10/09/2010

Secretário de Cultura abre hoje o I Encontro dos Dirigentes de 77 municípios baianos

Nesta sexta (10) e sábado (11), no município de Morro do Chapéu, mais de 200 representações participam de encontro que vai discutir a questão patrimonial no estado. O evento é promovido pela Secretaria de Cultura do Estado através do Instituto de patrimônio Artístico Cultural – IPAC.

Mais de 200 participantes entre artistas, produtores culturais, pesquisadores, professores e estudantes universitários, representantes territoriais, vereadores, prefeitos, entre outros técnicos e autoridades municipais e estaduais participam nos dias 10 (sexta) e 11 (sábado) de setembro do I Encontro dos Dirigentes que reunirá a representação de 77 municípios baianos localizados nos Territórios de Identidade da Chapada Diamantina, Irecê, Piemonte da Diamantina, Piemonte Norte do Itapicuru e Velho Chico. O evento é promovido pela Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Morro do Chapéu.

“É mais um encontro importante que realizamos. Desde o início da gestão, estamos preocupados em integrar o trabalho do governo do estado com os governos municipais. Sem uma politica de patrimônio compartilhada não é possível cuidar da enorme riqueza cultural da Bahia”, defende o secretário Márcio Meirelles.

O encontro tem como foco de discussão a área do Patrimônio Cultural – materiais, edificações e obras de arte e imateriais que são as manifestações culturais intangíveis. Dentre os palestrantes, o arquiteto e diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - IPAC, Frederico Mendonça, irá debater os “Parâmetros para Elaboração de Mecanismos Legais de Proteção no Âmbito Municipal” e a coordenadora de Educação Patrimonial do IPAC, Ednalda Queiroz irá discutir “Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial”. O evento conta ainda com debates sobre Patrimônio Edificado, ministrado por representantes do IPAC e Patrimônio Arqueológico por representantes do Núcleo Bahia Arqueológica da Universidade Federal da Bahia – UFBa.

O encontro marca as ações de salvaguarda do patrimônio cultural – material e imaterial – que vem sendo implantado pelo IPAC desde 2007 e que tem como um dos principais focos de atuação a educação patrimonial tarefa que, direta e indiretamente, é primordial para a conscientização e a preservação dos bens culturais da Bahia.

Investimentos - O IPAC investe em editais voltados para projetos da sociedade civil que entendem o patrimônio cultural como um produto a valorizar, com recursos estimados em R$ 2,5 milhões, além de vistorias e assessoramentos técnicos a prefeituras municipais e realização de dezenas de Oficinas de Educação Patrimonial em diversos municípios baianos. Em três anos, as oficinas de Educação Patrimonial do IPAC já foram oferecidas às populações de Andaraí, Palmeiras, Lençóis, Iraquara, Wagner, Morro do Chapéu e Seabra e muitos outros municípios.

Vídeos e Publicações – Durante o evento o público poderá assistir a apresentações especiais de vídeos documentários sobre Patrimônios Culturais da Bahia. As exibições serão realizadas na sexta e no sábado (10 e 11), entre as 9 e 18 horas, no clube municipal na Avenida Senhor dos Passos. Dentre os temas dos DVD estão o artista Eckenberger, a mostra comemorativa dos 40 anos do IPAC; os 90 anos do MAB; o Desfile dos Afoxés; Duas Paisagens: Troca de Olhares sobre Cachoeira e São Félix; Festa da Boa Morte; Centro Histórico do Salvador e Cortejo 2 de Julho.

Os vídeos do IPAC já alcançaram repercussão internacional, sendo exibidos pela TV Pública de Angola. A produção de documentários em DVD é uma ação do IPAC que atende ao decreto estadual nº 8.626/2003 que determina a promoção dos patrimônios culturais. Dos bens culturais intangíveis o IPAC já produziu, de 2007 até agora, documentários sobre Carnaval de Maragojipe, Festa da Boa Morte, Desfile dos Afoxés e Cortejo 2 de Julho.

Além dos vídeos-documentários será montado um estande para a distribuição de folders, mapas e publicações já lançadas, como a série ‘Cadernos do IPAC’ e outros impressos da Diretoria de Museus (Dimus) do órgão. Dentre as publicações, está o livro ‘Pano da Costa’ que traz artigos de historiadores, sociólogos e especialistas, artistas plásticos e artesãos, que reconstroem e comentam a importância da história e método de tecelagem dessa peça têxtil, bem como um resgate histórico e homenagem ao mestre dessa arte, o baiano Abdias do Nascimento (1910-1994).

Serviço
O quê: I Encontro dos Dirigentes de 77 municípios baianos
Quando: 10 e 11 de setembro
Onde: Clube Municipal - Avenida Senhor dos Passos, s/n. Morro do Chapéu
Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário