15/09/2010

Pontos de Cultura promovem capacitação de profissionais da área da cultura



Cursos de capacitação promovidos por Pontos de Cultura têm contribuído para a renovação de profissionais no mercado audiovisual baiano.

A Bahia possui 220 Pontos de Cultura, 150 deles conveniados com o Governo do Estado. Presentes em 102 municípios dos 26 territórios de identidade da Bahia, os Pontos têm contribuído para o desenvolvimento de ações culturais em suas regiões. Mas não só isso: alguns deles promovem cursos e oficinas que têm colaborado, inclusive, para a profissionalização do setor.

“Os Pontos de Cultura têm atuado como multiplicadores de conhecimentos na área cultural, tanto em relação às linguagens artísticas específicas quanto ao campo da gestão e produção”, explica Renata Camarotti, coordenadora dos Pontos de Cultura na Secretaria de Cultura do Estado. Como resultado, Renata lista o aumento da quantidade de agentes qualificados e de projetos culturais sendo desenvolvidos ou apresentados em processos seletivos, demonstrando que a Cultura tem sido vista, cada vez mais, como uma alternativa viável de inserção no mercado de trabalho e de geração de renda. “Na prática, isto tem representado a consolidação dos grupos já existentes e um estímulo ao surgimento de novos agentes culturais”, completa.

É o caso do Ponto de Cultura Cinema Além do Carmo, coordenado pelo professor Reinofy Duarte, localizado no bairro do Santo Antônio Além do Carmo, Centro Histórico de Salvador. O objetivo do Ponto é a formação cultural na área de cinema, realizando diversas oficinas para alunos de escolas públicas e residentes dos arredores do bairro.

Dentre os alunos que já passaram pelo Ponto de Cultura Cinema Além do Carmo está o estudante Fabiano Azevedo, proponente do projeto É Tudo Verdade, um dos vencedores do edital de Apoio ao Desenvolvimento de Roteiros Audiovisuais de Longa-Metragem promovido pela Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA, através do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB, com recursos do Fundo de Cultura da Bahia.

“Quando eu fiz a oficina de roteiro, cheguei lá e tive bastante apoio para poder inscrever meu roteiro em editais, aí surgiu o edital do IRDEB. Mesmo sendo estudante de produção audiovisual, a oficina me deu um bom embasamento e se não fosse a oficina eu não teria nenhum estímulo para inscrever meu roteiro”, afirma Azevedo.

O professor Reinofy Duarte sente-se orgulhoso pelo resultado do aluno. “O Fabiano chegou aqui no Ponto de Cultura para participar do curso de produção de roteiro e veio com a idéia do roteiro É Tudo Verdade na cabeça. Apenas o estimulamos a inscrever o projeto e ele foi contemplado. Às vezes achamos que essas ações não trazem resultados imediatos, mas estamos enganados, porque cada vez que encontramos nossos alunos e recebemos notícias como essa percebemos que os cursos de capacitação trazem resultados”, afirma Reinofy.

Entrada para o audiovisual

Ainda no Centro Histórico de Salvador, no Terreiro de Jesus, o Ponto de Cultura Novos Produtores Oi Kabum trabalha com a capacitação de jovens em computação e design gráfico, fotografia e vídeo. Aluna da primeira turma de vídeo do projeto, Mariela Brito, 21, chegou recentemente do município de Ibiruçú (ES), onde foi selecionada no Concurso de Roteiro das Oficinas Galpão. A seleção levou para o município capixaba jovens de nove estados brasileiros, incluindo a Bahia.

“Depois das aulas retornei para Salvador para poder produzir um filme com o roteiro escrito por mim e selecionado pelo projeto. Hoje em dia sete profissionais estão trabalhando comigo para a realização do filme que será entregue em outubro”, explica a diretora e roteirista que também participou da produção de programas do Canal Futura e na I Mostra de Acessibilidade da Bahia.

A 272km da capital baiana, o município de Pintadas é sede do Ponto de Cultura Pensar Filmes: Núcleo de Identidade Bacia do Jacuípe, que realiza ações de capacitação de jovens ao universo audiovisual. As aulas são realizadas a cada 15 dias e abrange alunos dos 14 municípios do Território da Bacia do Jacuípe. Ao todo, 40 alunos participaram das oficinas realizadas pelo Ponto de Cultura, sendo que 07 desses alunos já desenvolvem ações voltadas para o audiovisual.

Um dos alunos é Antonio Zacarias, 26, idealizador do projeto Cinema no Campo. Aluno do Ponto de Cultura, Zacarias foi além e inscreveu seu projeto no edital de Microprojetos Mais Cultura do Ministério da Cultura – MinC, em parceria com a SecultBA.

Com o projeto aprovado recentemente, de dois em dois dias ele percorre quatro comunidades rurais (José Amâncio, Raspador, Coração de Jesus e Caldeirão Coberto) para exibição de filmes nacionais de curta e longa metragem além de documentários brasileiros de todas as regiões e documentários produzidos pelos alunos do Pensar Filmes. “Depois que entrei no Ponto de Cultura e aprendi as técnicas de audiovisual resolvi investir em filmagem. Agora trabalho filmando as festas da região. Pode ser festa de casamento, de político, de aniversário, qualquer uma”, afirma entusiasmado Zacarias.

Pontos de Cultura - Os Pontos de Cultura são iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil que, após seleção por edital público, firmam convênio com a SecultBA e o MinC, e tornam-se responsáveis por articular e impulsionar ações que já existem nas comunidades. O Ponto de Cultura não tem modelo único de instalações físicas, de programação ou atividade, é uma iniciativa que impulsiona a realização de ações envolvendo Arte, Educação, Cidadania, Cultura e Economia Solidária. Na Bahia são 220 Pontos de Cultura, distribuidos nos 26 territórios de identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário