11/06/2010

Criadores do Kazaa e Skype criam rede social de música

Com o nome de Rdio, sistema permite que usuários ouçam canções que ficam armazenadas na "nuvem".

Depois de criarem o site de compartilhamento de arquivos Kazaa e o programa de telefonia VoIP Skype, a dupla Niklas Zennström e Janus Friis agora vai investir no mundo das redes sociais. A nova empreitada leva o nome de Rdioe permitirá que seus usuários ouçam músicas que ficam armazenadas na "nuvem", ou cloud computing, para os que preferem um nome mais técnico.

A empresa ficará sediada em São Francisco e terá um acervo com cinco milhões de canções - aproximadamente a metade do que o iTunes oferece. Entre os diferenciais oferecidos pelo serviço, está o fato do usuário poder escutar as músicas de qualquer dispositivo, ao contrário do que acontece com seu rival da Apple, onde você só tem acesso aos arquivos em um número limitado de gadgets. Além disso, as faixas podem ser acessadas de um navegador na web.

O Rdio cobrará cinco dólares por mês, sendo que o usuário poderá ouvir todas as músicas do acervo, quantas vezes quiser. Há também um plano de dez dólares que permite que ele acesse as canções também do seu celular, incluindo aí iPhones, Blackberry e modelos que tenham o Android como sistema operacional. Para cada um destes, o serviço liberará um app específico.

O lado social do Rdio é que ele permite que você ouça também a música obtidas pelos seus amigos, além das que você adquiriu, o que ajuda na descoberta de novas faixas. Também será possível compartilhar as canções pelo Facebook, Twitter e e-mail. O serviço tem parcerias com gravadoras como a Sony Music, a EMI, Warner Music, Universal, além de agregadores de música digital.

O Rdio estava em fase de testes, permitindo que os usuários da versão beta convidassem outros amigos. Agora, ele está disponível em um preview pago, obtido por meio de convites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário