13/05/2010

NEOJIBÁ E TATAU GRAVAM JUNTOS O HINO AO 2 DE JULHO


Gravação será feita durante o Concerto para a juventude estudantil no Teatro Castro Alves, próximo dia 18

O Hino ao 2 de Julho e o Hino Nacional Brasileiro ganharão uma versão nova através da instrumentalidade da Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J), formada pelo Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), e da voz do cantor baiano Tatau.

A gravação acontecerá durante o “Concerto para a juventude estudantil” no dia 18 de maio, das 14h às 17h, no Teatro Castro Alves. Cerca de 1500 estudantes do Ensino Médio da rede estadual de educação estarão presentes durante a gravação, que integra o Projeto “Direito à cultura: simbologias*musicalidades”, da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (Sec-Ba). Em breve, todos os estudantes da rede estadual terão acesso às composições e a um vídeo-clipe através de CDs e DVDs que serão distribuídos nas escolas.

Segundo a Coordenação de Projetos Intersetoriais da Sec, o objetivo da ação é despertar o civismo e a consciência sobre a importância da independência da Bahia para a história do país. Em abril deste ano, o governador Jacques Wagner sancionou a lei que transformou o Hino ao 2 de Julho no Hino Oficial da Bahia.

Agora, mais do que nunca, as crianças precisam aprender a letra deste hino. Além disso, as escolas de ensino fundamental são obrigadas, desde o ano passado, a incentivar os alunos a entoarem o Hino Nacional Brasileiro uma vez por semana. “Ficamos felizes em participar de uma iniciativa como essa”, declara o jovem maestro do Neojibá, Yuri Azevedo, que regerá a apresentação do dia 18.

As escolas participantes da ação são: Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, Escola Técnica Estadual Newton Sucupira, Colégio Estadual David Mendes Pereira, Colégio Central, Colégio ICEIA, Escola Mestre dos Anjos, Colégio Marquês de Maricá, Colégio Estadual Dr. Luiz Rogério, Escola Estadual Odorico Tavares, Escola Estadual Manoel Novais, Colégio Edgard Santos, Colégio Hildete Lomanto e Colégio Luís Eduardo Magalhães, de Camaçari.

O evento é uma ação conjunta e integrada, da Sec-Ba em parceria com a Secretaria de Cultura/ Neojibá/ Fundação Cultural/Teatro Castro Alves, Comissão de Direitos Humanos da OAB-BA e artistas comprometidos com a história da Bahia.

Neojibá


Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, desenvolvido através da Secretaria de Cultura (Secult), o Neojibá tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música.

Para isso tem como foco a construção ética e pedagógica da infância e da juventude, mediante a instrução e a prática orquestral, capacitação em ensino musical, novas tecnologias e a reparação de instrumentos musicais. Além de ser uma iniciativa de cunho artístico-cultural, o Neojibá é uma importante ação de formação e capacitação de crianças e adolescentes, com foco na transmissão e multiplicação do conhecimento.

Um dos pilares do Neojibá, o conceito de integração social é mais amplo do que o de inclusão social. No Neojibá, a convivência entre crianças e jovens de diferentes etnias, culturas e classes sociais amplia a visão de mundo, abre perspectivas e desenvolve o senso de cidadania em todos os integrantes. “Tanto alunos de baixa renda quanto aqueles de melhor condição financeira compõem as orquestras formadas pelo Programa e isso é muito positivo”, declara o pianista e fundador do Neojibá, Ricardo Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário