15/04/2010

Quem é Léo Santana?



Leonicio Santana Bonfim ou, simplesmente, Léo, tem 29 anos e é morador da Ribeira, bairro da Península Itapagipana, em Salvador-BA. Como todo artista tem a sensibilidade a flor da pele, sob o signo de Peixes (elemento água), ele tem muitos talentos, difíceis até de enumerar: pintor, escultor, designer de ambientes, desenhista e tantos outros dotes artísticos. Seus trabalhos, na grande maioria, seguem um tema africano e são pautados nas linguagens: congo, nagô e angola. Também fica muito evidente em sua obra a influência do candomblé. Veja a entrevista exclusiva de Léo:

1 – Como você começou a se interessar pelas artes?

Não me recordo do momento exato, a arte veio surgindo desde a infância até os dias de hoje (mais aprimorada por conta dos conhecimentos e experiências...). Porém ela começou a tomar sentido após um curso de teatro (interpretação, figurino e cenário) em 2001, com a direção da atriz e diretora Taynã Andrade (Grupo de Teatro Popular Filhos da Rua). E daí por diante passei a estudar sobre técnicas e elaborar esboços e posteriormente criar esculturas bi e tridimensionais em papel-machê (técnica em papietá) e argila. Depois passei a utilizar a resina e fibra de vidro, e por fim inventei uma técnica em tubos de PVC e resina. Já em 2004 fiz minha primeira exposição (Orixás, Inkises, Voduns - Energia que emana em tudo e em todos) na Casa do Benin no Pelourinho. Ainda em 2004, fiz outra exposição no Hotel Blue Free Tower. Em 2005 comecei a pintar quadros e pintar em alto relevo camisas e murais. Em 2006 iniciei a divulgação e venda pela internet, em sites, blogs, chats, etc.



2- Quais seus projetos? Seus planos pro futuro? Existe perspectiva em fazer de sua arte um negócio? Me fale um pouco sobre sua arte.

Bem, projetos sempre têm e planos também. Já faço da arte um negócio e continuo vendendo pela internet, enviando meus trabalhos para todos os estados brasileiros e paises vizinhos como Argentina, Chile, Uruguai, entre outros. Existem também trabalhos meus nos Estados Unidos, Alemanha, França, e outros. Meu objetivo é montar um ponto fixo em Salvador ou em São Paulo (o estado que mais compra minha obra), nesse mesmo segmento de arte/decoração.


3 – Qual a relação da arte com o povo baiano?

Eu posso até estar me equivocando em falar assim, porém acredito que o olhar da arte aqui em Salvador ainda é muito primitiva comparado a outras capitais de desenvolvimento inferiores a nossa. Digo isso por experiência própria, em ouvir pessoas comentarem indiferentemente entre arte e artesanato, por exemplo (muitos não diferem um do outro). Outro exemplo: olham uma escultura esculpida em madeira inspirada nos povos incas e uma caneca de louça comum, para muitos o valor de determinadas peças passa batido. Acho que falta mais consciência da importância e do real valor das coisas! “Da o da arte o que é da arte”.



4- Você acha que Salvador é uma boa cidade para realizar arte? O baiano tem o costume de comprar arte?

Veja bem, acredito que tanto aqui quanto em qualquer estado, não é fácil quando não tem um “paitrocinio” por trás, Salvador é uma província resumida a filhos de artistas que se utilizam do sobrenome do pai pra perdurar sua carreira, artistas com parcerias políticas e financeiras e aqueles que vão pra fora do pais e voltam reconhecidos.
O baiano não tem o costume de comprar arte e sim artesanato, bibelôs, etc. São exceções os que compram e dão o devido valor. Prova maior é que sou de Salvador e o meu público alvo não é o soteropolitano e sim os paulistas (são os que mais compram).



5 – Qual é sua inspiração ao fazer uma peça? Quem são as pessoas que te influenciaram a ser o que você se tornou hoje? Você tem ídolos, se sim, quem?

Eu sinto inspirações e inúmeras coisas, em momentos e situações adversas, se eu não fosse artista plástico, seria escritor, as palavras e frases vêm na mente como as tintas se misturam quando estou frente a uma tela. Seria egoísmo meu citar nomes e de repente esquecer algum na lista de pessoas influenciáveis (risos).
Alguns dos meus ídolos: Gaudi, Frida Kahlo, Ron Mueck, Gibran Kalil Gibran, Raquel Crusoé, Juarez Paraiso, Alecy Azevedo, Caribe, entre outros.

6- Existe alguém com quem você gostaria de trabalhar em conjunto?

Já fiz algumas exposições em conjunto com artistas, mas nunca fiz nenhum trabalho com ajuda de um, sempre fiz trabalhos individuais. Seria uma experiência nova e desafiadora, mas não tenho uma pessoa especifica para isso.

7- Você faz peças de todos os tipos? Quadros, pinturas?

Sim, minhas especialidades são: esculturas em madeira, PVC, resina, papietá, acrílico sobre tela, com aplicações de materiais diversos, pinturas em alto relevo sobre camisas, etc.


8- É muito difícil montar uma peça? Demora quanto tempo para montar uma?

Olha, depende do trabalho, têm coisas que simplesmente flui, se for algo como uma reprodução, para mim é mais complicado, detesto a possibilidade de copiar algo ou alguém. Quando é algo que eu tenha o controle de criar, fica tudo muito mais fácil e prazeroso. A demora pode variar de 2 à 15 dias (dependendo da técnica utilizada).



Quem quiser contatar Léo e comprar sua obras, todas suas informações estão abaixo.

Contatos:

Tel: (71) 87847713 / 33152673
E-mail: leoescultura@yahoo.com.br
Blog: http://leoart.xpg.com.br
Orkut:http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=3582321381814230338
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=377698851096942390

Estefano Diaz
estefanodiaz@salvadorupdate.com

Um comentário:

  1. léo teus trabalhos são maravilhosos principalmente as pinturas em camisas de orixas também pinto algumas coisas e te tenho como exemplo de artista muito criativo e sensível parabéns pelos trabalhos.Heloisa salvador.

    ResponderExcluir