08/08/2018

Roda de conversa com Makota Valdina e oficinas gratuitas encerram intercâmbio Brasil Angola



Os artistas baianos Annie Ganzala, Ananda Santana e Eder Muniz, que estiveram em Luanda no início deste mês para participar de um intercâmbio com grafiteiros angolanos, realizam uma oficina gratuita de grafite para estudantes de escolas públicas de Salvador. O workshop com técnicas utilizadas na arte de rua acontece nesta sexta-feira, 10, e no sábado, 11, e faz parte do projeto “África e Diáspora, Novas Conexões”.

Durante dois dias, os participantes da oficina terão a oportunidade de aprender com artistas atuantes na cena do grafite no país. Na sexta-feira, o encontro será realizado na Casa de Angola na Bahia, centro da cidade, e o segundo dia de atividade envolve a pintura de um muro em local a ser definido no primeiro encontro. São ofertadas 15 vagas, por ordem de inscrição, as atividades acontecem de 14h a 17h30.

O projeto de mobilidade artística, que permitiu o intercâmbio de artistas brasileiros com grafiteiros de Angola, ainda prevê a realização de uma oficina de vídeo documentário com celular. Os encontros irão acontecer simultaneamente à oficina de grafite, facilitados pelas diretoras Jamile Coelho, Cíntia Maria, Renata Semayangue e pelo diretor Juca Badaró. Os quatro realizadores também estiveram em Angola e registraram as atividades do intercâmbio. São ofertadas 15 vagas, por ordem de inscrição, as atividades acontecem de 14h a 17h30.

A experiência de viajar para Angola e vivenciar a troca cultural entre os artistas também contou com a presença da educadora e líder religiosa Makota Valdina Pinto, reconhecida como porta-voz e grande defensora das religiões de matriz africana na Bahia. Makota Valdina é a convidada especial de uma roda de conversa sobre ancestralidade que vai ser realizada na sexta-feira, 10, às 19h, na Casa de Angola na Bahia. O encontro termina com sorteio do livro “Meu caminhar, meu viver”, de autoria da educadora.

O projeto “África e Diáspora, Novas Conexões” é realizado pela Estandarte Produções, Cinepoètyka Filmes e Coletivo Murais da Leba, através do Edital de Mobilidade Artística 2018, com apoio do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, e conta com apoio institucional da Embaixada do Brasil em Angola, Centro Cultural Casa Brasil Angola e Casa de Angola na Bahia.

“África e Diáspora, Novas Conexões”
Local: Casa de Angola na Bahia

Oficina de grafite para alunos de escola pública
Quando: Sexta-feira (10/08) e sábado (11/08), das 14h às 17h30
Inscrições: https://goo.gl/pjqG1M

Oficina de vídeo documentário com celular
Quando: Sexta-feira (10/08) e sábado (11/08), das 14h às 17h30
Inscrições: https://goo.gl/Hr5YQo

Roda de conversa com Makota Valdina
Quando: Sexta-feira (10/08), às 19h
Aberto ao público, sujeito a lotação

Nenhum comentário:

Postar um comentário