25/10/2010

Encontro de culturas populares oferece oficinas abertas ao público

Encontro de culturas populares oferece oficinas abertas ao público

Música, literatura, dança e outras formas de arte são temas das dezessete oficinas gratuitas oferecidas nos Encontros com as Culturas Populares e Identitárias, que acontecem até sexta-feira, no Pelourinho. O objetivo desta programação é promover o entendimento e valorização dos bens culturais da Bahia por meio do envolvimento com suas técnicas e modos de criação.

As oficinas foram iniciadas no dia 25 de outubro e oferecem 265 vagas para o público externo, sendo 15 em cada atividade. Os interessados devem se dirigir ao local 30 minutos antes do horário da oficina para fazer a inscrição. As demais vagas serão reservadas para crianças e adolescentes de ONGs e entidades públicas.

A oficina “Palavra do Tambor”, com o mestre griô Doudou Rose (na Casa da Diversidade) é um dos destaques desta segunda-feira. A programação inclui ainda as oficinas “Ritmos do Norte da África”, ministrada pela Orquestra de Berimbaus e o multi-instrumentista baiano Ives Sahar (26 de outubro, às 9 horas); e “Brinquedos e brincadeiras populares”, conduzida pela etnomusicóloga baiana Lydia Hortélio, (27 de outubro, às 14 horas).

Os Encontros com as Culturas Populares e Identitárias são uma realização da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Núcleo de Culturas Populares e Identitárias, em parceria com a Fábrica Cultural. O evento conta com patrocínio do Ministério da Cultura, e o apoio das Secretarias de Promoção da Igualdade (Sepromi), de Educação (SEC), de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através do Instituto Mauá.

OFICINAS:

Segunda-feira (25/10)

Casa da Diversidade
- Literatura de Cordel, com Antônio Carlos Barreto, das 14h às 17h
- Palavra do Tambor, com o mestre griô Doudou Rose, das 14h às 17hEscola de Dança Funceb
- Danças populares, com Paparutas da Ilha do Paty, às 15h- Samba de roda, com Samba das Raparigas, às 15h

Terça-feira (26/10)

Casa da Diversidade
- Ritmos da África, com Ives Sahar e Orquestra de Berimbaus, das 9h às 12h- Contação de Histórias, com D. Ceci e Vanderlei Pereira Dias, das 14h às 17h
Escola de Dança Funceb
- Danças Populares de Roda, com Ganhadeiras de Itapuã, às 15h- Arte popular, com Grupo Cultural Quixabeira da Matinha dos Pretos, às 15h

Quarta-feira (27/10)

- Afrossá, com Carlos Ujhama, das 9h às 12h- Brinquedos e Brincadeiras Populares, com Lydia Hortélio, das 14h às 17h
Escola de Dança Funceb
- Samba de roda, com grupo Renascer do Quingoma, às 15h- Danças populares, com Filhos de Dona Cadu, às 15h

Quinta-feira (28/10)

- Danças Populares de Roda, com Ganhadeiras de Itapuã, das 9h às 12h- Boi Multicor, com Jorge Conceição, das 14h às 17h
Escola de Dança Funceb
- Samba chula, com Filhos da Pintagueira, às 15h

Sexta-feira (29/10)- Xilogravura, com Gabriel Arcanjo, das 9h às 12h

Confira a programação completa do evento em www.cultura.ba.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário