19/10/2010

Site do Bahia Music Export está no ar

O endereço eletrônico www.cultura.ba.gov.br/bahiaexport contém informações sobre o Programa Bahia Music Export que tem como finalidade a divulgação internacional da produção musical baiana. No site é possível fazer downloads de músicas e wallpapers.

A Bahia é reconhecida internacionalmente por sua rica e diversificada cultura. É o estado das mais típicas manifestações culturais populares, conservando não apenas um rico acervo histórico e arquitetônico, como também um patrimônio cultural vivo e contemporâneo.

Foi em Salvador e em seu entorno que surgiram o samba-de-roda, a bossa nova, a tropicália, o samba-reggae e o ijexá, com estilos e movimentos que trazem em comum a musicalidade africana. Com base na riqueza desse patrimônio simbólico cultural, o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura - SecultBA, desenvolve o Bahia Music Export, programa de apoio à promoção internacional da música do Estado, que se insere na política de internacionalização através da Cultura.

Com o objetivo de criar condições para que a música da Bahia nas suas diversas formas de expressão possa se inserir no mercado internacional como um produto de alta qualidade, o programa oferece ações de promoção comercial, de fortalecimento da cadeia produtiva, através de capacitação e pesquisa, bem como ações de promoção da mobilidade artística internacional e de intercâmbio cultural. Para quem quer conhecer o programa basta acessar o endereço eletrônico www.cultura.ba.gov.br/bahiaexport.

Como mais uma ação dentro do Programa, a Bahia está participando da Expo Xangai 2010, na China, e da Womex 2010, na Dinamarca.

Se apresentaram na noite desde dia 18 em Xangai, representantes de diversos gêneros da musicalidade baiana como os populares Carrinhos de Café Remix, o mais antigo bloco negro e um dos principais símbolos do Carnaval Ouro Negro, Ilê Aiyê, a contemporânea sonoridade da guitarra baiana com a banda Baianasystem, e os Dj’s Dudu, Mc Daganja e Sartô com o rico universo musical da Bahia utilizando as bases dos blocos afros, batidas soul, funk, ragga, bossa nova, samba-reggae, black music eletrônica, e axé baiano (veja fotos das apresentações no Flickr da Secretaria)

Outros artistas estão representados através do CD Bahia Music Export Vol.1 que foi levado a Xangai e Copenhague para jornalistas, produtores internacionais e artistas locais. São 20 músicas dos artistas Samba Chula de São Braz, Clécia Queiroz, Roberto Mendes, Orquestra Rumpilezz, Hugo San e Orquestra de Pagode, Tiganá, Baianasystem, Cássio Nobre, Cicinho de Assis, Manuela Rodrigues, Marcela Bellas, Márcio Castro, Lucas Santtana, Radiola, Mariella Santiago, Lazzo, Ilê Aiyê, Paulo Costa Lima, Cláudia Cunha e Mateus Aleluia. Para baixar as músicas, basta acessar:
http://www.cultura.ba.gov.br/bahiaexport/download.html

Também estão disponíveis para download no site, wallpapers com fotografias dos alunos da OI Kabum sobre “Festas Populares da Bahia”. O projeto é desenvolvido pela Oi Futuro com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário