15/09/2010

Sala Walter da Silveira – Programação de 17 a 23 de setembro de 2010

De 17 a 23 de setembro
Somente nos dias 17,18 e 19/09
16h30
Sala Walter da Silveira
Um amor proibido
Mexicano Carlos Reygadas se inspira em clássico de Carl Dreyer para filmar história de amor proibido em comunidade isolada e profundamente religiosa
Entrada franca

Apoio: Instituto Goethe

De 17 a 19/09
16h30
Silenciosa Luz (Stellet Licht, México/França/Holanda/Alemanha, 2007)
Direção: Carlos Reygadas
Elenco: Elizabeth Ferr , Jacobo Klassen , Maria Pankratz , Miriam Toews e Cornelio Wall .
Duração: 127 minutos
Classificação: 12 anos
Sinopse - Johan é um menonita casado que vive ao norte do México. Os menonitas defendem o pacifismo radical e rejeitam o progresso, mas a comunidade de Johan é mais moderada. Eles usam carros e os benefícios da medicina moderna, mas ainda se recusam a utilizar comunicações com o exterior, como telefone ou internet. Neste ambiente Johan se apaixona por outra mulher, contrariando as leis de sua religião.
19h
De 17 a 23 de setembro (Exceto dia 22 em que não haverá sessão devido ao projeto Quartas Baianas)
Mostra “1959: O ano Mágico do Cinema Francês”Seleção de clássicos celebra o ano em que Jean-Luc Godard, Alain Resnais, Claude Chabrol e Robert Bresson lançaram algumas das obras-primas que mudaram a história do cinema
Realização: SESC – Salvador

Entrada franca

Programação
Dia 17/09
19h
Os Incompreendidos ( Les Quatre Cents Coups, FRA, 1959 )
Direção: François Truffaut
Duração: 99 min.
Elenco: Jean-Pierre Léaud, Claire Maurier e Albert Rémy
Classificação: 12 anos
Sinopse - Antoine Doinel (Jean-Pierre Léaud) é o filho negligenciado de Gilberte Doinel (Claire Maurier), que parece ter tempo para tudo menos o bem-estar da criança. Julien Doinel (Albert Rémy) não é o pai biológico, mas cria o menino como se fosse seu filho. Gilberte está tendo um caso e não se surpreende quando, por acaso, Julien fica sabendo que Antoine não está indo à aula, pois ela sabia que na hora do colégio o filho a tinha visto com seu amante. A situação se agrava quando Antoine, para justificar sua ausência no colégio, “mata” a mãe. Quando seus pais aparecem na escola, a verdade é descoberta e Julien o esbofeteia na frente de seus colegas. Após isto ele foge de casa e arruma um lugar para dormir. Paralelamente seus pais culpam um ao outro pelo comportamento dele, após lerem a carta na qual ele se despede. No outro dia Antoine vai à escola normalmente. Lá sua mãe o encontra e se mostra preocupada por ele ter passado a noite em uma gráfica. Ela alegremente o aceita de volta, mas os problemas não acabam. Antoine se desentende com um professor, que o acusa de plagiar Balzac. Como ele odeia a escola, sai de casa de novo e para viver é obrigado a fazer pequenos roubos.

Dia 18/09
19h
Acossado (À Bout de Souffle, França, 1959)
Direção: Jean-Luc Godard
Duração: 86 min.
Elenco: Jean-Paul Belmondo, Jean Seberg e Jean-Pierre Melville.
Classificação: 12 anosSinopse- Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) ruma para Paris. No caminho mata um policial, que tentou prendê-lo por excesso de velocidade, e em Paris persuade a relutante Patricia Franchisi (Jean Seberg), uma estudante americana com quem se envolveu, para escondê-lo até receber o dinheiro que lhe devem. Michel promete a Patricia que irão juntos para a Itália, no entanto o crime de Michel está nos jornais e agora não há opção. Ele fica escondido no apartamento de Patricia, onde conversam, namoram, ele fala sobre a morte e ela diz que quer ficar grávida dele. Ele perde a consciência da situação na qual se encontra e anda pela cidade cometendo pequenos delitos, mas quando é visto por um informante começa o final da sua trágica perseguição.

Dia 19/09
19h
Quem matou Leda? (À Double Tour, França, 1959)
Direção: Claude Chabrol
Duração: 110 min.
Elenco: Bernadette Lafont, Madeleine Robinson, Antonella Lualdi e Jean-Paul Belmondo.
Classificação: 12 anosSinopse - O terceiro filme de Chabrol, e seu debut no thriller psicológico. Usando com perícia os flashbacks e vinhetas, Chabrol cria um pertubador enredo de infidelidade, obsessão e assassinato num vinhedo em Provença. O negociante Henri Marcoux tem um caso amoroso com uma bela e jovem vizinha, bem debaixo do nariz da sua esposa Thérèse. A linda filha de Henri, ao conhecer o húngaro interpretado por Jean Paul Belmondo, fica apaixonada; enquanto o filho voyeur de Henri começa a ter liberdades com a amante do pai. Com o amadurecimento das paixões na família, deslumbra-se uma tragédia.

Dia 20/09
19h
Pickpocket (Pickpocket, França, 1959)
Direção: Robert Breson
Duração: 90 min.
Elenco: Marika Green e Martin LaSalle
Classificação 12 anos
Sinopse - O personagem principal é Michel (Martin LaSalle), um jovem que começa a bater carteiras por prazer e pela emoção do roubo, e isso vira uma compulsão. Ele é preso, percebe o choque que isso causa em sua mãe e em seus amigos e reflete sobre seus atos. Porém, depois de solto, ele se junta a um ladrão veterano e volta ao crime. Sua consciência pesa, bem como a memória de sua mãe. Também a presença de Jeanne (Marika Green), uma jovem por quem se apaixona, lhe faz pensar em deixar o crime, o que acontece de forma irônica. O filme contou com um batedor de carteiras como consultor. A frieza do tratamento, o rigor e a economia dos efeitos psicológicos faz deste filme um grande clássico da escola Bresson. Inspirado em “Crime e Castigo”, de Dostoievski.

Dia 21/09
19h
Hiroshima meu amor (Hiroshima Mon Amour, França, 1959)
Direção: Alain Resnais
Duração: 90 min.
Elenco: Emmanuelle Riva, Stella Dassas e Eiji Okada.
Classificação: 12 anos
Sinopse - Através do seu amor por um homem de outra raça, um japonês, uma atriz francesa evoca o passado, e outra paixão condenada: a relação com um oficial alemão durante a Ocupação. Viagem pelo tempo e pela memória, o desejo e a impossibilidade de esquecer, com argumento de Marguerite Duras.

Dia 23/09
19h
Acossado (À Bout de Souffle, França, 1959)
Direção: Jean-Luc Godard
Duração: 86 min.
Elenco: Jean-Paul Belmondo, Jean Seberg e Jean-Pierre Melville.
Classificação: 12 anos
Dia 22/09 - Quartas Baianas20h
Pati, o que vale esse povo? – Direção: Sophia Mídian e Denise Santos.
Documentário, 15 min. 2006
Realizado na Chapada Diamantina, o documentário retrata de forma espontânea e criativa o universo da comunidade do Vale do Pati, além de levantar a questão a respeito do remanejamento das famílias que vivem na área do Parque Nacional. Ao fundo, o esplendor de beleza desse oásis sertanejo, na produção independete sem orçamento, dirigida em parceria de Denise Santos.

A Visão de Dentro – Direção: Sophia Mídian
Documentário, 52 min. 2009
O filme experimenta a linguagem cinematográfica na medida em que manipula em função de uma provocação de sensações entre imagens e som do documentário. Um olhar inquietante é lançado sobre uma comunidade de sem-terras no assentamento Menino Jesus na região semi-árida baiana... Em contraposição a abordagem da grande mídia que enquadra o MST em reportagens noticiosas de seus conflitos, raramente imergindo no cerne da questão agrária. A Visão de Dentro revela o cotidiano, os sentimentos, conquistas e dificuldades de um povo lutador, que encontra na fé e na cultura a força necessária às batalhas da existência.
Fruto da quarta edição do DOCTV, A Visão de Dentro marca a estréia da jovem Sophia Mídian e tem produção executiva de Cláudio Marques, via Coisa de Cinema. Fotografia Nicolas Hallet.

SALA ALEXANDRE ROBATTO
De 17 a 19/09
World Cinema - Raízes africanas
Filme de estreia do cineasta malinês Salif Thaoré celebra as forças da natureza
Apoio: Instituto Goethe
18h
Faro - A Rainha das Águas ( Faro, La Reine des Eaux, 2007)
Direção: Salif Thaoré Duração: 96 minutos
Elenco : Sotigui Kouyate, Fili Traoré, Michel Mpambara e Djénéba Koné.
Duração: 96 minutos
Classificação: 12 anos
Apoio: Instituto Goethe
Sinopse – Após muitos anos fora de sua aldeia, Zanga retorna ao lugar à procura do pai. Coincide com a sua chegada acontecimentos estranhos que logo a população local atribui ao espírito do rio, Faro, incomodado com a presença da rapaz.

Obs: A partir do dia 20, a Sala Alexandre Robatto entra em reforma por 40 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário