria do 1º Festival Gastronômico do Caranguejo.   

Hoje tem como trabalho resgatar a gastronomia local por onde passa com base na agricultura familiar, agregando valor.

O local - Canavieiras tem um dos maiores habitat do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) que vivem exclusivamente áreas de manguezal, sendo esse um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, provendo uma farta oferta de alimento e retém detritos, com sumária importância para a vida de várias espécies marinha e também para as que habitam a área de transição.

A cidade se destaca como uma das mais relevantes na culinária de peixes, mariscos e envolvidos dentre as cidades do litoral da Bahia. Uma variada oferta de produtos compõem os cardápios de bares e restaurantes do município. Com caranguejo são feitos catados, moquecas, mariscadas, Paella,  Caranguejo Cozido, Puãs Empanadas, saladas, tapiocas, pizzas, lasanhas e casquinhos, o famoso prato Cabeça de Robalo, de origem e exclusivo da culinária Canavieirense.






Nenhum comentário:

Postar um comentário