A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
09/07/2010
Orquestra Juvenil da Bahia representa a música clássica brasileira em Londres, no Brazil Festival, e encanta a plateia britânica
O público londrino se rendeu ao ritmo, à vivacidade e à qualidade musical da Orquestra Juvenil da Bahia (YOBA – Youth Orchestra of Bahia), que realizou na noite do dia 7 de julho, sua 1ª apresentação em uma das salas de concerto mais prestigiadas da Europa, a Queen Elizabeth Hall, no Southbank Centre.
A YOBA foi a única representante da musica clássica brasileira a integrar a programação do Brazil Festival, promovido pelo Southbank Centre e que levará a Londres, entre os meses de junho a setembro, nomes como Maria Bethânia, Arnaldo Antunes, Tom Zé e os Mutantes e Gilberto Gil.
A Orquestra Juvenil da Bahia é parte do Programa Neojiba, coordenado pelo maestro, pianista e fundador do projeto, Ricardo Castro. Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, desenvolvido através da Secretaria de Cultura do Estado, o Neojiba tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. Para isso tem como foco a construção ética e pedagógica da infância e da juventude, mediante a instrução e a prática orquestral, capacitação em ensino musical, novas tecnologias e a reparação de instrumentos musicais. Além de ser uma iniciativa de cunho artístico-cultural, o Neojibá é uma importante ação de formação e capacitação de crianças e adolescentes, com foco na transmissão e multiplicação do conhecimento e na integração social.
Para o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meirelles, a presença do Neojiba em Londres deve ser comemorada por todos os baianos. “Desde de 2007, apostamos nesse projeto como prioridade dentro do Governo. A capacidade de transformação que a arte pode oferecer na vida de nossos jovens é fantástica”, comemora o secretário. “Com a publicização do ano passado, demos mais mobilidade ao projeto com o objetivo claro de que queremos estendê-lo para outros municípios”, completa Meirelles.
Londres aplaude de pé
O concerto da YOBA foi empolgante do início ao fim, surpreendendo os londrinos e o público brasileiro presente, que quase lotaram a sala com capacidade para 900 pessoas. Plateia lotada, muitas palmas e dança acompanhando as músicas: uma novidade absoluta para o público inglês, que aplaudiu de pé diversas execuções, como a mexicana Danzon nº2 (Arturo Marques) e as brasileiras Batuque (Lorenzo Fernandez) e Tico-Tico no Fubá (Zequinha de Abreu), sendo esta ultima já no bis.
Antes do concerto, três membros do Neojiba participaram de uma apresentação didática com crianças do projeto inglês In Harmony, também baseado no El Sistema venezuelano e que conta com três núcleos na Inglaterra. Os membros do Neojibá tocaram um trecho de “Asa Branca”, encantando a platéia presente no Clore Ballroom, no Southbank Centre. Por conta desta participação, duas integrantes do Neojibá concederam uma entrevista à TV BBC, para uma reportagem sobre projetos musicais para crianças e jovens.
O concerto da YOBA contou a participação de 10 jovens da National Youth Orchestra of Great Britain - NYO (www.nyo.org.uk), que estarão acompanhando a orquestra durante a apresentação em Lisboa, no dia 9 de julho, e na turnê no sudeste brasileiro. Os músicos estão participando dos ensaios da YOBA desde segunda-feira e para eles tem sido uma experiência completamente inovadora. “Temos muito para aprender com a YOBA e temos certeza de que este intercâmbio terá um efeito positivo e transformador em nossa orquestra”, diz Sarah Alexander, diretora geral da NYO.
Ao final, para surpresa do público, a YOBA executou a obra Nimrod (Variações Enigmas nº 9), do compositor inglês Elgar, bastante tradicional e emblemática para os ingleses. Foi um presente especial, aplaudido mais uma vez de pé. O publico inglês soube retribuir o presente: ao final do concerto, mais de 100 pessoas esperavam pelos músicos na saída dos bastidores, para aplaudir mais uma vez e parabenizá-los pela noite surpreendente e, acima de tudo, brasileira.
No dia anterior, os jovens músicos baianos do Neojiba visitaram a Embaixada do Brasil em Londres que ofereceu uma recepção para a YOBA e para os Membros da National Youth Orchestra, no salão nobre da Embaixada. Estiveram presentes o Embaixador Sr. Eduardo Monteiro de Barros, o diretor do setor cultural da Embaixada, Sr. Carlos Pachá, e a Sra.Graça Fish, responsável pelas áreas de música, dança e gastronomia no setor cultural
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário